Pago Quando Puder
Negociar dívidas com desconto

Limpe seu nome: descubra como quitar suas dívidas com desconto

Estar endividado traz diversos problemas, mas poucos deles incomodam tanto quanto ter o nome sujo.

Além da dor de cabeça, a negativação pode te impedir de alugar um imóvel, financiar um carro, conseguir um empréstimo e diversos outros serviços que dependam de crédito.

Por isso, nós resolvemos montar um passo a passo simples de como negociar suas dívidas com os melhores canais, para conseguir um bom desconto.

Passo 1 – Se preparando para pagar

Antes de pensar em negociar, é importante conhecer o valor atualizado da dívida — somado juros e multas — e também entender até onde você pode ir. Por isso:

Coloque suas contas na ponta do lápis

Antes de negociar o pagamento de uma dívida negativada, é fundamental que você analise sua situação financeira, respondendo às seguintes perguntas:

  1. Quanto você ganha;
  2. Quanto, desse valor, vai para as contas fixas (como água, luz e aluguel);
  3. Quanto, desse valor, é reservado para transporte e alimentação;
  4. Quanto você tem guardado;

Depois disso, você conseguirá entender exatamente quanto da sua renda pode comprometer com o pagamento da dívida — seja a vista ou parcelado. 

Se você não tem nenhuma verba reserva, não se preocupe: isso só significa que você precisará ter mais cuidado e comprometer uma parte menor no pagamento da dívida. 

Mas de qualquer forma, é bom ter um panorama e conhecer os seus limites. 

Procure o seu credor

Após definir quanto e como você pode pagar, é hora de procurar seu credor. 

Isso pode ser especialmente interessante para dívidas como cartão de crédito ou cheque especial, que possuem juros muito altos e podem se acumular com facilidade.

Mas de qualquer forma é importante saber qual é o valor atual da sua dívida, mesmo que ela seja recente, e também quais são as opções de pagamento que eles tem a te oferecer.

Você só terá a garantia de que você escolheu a melhor opção e com o maior desconto, se conhecer todas as opções que tem. Por isso, não pule esta etapa.

Passo 2 – Conhecendo as oportunidades com maior desconto

Fora as opções que a própria empresa ou banco te dá, existem 3 que hoje, no geral, possuem as melhores condições de pagamento — e também os maiores descontos.

É importante frisar que nem todas as dívidas são negociáveis através delas. Mas caso a sua seja possível em uma ou em todas elas, saiba que você tem grandes chances de pagar muito menos!

Feirões Limpa Nome

Os Feirões Limpa Nome são uma ação realizada pelo Serasa que reúne diversas empresas — bancos, empresas de telefonia e internet, supermercados, lojas de departamento, etc. — para negociarem dívidas com condições especiais. 

Eles acontecem de duas formas: em ações específicas onde o Serasa direciona as pessoas com dívida para suas unidades móveis e fixas espalhadas por todo país.

E você também pode realizar a negociação online, através do portal do Serasa, consultando o seu CPF e identificando as entidades que possuem oportunidades para você.

Os descontos podem chegar a 90%, lembrando que elas variam de acordo com cada empresa e com as modalidades de dívida. 

Portais de negociação online

Os portais de negociação online também merecem destaque, primeiro pelos descontos especiais. Algumas empresas oferecem:

  • 90% de desconto na dívida;
  • 100% de desconto nos juros e multas;
  • Pagamento em até 60 vezes;

E muitos outros benefícios.

Porém, além disso, elas também são uma opção mais fácil e prática para quem precisa negociar uma dívida mas não tem muito tempo de ir até uma agência ou um ponto de negociação.

Outra vantagem é que, ao negociar online, em muitos casos, você pode enviar propostas de pagamento de acordo com suas condições, aumentando as chances de que você quite a dívida sem ficar apertado no final do mês.

Algumas empresas que já contam com esse benefício são:

Caso a sua dívida seja em outra empresa, você pode procurar os canais oficiais — site e telefone — e perguntar sobre essa opção.

Empréstimo

Você pode não saber, mas muitas vezes a melhor forma de quitar uma dívida é justamente fazendo um empréstimo.

Pode parecer loucura — pagar uma dívida aparentemente fazendo outra. Mas existem 4 grandes motivos que tornam essa opção muito vantajosa:

  • A possibilidade de quitar a dívida à vista, que muitas vezes é a opção com maior desconto;
  • Parar de acumular juros e multas na sua dívida atual;
  • Se organizar para pagar parcelas em dia e que caibam no seu bolso;
  • Limpar o seu nome imediatamente. 

Existem diversas opções de empréstimo para negativados, sejam os consignados ou opções com consulta ao SPC e Serasa

Para isso, o mais importante é não agir por impulso e considerar a possibilidade colocando todos os números na mesa. 

Passo 3 – Quitando a dívida

Pronto: agora que você já acessou o site do Feirão Limpa Nome, visitou as plataformas de negociação online e faz as contas sobre pedir ou não um empréstimo, é hora de quitar a sua dívida. 

Faça os pagamentos em dia

O erro de muitas pessoas que passam pelo processo de negociação é não pagar o acordo em dia.

Primeiro porque você pode perder as condições especiais de negociação e com isso pagar mais depois.

Segundo porque em alguns casos o valor pago na renegociação é desconsiderado e por isso você acaba perdendo dinheiro duas vezes: o dos juros e o das parcelas que já pagou.

Terceiro porque a empresa pode voltar a negativar você imediatamente com o não pagamento de uma parcela em dia.

Por isso, antes de fechar o acordo, passe por todas as etapas que já citamos e se certifique que você conseguirá pagar o acordo. 

Espere até 5 dias para ter o nome limpo

Ao pagar sua dívida — seja a primeira parcela ou o valor integral à vista — as empresas têm até 5 dias úteis para retirar o seu nome do SPC e Serasa

Por isso, assim que você negocia e se organiza para pagar, já pode ter a certeza que o seu nome estará limpo em breve.

Passo 4 – Monitorando o seu Cadastro Positivo 

Você pode não saber mas, assim como a negativação, agora existe um registro automático do seu histórico como bom pagador: o Cadastro Positivo.

Nele, todo mundo possui uma nota, de 0 a 1000, de acordo com o quanto essa pessoa mantém as contas pagas em dia.

E quanto maior a sua nota, maiores as suas chances de conseguir os benefícios de um nome limpo, como: cartão de crédito, financiamento, empréstimo… além de juros menores e melhores condições.

Se você quer saber como consultar sua nota e boas práticas para que ela aumente, veja o nosso conteúdo completo sobre o assunto, clicando neste link!

Lais Bolina

Apaixonada por Marketing Digital, aprendeu a lidar com dinheiro na marra, quando começou a se sustentar sozinha aos 21 anos.

1 comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!