Pago Quando Puder
Benefícios de ter o nome limpo

Vantagens de ter o nome limpo

Não é muito difícil pensar nas vantagens de estar com o nome limpo: ter crédito na praça e paz de espírito são bons exemplos.

Mas além disso, existem diversos outros benefícios — que talvez você não conheça — que contribuem para sua vida e especialmente para o seu bolso. 

Mas vamos começar com um passo atrás.

O que significa ter o nome limpo?

Ter o nome limpo significa não estar cadastrado negativamente nas empresas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Essa negativação acontece quando você atrasa ou simplesmente não efetua o pagamento de um produto ou serviço que você adquiriu, e a empresa envia os seus dados para cadastro para que outras empresas saibam que você não é um bom pagador. :/

O envio dos seus dados pode ser feito 1 dia depois do não pagamento. O que acontece é que muitas empresas e bancos trabalham com prazos de 15, 30 ou 60 dias antes de acusarem inadimplência. 

Com isso, quando você tenta pedir empréstimos, adquirir um cartão de crédito ou até mesmo fazer determinadas compras, as lojas jogam o seu CPF no banco de dados e identificam que vender para você pode ser um risco, e por isso se negam a te dar o produto.

Principais vantagens de ter o nome limpo

Você deve ter percebido alguns benefícios até aqui, mas queremos ter certeza que você entende exatamente como cada um deles afeta diretamente a sua rotina.

Liberdade financeira

Esse conceito parece muito abstrato, mas na verdade é bem simples: ter liberdade financeira é poder fazer exatamente o que você quiser com o seu dinheiro, sem nenhuma restrição. 

Nós sabemos que todo mundo tem compromissos, como pagar contas básicas — água, luz, aluguel, condomínio, alimentação… e liberdade não é deixar nenhuma dessas contas sem pagar!

Mas sim entender que tudo o que passa disso está disponível, seja para sair uma quarta-feira a noite, pedir uma pizza ou comprar um sapato.

Ou ainda que, caso você receba alguma quantia maior, você pode investir em sua casa ou viajar, sem deixar nenhuma pendência para trás!

Cadastro Positivo em dia

O Cadastro Positivo funciona de forma bem simples. Ele guarda o histórico de todos os seus pagamentos — em dia ou não — e te dá pontos por isso.

Quanto mais pontos você tem, mais vantagens financeiras tem.

E, o melhor de tudo, é que ao contrário da negativação que só guarda os problemas que você teve ao pagar, no Cadastro Positivo você passa a ser reconhecido pelas contas pagas em dívida — que nós sabemos que são a maioria.

E assim você consegue:

  • Mostrar que a dívida foi um imprevisto;
  • Manter mais crédito no mercado;
  • Juros menores;
  • Vantagens de financiamento de empréstimos;
  • Prazos adequados ao seu perfil;
  • Negociar dívidas;
  • Obter melhores taxas e condições de pagamento.

Ou seja: muitos benefícios em um só!

Mais chances de alugar um imóvel

É muito comum imobiliárias consultarem o CPF de quem está tentando alugar um imóvel, para entender se ele será um pagador tranquilo ou se eles estão correndo algum risco.

Por isso, se você pretende se mudar, precisa estar com o nome limpo.

Saúde e bem estar

É comprovado: as dívidas fazem mal para a saúde.

Os hormônios associados ao estresse desencadeiam alterações importantes em nosso organismo assim que atingem a corrente sanguínea, o que ocasiona problemas de saúde como úlceras, rugas, insônia e elevação da pressão arterial. E nós sabemos que estar endividado é muito estressante!

Isso fora todos os problemas que as dívidas podem trazer para suas relações: um a cada 3 casamentos acabam por problemas financeiros! Além de complicações no trabalho, com os filhos, amigos, familiares…

Menos restrições com empresas de crédito

Com o nome limpo, você tem maior facilidade para:

  • Conseguir um cartão de crédito;
  • Usar o cheque especial;
  • Emitir cheques;
  • Fazer financiamentos;
  • Realizar empréstimos com juros mais baixos.

Ou seja: eles estão diretamente relacionados a outros projetos que você queira realizar, como compra de eletrodomésticos, reforma da casa, comprar um carro ou viajar com a família!


Amanda Pereira

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, redatora, revisora, tradutora e apaixonada por economia criativa.

Comentários

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!