fbpx

>

>

Uso do Whatsapp Para Atendimento de Clientes

Uso do Whatsapp Para Atendimento de Clientes

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é uma novidade dizer que o WhatsApp expandiu as suas funcionalidades e foi fortemente inserido no contexto das empresas e atendimento de clientes. Afinal, as pessoas perceberam o grande potencial deste canal de comunicação e de manter um diálogo com os seus clientes e, com esse aplicativo, essa tarefa se tornou muito mais fácil.

Além de ter uma excelente atuação no que diz respeito a atendimento, de modo geral, a ferramenta também se tornou um ótimo aliado para estabelecer e fortalecer outros tipos de relação, com outras necessidades, a exemplo: utilizar WhatsApp para enviar comunicações, alertas, lembretes e outras funções interessantes para qualquer empreendedor.

Porém, no meio corporativo a comunicação e atendimento precisam acontecer de maneira estruturada, pois o volume de conversas tende a ser grande e esse contratempo não pode ser um impedimento para o diálogo leve entre marca e cliente.

No artigo a seguir, você vai saber quais são os tipos de opções oferecidas pelo WhatsApp, qual delas melhor se adequa ao seu atendimento. Confira!

Como escolher o tipo de WhatsApp?

Hoje, sabe-se que o WhatsApp está instalado em cerca de 99% dos smartphones brasileiros. Portanto, não há como negar que o principal meio de comunicação acontece via app.

Por isso, com o passar do tempo, o Whatsapp percebeu a necessidade de acrescentar novas funções que atendessem a um outro tipo de interação: a conversa entre marca e cliente.

WhatsApp para Negócios

Além do Whatsapp na versão comum, para pessoas físicas, surgiu o WhatsApp Business. Uma derivação do app pioneiro, com todas as funções que já eram conhecidas pelos usuários, como: 

  • Envio de mensagem de texto e voz;
  • Compartilhamento de documentos e arquivos de diversos formatos;
  • Criação de listas de transmissão;
  • Criação de grupos; 
  • Chamadas de voz e de vídeo.

Paralelamente a essas funções, a plataforma acrescentou outras aplicabilidades úteis para as empresas, que são:

Informações comerciais

Em uma conta para negócios encontram-se campos para inserção de endereço, e-mail e site da empresa. Isso facilita a interação do cliente, uma vez que, ele não precisa acessar o site ou qualquer outra plataforma para ter acesso às informações básicas da sua empresa. 

Estatísticas e análise de engajamento

Este é um mecanismo importante, que também é disponibilizado no WhatsApp Business: a análise de estatísticas. Com ele, você tem informações sobre o alcance e engajamento das suas conversas com os seus contatos. 

Catálogo de produtos

Essa é uma facilidade do app que permite exibir seus produtos ou serviços dentro de um catálogo. Funciona como uma vitrine virtual, permitindo o carregamento de imagens e inserção de preços de cada item.

Com o catálogo você não precisará tirar fotos dos seus produtos ou encaminhá-las a cada vez que o cliente solicitar. Basta informar quais produtos estão disponíveis no seu perfil do Whatsapp! Mais prático, certo?

Mensagens automáticas

Esse recurso é importantíssimo quando se trata de comunicação de uma empresa. Porque, por meio dele, você pode criar respostas prontas fora do seu horário comercial.

Ou seja, caso um cliente entre em contato em um momento que o atendente não pode responder, ele receberá uma mensagem automática, previamente configurada. 

Classificação de contatos e conversas

Categorizar os clientes e conversas por meio de etiquetas é uma inovação inteiramente útil quando se trata do uso do WhatsApp para atendimento de clientes. Pois, com ela, você organiza seus contatos por tags e consegue diferenciar o seu público.

Vale ressaltar que, neste momento, a classificação de contatos e clientes se faz muito útil. Porque a interação feita com cada um deles pode ser personalizada de acordo com o envolvimento que têm com a empresa, tipo de compra, entre outros aspectos.

Com isso, para realizar um atendimento mais personalizado e eficiente, o WhatsApp Business é uma excelente solução.

Ao passo que é possível utilizar os recursos de envio de mensagens personalizadas, com o auxílio das categorias de clientes. Assim, você pode separá-los em grupos de clientes semelhantes e organizar a sua comunicação usando esse critério. 

De fato, o WhatsApp para negócios é um ótimo mecanismo de atendimento para pequenas empresas, inclusive, ele foi criado para atender empreendedores individuais e pequenas empresas. Entretanto, as necessidades de automação aumentam quando o volume de solicitação de atendimento é alto. 

Neste caso, existe outra ferramenta que, além de criar respostas automáticas fora do horário comercial, pode realizar atendimentos via mensagens de forma totalmente otimizada, são os chamados chatbots.

Integração de chatbot com WhatsApp Business

O WhatsApp, além de oferecer todas as funcionalidades citadas acima, também dispõe de uma versão que atende médios e grandes negócios, o WhatsApp Business API.

A API do WhatsApp permite que um chatbot seja integrado no aplicativo e, por sua vez, faça esse tipo de comunicação automatizada e personalizada. Ou seja, não apenas uma mensagem programada fora dos horários comerciais, como é oferecido no WhatsApp Business, mas um fluxo de conversação, feito por um chatbot incorporado à plataforma para fazer essa comunicação.

Algumas das vantagens dessa ferramenta são:

  • atendimento inteiramente personalizado;
  • respostas em tempo real;
  • atendimento 24/7;
  • múltiplas respostas simultâneas;
  • vendas via WhatsApp;
  • marketing personalizado.

Além das conversas, um bot inteligente pode realizar várias tarefas operacionais, otimizando assim o tempo de quem está sendo atendido e reduzindo o volume de demandas para os profissionais de atendimento.

É importante ressaltar que a inclusão de um atendimento via chatbot, não exclui a relevância do atendimento humano. Existem demandas que precisam de atenção especial, e devem ser direcionadas às pessoas responsáveis, que farão um atendimento especializado. 

Por isso, o ideal é adotar o atendimento híbrido: chatbot + humano. Desta maneira, é possível unir a agilidade e otimização dos chatbots a inteligência e singularidade do profissional especialista em atendimento.

Nesta área de atuação, as soluções da Take Blip são altamente recomendadas. Ela é uma empresa especializada no assunto e oferece recursos para comunicação e experiência digital, tornando seu atendimento mais inteligente e eficaz. 

Para saber mais sobre todas as soluções disponíveis de chatbot que se integram ao WhatsApp para atendimento de clientes autônomos, e também em outras plataformas digitais, Fale com um consultor!

Tags relacionadas

ilustração de envelope com 1 notificação

Participe do Clube do Corre

E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no email
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no pinterest

    Você pode gostar também

    Queremos saber o que você achou!

    Deixe aqui seu comentário.