fbpx

>

>

Como a tecnologia pode te ajudar na busca por trabalho?

Como a tecnologia pode te ajudar na busca por trabalho?

Tempo de leitura: 3 minutos

O Brasil passa por um período econômico delicado, que tem como consequência o aumento dos índices de desemprego — a taxa média de desocupação atingiu 13,5% no ano passado, o maior percentual desde que o IBGE começou a registrar este dado, em 2012. O problema, que já é grande por si só, parece ainda pior quando olhamos para as dificuldades que as pessoas podem enfrentar na busca por um trabalho.

Você já parou pra pensar que, muitas vezes, se deslocar para entregar currículos e fazer entrevistas acaba gerando um custo com o qual a pessoa pode não ter condição de arcar naquele momento? É nesse contexto que a internet entra como importante aliada na busca por um emprego.

Confira no artigo abaixo, produzido em parceria com a Babysits, como a tecnologia pode te ajudar a se recolocar no mercado de trabalho.

O cadastro nos sites de vagas de emprego

Se você está em busca de um emprego, certamente já utilizou a internet a seu favor. Mas, você sabe como usar os sites de vagas de emprego para aumentar suas chances de conquistar um novo trabalho?

Antes de mais nada, é preciso ficar atento ao seu perfil. Para fazer o cadastro em sites de emprego, você precisa criar um perfil, que nada mais é do que uma versão digital do seu currículo. Nele, deve conter suas informações pessoais, de educação e também experiências profissionais.

É muito importante que seu perfil seja completo e atrativo, para que você consiga se destacar entre tantos outros candidatos na busca dos recrutadores. Aproveite essa oportunidade para “vender o seu peixe” e usar as informações que vão convencer o recrutador a te convidar para participar do processo seletivo.

As vantagens de se utilizar sites de vagas de emprego

Além de evitar deslocamentos e seus consequentes custos e modernizar o tradicional processo de distribuir currículos, utilizar os sites de vagas de emprego na busca por trabalho tem muitas outras vantagens.

Alcance mundial

Como você não vai precisar sair batendo perna para procurar emprego, você pode aproveitar o alcance mundial da internet. Com um perfil bem estruturado e a escolha certa das plataformas a serem utilizadas, você pode se candidatar a vagas não apenas na cidade em que mora, mas em qualquer lugar do mundo.

Candidatura compartilhada

Ao se cadastrar em um site de vagas de emprego, você pode se candidatar, individualmente, para as oportunidades disponibilizadas pela plataforma. Mas, não é só isso.

O seu perfil fica disponível para os recrutadores que utilizam aquele site e você pode receber o convite para participar de um processo seletivo antes mesmo de ter conhecimento sobre a vaga em questão.

Isso, sem dúvida, aumenta as suas chances de se recolocar no mercado de trabalho e reforça a importância de manter seu perfil atualizado, completo e bastante atrativo.

Possibilidade de avaliar a empresa desejada

Outro ponto importante de se destacar é que esse tipo de site costuma oferecer, aos candidatos, a possibilidade de saber mais sobre a empresa em questão. É comum encontrar comentários de antigos funcionários sobre como é trabalhar lá, como o processo seletivo é conduzido e também informações sobre salários, benefícios e bônus.

Esse tipo de alternativa permite que os candidatos avaliem uma determinada empresa antes de se candidatar a uma vaga e decidam se realmente querem trabalhar ali. Não podemos deixar um momento de desespero nos fazer esquecer que uma relação de trabalho é uma relação de mão dupla, viu? Tem que ser bom para a empresa e para o empregado!

Opção para quem busca uma oportunidade como babá

Além dos tradicionais sites de vagas de emprego, como Vagas.com, Curriculum, Jooble, Indeed e o próprio LinkedIn, existem plataformas dedicadas a um nicho profissional específico.

Um desses exemplos é a Babysits, uma plataforma online de serviços de cuidados infantis, que tem como missão conectar famílias que precisam de uma pessoa que cuide de crianças e profissionais que buscam por um trabalho como babá.

No site, as babás e as famílias criam os seus perfis e podem se conectar com base nas informações do perfil e também em sua localização.

Trata-se de um serviço totalmente gratuito para as babás, que podem entrar em contato diretamente com as famílias responsáveis pelas vagas. As famílias também podem criar um perfil gratuitamente, mas aquelas que desejam se comunicar com as babás devem fazer um upgrade para uma Conta Premium, que possui valor acessível e não exige fidelidade.

Se você está em busca de um trabalho de babá, vale a pena criar seu perfil na Babysits e começar a procurar vagas em sua cidade. A Babysits também tem um blog com dicas para as babás e as famílias, e você pode começar a navegar por lá conferindo um artigo com sugestões de como criar um excelente perfil de babá na plataforma.

Tags relacionadas

Babysits

Plataforma online de serviços de cuidados infantis, que tem como missão conectar famílias que precisam de uma pessoa que cuide de crianças e profissionais que buscam por um trabalho como babá
ilustração de envelope com 1 notificação

Participe do Clube do Corre

E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no email
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no pinterest

    Você pode gostar também

    Queremos saber o que você achou!

    Deixe aqui seu comentário.