Pago Quando Puder
Quais as vantagens de negociar uma dívida online

9 vantagens de negociar suas dívidas online

Cobranças de dívidas não costumam ser legais: várias ligações, ao longo de vários dias, nas piores horas possíveis. Chega um momento que você começa a não atender mais.

Isso porque além de invasivas, as ligações são constrangedoras e não te dão condições reais e práticas de fazer uma negociação vantajosa tanto para você quanto para o outro lado.

Agora imagine conseguir ficar livre das dívidas de maneira mais simples, podendo estudar todas as suas possibilidades? Foi para suprir essa demanda que diversas fintechs — empresas de tecnologia relacionadas a questões financeiras — resolveram criar plataformas de negociação online.

Elas são simples, práticas e te ajudam a chegar no melhor acordo possível, sem as chatiações por telefone.

Não bastassem todos esses benefícios, existem diversos outros, que podem ser exatamente o que faltava para você sair de vez das dívidas!

1. Total discrição

Ao negociar pela internet, ninguém fica sabendo do seu acordo, nem quanto você deve. Só você e a empresa. 

Você não passa por nenhum constrangimento e nem pela importunação dos cobradores ao telefone, que te ligam no meio de uma reunião, ou durante um chopp com os amigos. 

Muitas vezes, consegue negociar sem ter que falar com ninguém!

2. Garantia de segurança

As plataformas de negociação são automatizadas e protegidas por certificado digital, o que proporciona total segurança aos usuários.

Isso significa que elas possuem selos de proteção de informação, fornecidos por empresas especializadas em tecnologia, assim como os bancos online. Os dados são transmitidos somente entre o cliente e o servidor e não podem ser acessados por terceiros.  

3. Facilidade

Você escolhe a forma que prefere pagar, sem negociações demoradas, filas de banco, músicas de espera. É 100% sem burocracia. 

No geral os sistemas são fáceis, práticos e intuitivos, e alguns vão te dando dicas de como chegar em um valor melhor, e tudo isso em poucos cliques.

Afinal, o que você não precisa é de mais dor de cabeça nesse momento, certo?

4. Comodidade

Você consegue se livrar das dívidas sentado no sofá da sala ou na mesa da cozinha. Basta ter em mãos um computador ou celular e acesso a internet. Sem filas, sem demora, e inclusive sem pressa, para que você entenda exatamente qual é a melhor opção de negociação para sua dívida.

5. Rapidez

Por outro lado, não ter pressa não significa que o processo será demorado. Afinal quem vai ditar o tempo é você.

Como os sistemas são automatizados, você tem garantia de agilidade no processo, para não perder tempo com opções que você não poderia pagar!

6. Flexibilidade

Nem todo mundo pode se dar ao luxo de parar as 4 da tarde de uma terça-feira para negociar uma dívida por telefone ou ir até o banco.

Mas como estamos falando de sistemas online, as plataforma funcionam todos os dias, 24 horas por dia, e podem se adequar a sua rotina

E nós indicamos que você faça com calma e tempo, simplesmente para avaliar todas as condições de pagamento e fazer comparações até chegar em um valor que não comprometa o seu orçamento.

O que aliás também é flexibilidade: mexer em valores, prazos de pagamento… tudo isso em poucos cliques para entender como você realmente pode pagar.

7. Humanizado

Tecnologia pode ser um pouco frio e distante demais, especialmente se tratando de um assunto tão delicado. Mas as boas plataformas possuem sistema de chat e processos humanizados, para que você tire dúvidas, conheça as melhores opções e realmente solucione o seu problema. 

Só que de um jeito mais fácil.

8. Não invasivo

Ao contrário das empresas que fazem a cobrança por telefone, você acessa o portal quando achar conveniente e negocia de acordo com as suas possibilidades. 

É você quem comanda a negociação, te dando mais liberdade e autonomia de, inclusive, ir e voltar quando quiser até fechar um valor que faça sentido.

9. Você não paga mais por isso

Muito pelo contrário!

Muitas vezes, pode pagar ainda menos.

É uma conta simples: enquanto uma pessoa pode realizar um número limite de acordos por dia e é paga por hora, uma plataforma é disponível 24 horas por dia, o que representa menos custos para os bancos e empresas, que podem te dar melhores condições de negociação.

Ok, mas então quais são os problemas e riscos?

Não vamos mentir: a negociação online ainda enfrenta alguns problemas.

É que infelizmente nem todas as empresas e bancos fornecem a opção de negociação por meio de plataformas, o que pode ser meio restritivo dependendo de onde a sua dívida foi feita. :/

A ideia é que isso diminua com o passar do tempo, com mais empresas e clientes tendo a confiança de negociar uma dívida de um jeito tão simples quanto pedir uma pizza. 

Quem já tem essa opção:

Outro ponto importante é que você deve conferir se essas empresas são mesmo autorizadas pelos bancos e outros negócios a negociarem. 

E isso é simples: basta consultar o CNPJ — que geralmente fica no rodapé do site, rolando a página principal até o final — e jogar no site da Receita Federal, que vai ter as informações de validação da empresa. 

Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.

Comentários

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!