fbpx

>

>

Score CNPJ: qual a sua importância e onde consultar

Score CNPJ: qual a sua importância e onde consultar

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter saúde financeira é o primeiro passo para conseguir crédito no mercado e engana-se quem pensa que só pessoas físicas precisam ter o CPF em dia e com bom score. As empresas também devem ter um bom histórico como pagadoras para  realizar projetos e crescer. De forma semelhante como acontece com o score no CPF dos cidadãos, as empresas contam com o Score CNPJ.

Já ouviu falar? Se não, saiba que, independentemente do porte da empresa, um bom score é a sua vitrine  para o mercado financeiro. Principalmente, se você precisa de crédito para alavancar seu negócio. Vem entender como isso funciona e por que é importante ter atenção à pontuação da sua empresa!

O que é score CNPJ?

Score CNPJ é uma pontuação que determina a saúde financeira de uma empresa, assim como acontece no score de crédito para CPF, de pessoas físicas. Se você já entende como funciona esse tipo de pontuação, tenha em mente que para as empresas a lógica é exatamente a mesma.

Afinal, consiste no histórico financeiro sobre pagamentos, atrasos e dívidas. Por ele, o mercado pode consultar dados de pagamentos e entender se uma empresa é boa pagadora. Também pode  identificar se aquela companhia já tem outros tipos de dívidas em andamento — isso também influencia na tomada de crédito, mesmo pagando em dia.

Assim, como no score para pessoas físicas, quanto maior a pontuação, melhor será sua reputação e as chances de conseguir crédito— além de ganhar a confiança dos melhores fornecedores.

Como ver o score de um CNPJ?

Então, como faço para ver o score do meu MEI, por exemplo? É simples, basta acessar o site da Serasa próprio para empresas. Vá até o endereço e em seguida:

  • acesse a área para realização de cadastro;
  • digite o CNPJ da sua empresa;
  • complete as informações solicitadas, como CPF, nome completo, data de nascimento e celular;
  • escolha um método para validar o seu cadastro, que pode ser por SMS ou por e-mail;
  • cadastre uma senha forte (que mescla letras e números, por exemplo), e pronto! 

Agora, com o cadastro feito, basta navegar pelas opções do site e consultar o seu CNPJ.

Uma informação importante é que, apesar de oferecer alguns recursos gratuitos, esse é um tipo de serviço do Serasa em que podem haver cobranças pelas consultas aos CNPJs. Esses valores podem variar entre R$ 5 e R$ 35, dependendo do tipo de consulta que se deseja fazer. 

Na página, além de consultar a pontuação da sua empresa de forma simples, você pode regularizar dívidas feitas no CNPJ e consultar outros CNPJs antes de firmar parcerias.

Ou seja: é possível conferir a sua pontuação, no Serasa Experian Empresas, e também saber se aquele parceiro de negócio é um bom pagador antes de firmar contratos ou estabelecer qualquer tipo de vínculo financeiro. Isso é ótimo, não é?

Qual a importância do Score CNPJ para sua empresa?

Ver o próprio histórico de pagamentos e o de outras empresas é um diferencial e tanto. Só que vale focar na importância do , score CNPJ para manter um bom histórico no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é uma plataforma que reúne todas as suas informações como pessoa pagadora, sendo física ou jurídica. Ao contrário de sistemas como SPC e Serasa, que contemplam as dívidas e históricos de negativação, o Cadastro Positivo atua como um propagador positivo, como o nome diz, de que a sua vida financeira está equilibrada.

Em outras palavras, em vez de ressaltar apenas as negativações em aberto, esse cadastro informa os pagamentos que foram feitos em dia, com o objetivo de complementar com dados de comportamentos financeiros saudáveis e benéficos para a empresa, não somente focando nos deslizes.

Quanto é um score bom para CNPJ?

Certo, deu para entender que ter um bom score é a base para conseguir crédito, mas o que significa uma boa pontuação para empresas, de fato? A pontuação no score CNPJ também vai de 0 a 1.000 pontos.

Entenda as faixas de Score para CNPJ

Empresas enquadradas na primeira faixa de pontuação, até 100 pontos, são consideradas com alto risco de inadimplência. Por isso, podem ter muita dificuldade de conseguir crédito. Ou quando conseguem, as condições se baseiam em altíssimas taxas de juros ou com poucas possibilidades de negociação.

À medida que essa pontuação sobe, as condições de contratações financeiras são automaticamente melhoradas. Ou seja, quanto mais próxima dos 1.000 pontos, mais chances a empresa tem de conseguir crédito (para empréstimos e financiamentos, por exemplo) e ainda conta com taxas e condições de pagamento mais atrativas. 

Os melhores cartões de crédito também estarão disponíveis para perfis com pontuações mais altas. Aproveite para consultar o seu CNPJ e veja como pode melhorar a sua pontuação nas dicas a seguir!

Como melhorar o score da empresa?

As boas práticas para melhorar a pontuação no score e a reputação no mercado são, basicamente, as mesmas para pessoas físicas e jurídicas, e destacamos as principais delas:

  • pagar as dívidas em atraso e que resultaram na negativação do CNPJ, principalmente aquelas com órgãos do governo, como a Receita Federal;
  • manter pagamentos recorrentes em dia — atrasos, mesmo que por poucos dias, prejudicam a conquista da imagem como boa pessoa jurídica pagadora;
  • peça crédito de maneira consciente, pois, ao entender que naquele CNPJ já existem muitos empréstimos ou várias dívidas em aberto, automaticamente o seu score de crédito é reduzido;
  • analise com atenção a saúde financeira do seu negócio antes de tomar qualquer decisão;
  • cadastre o seu CNPJ no Cadastro Positivo para Empresas, isso ajudará as outras instituições a entender o seu histórico de pagamentos e não apenas quando deixou de pagar;
  • monitore sua pontuação com frequência para entender o que pode estar jogando a pontuação para baixo, o que está sendo feito corretamente e como se planejar para continuar acertando.

Deu para entender que  manter uma pontuação alta no score para CNPJ é tão importante quanto para o CPF, certo? Aproveite as dicas que apresentamos aqui para impulsionar ainda mais o seu negócio!

E se você tirou suas dúvidas quanto à importância do score para empresas e pretende abrir um MEI, mas está com nome sujo, temos um artigo que ajudará a esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Aproveite para conferir!

Gostou deste conteúdo? Que tal seguir a Acerto nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que impactam a sua vida financeira?

Tags relacionadas

Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.
ilustração de envelope com 1 notificação

Participe do Clube do Corre

E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no email
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no pinterest

    Você pode gostar também