fbpx

>

>

Score de crédito: Mitos e verdades

Score de crédito: Mitos e verdades

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe qual é o seu score de crédito? Não tem como fugir: se você é uma pessoa adulta, a pontuação que recebe dos birôs de crédito tem um peso muito importante na sua vida.

Afinal, um score de crédito baixo pode impedir ou dificultar financiamentos, empréstimos e até mesmo a contratação de cartões de crédito.

Muito se fala sobre o assunto, mas nem tudo é verdade. E é por isso que resolvemos produzir este conteúdo para você. Continue acompanhando para entender mais sobre o score de crédito e conhecer alguns mitos e verdades sobre ele. 

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica a reputação de uma pessoa enquanto pagadora. 

Em outras palavras, o score funciona como um currículo financeiro e é consultado por empresas que desejam saber se devem ou não liberar crédito para você.

Quanto maior é a pontuação, melhor é a sua reputação aos olhos das instituições financeiras. Sendo assim, pessoas  com um score de crédito alto têm mais chances de conseguir empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e também podem aproveitar condições de pagamentos melhores (menos risco de inadimplência, menos juros 😊).

Como controlar e acompanhar o meu score?

O score pode ser acompanhado nas plataformas dos birôs de crédito (SPC, Serasa, Boa Vista etc.). Mas não se assuste! É bem provável que você encontre números diferentes em cada uma delas. 

Isso porque, as técnicas e estatísticas utilizadas por cada birô podem variar um pouco, provocando diferenças nos resultados de pontos de cada consumidor.

Apesar disso, existem boas práticas que podem ser adotadas para mostrar ao mercado que você tem uma boa saúde financeira e, consequentemente, aumentar o seu score. Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • realize o pagamento das contas em dia;
  • negocie as suas dívidas;
  • não deixe o seu nome negativado;
  • mantenha os seus dados atualizados nos birôs de crédito;
  • evite pedir crédito com frequência.

Mitos e verdades sobre o score de crédito

Não faltam informações na internet (e opiniões de pessoas conhecidas) sobre score de crédito. Mas como saber o que é verdade e o que é mentira? Como utilizar essa pontuação para melhorar a sua vida financeira? Separamos alguns dos principais mitos e verdades sobre o score de crédito. Vem conferir!

  • fazer Pix aumenta o score  — Mito! As transações realizadas pelo Pix são protegidas pela lei de sigilo bancário e não podem ser analisadas pelos birôs de crédito;
  • posso conseguir um cartão de crédito com o score baixoVerdade! Ter uma pontuação baixa reduz as chances de conseguir crédito, mas existem bancos e tipos de cartão voltados para esse grupo de pessoas;
  • colocar o nome nas notas aumenta a pontuação de crédito — Mito! A inclusão do CPF nas notas fiscais não interfere no score;
  • posso contratar uma empresa para aumentar o meu score — Mito! Não existe passe de mágica. Você pode melhorar seu score mudando suas atitudes financeiras ou contratando serviços dos próprios birôs de crédito, como o Serasa Turbo;
  • nem todo mundo pode visualizar o meu score — Verdade! Só você e outras empresas autorizadas podem acessar a sua pontuação de crédito. Outros consumidores não podem visualizar o seu score.

Conseguiu entender como a pontuação de crédito funciona e o que precisa fazer para controlá-la? Vale lembrar que manter o nome limpo é a medida mais importante para manter um bom score de crédito

Então, se você não conseguiu pagar alguma dívida, tente se organizar para negociar o mais rápido possível e evitar problemas.


A Acerto pode te ajudar a negociar suas dívidas online em um processo rápido, simples e seguro. Consulte o seu CPF gratuitamente agora mesmo!

Tags relacionadas

Carol de Assis

Mãe e redatora freelancer, aprendeu (depois de vários apertos) a importância de administrar bem o dinheiro e ter uma reserva financeira.
ilustração de envelope com 1 notificação

Participe do Clube do Corre

E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no email
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no pinterest

    Você pode gostar também