fbpx
Pago Quando Puder
como-sacar-fgts

Qual Seu Saldo do FGTS? Passo a Passo no Site e Aplicativo

Muita gente está ansiosa com a nova liberação do FGTS prometida pelo governo. A Caixa Econômica Federal está organizando o calendário de liberação, que deve começar em meados de junho. Por isso, é importante que você saiba quanto tem disponível na sua conta do fundo.

Neste artigo, você verá o passo a passo de como ver o saldo do FGTS!

O que é e como funciona o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de conta poupança. Pela lei, todos os meses a empresa deve depositar um valor nessa conta, que corresponde a 8% do salário do trabalhador. Vale ressaltar que essa quantia não é descontada do salário do empregado.

Cada trabalhador pode ter várias contas no FGTS, já que cada uma está vinculada a um contrato de trabalho. Por isso, caso o empregado venha a ser demitido sem justa causa, ele tem o direito de sacar o valor da conta vinculada ao trabalho do qual foi demitido

O trabalhador só pode sacar todo o dinheiro ou parte dele, que esteja em outras contas, em casos específicos previstos em lei. O saque permitido pela Medida Provisória 946, devido à pandemia da Covid-19, é uma dessas situações.

Como ver o saldo do FGTS pelo site

Por conta da crise causada pelo novo coronavírus, o governo liberou um saque de até R$ 1.045 por trabalhador. Então, atente-se: não será possível sacar esse valor de cada conta, mas do valor somado de todas as contas.

Para saber se você possui essa quantia disponível, é preciso verificar seu saldo total no FGTS. Para isso, siga o passo a passo abaixo.

1- Acesse o endereço www.caixa.gov.br/extrato-fgts

2- Informe o número do seu NIS ou CPF ou e-mail. Se você ainda não possui cadastro ou esqueceu sua senha, clique em “Cadastrar/Esqueci Senha”. Caso já tenha cadastro e lembre a senha, clique em “Acessar” e pule para o passo 7.

site-fgts-login

3- Leia o regulamento e clique em “aceito”.

4- Preencha todos os campos com os seus dados pessoais.

5- Crie uma senha com até 8 dígitos. Essa senha precisa conter letras e números. Depois, confirme. Ao finalizar o cadastro, você será direcionado para a tela de login novamente.

6- Já na tela de login, preencha os campos com NIS ou CPF ou E-mail, insira a senha cadastrada e o clique no botão “Acessar”.

7- Dentro do site, clique em “FGTS” e depois em “EXTRATO COMPLETO”.

consultar-fgts-site

8- A nova tela irá abrir na conta vinculada ao seu último contrato de trabalho. O valor disponível em cada conta vai estar disponível no campo “SALDO Disponível”.

extrato-fgts-site

9- Para verificar o saldo disponível em outras contas, basta clicar no botão “PRÓXIMO EXTRATO”.

extrato-2-fgts-site

Como ver o saldo pelo Aplicativo FGTS

1- Na loja de aplicativos do seu celular (Android ou iOS), busque FGTS. Clique em instalar e abra o aplicativo. Muito cuidado: baixe o aplicativo certo para evitar o roubo dos seus dados.

2- Clique em “Entrar no aplicativo”.

3- Caso ainda não possua cadastro, clique em “Cadastre-se”.

4- Preencha todos os dados solicitados: CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, E-Mail e cadastre uma senha de acesso. A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Depois de incluir seus dados, clique no botão “Não sou um robô”.

5- Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você. Acesse-o e clique no link que foi enviado.

6- Após o cadastramento, abra novamente o aplicativo e informe o “CPF” e “Senha” cadastrada e clique em “Entrar”.

7- Após o Login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida profissional.

8- Após responder essas perguntas você deve ler e aceitar as condições de uso do aplicativo, clicando em concordar.

9- Para ver o saldo total que você tem no FGTS, clique em “SALDO TOTAL do FGTS”.

10- O saldo total das suas contas vai estar em destaque.

Saque digital do FGTS

Agora, é possível fazer o saque do FGTS, quando tiver saldo liberado, direto pelo aplicativo FGTS. Basta acessá-lo e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer banco, sem nenhum custo. Assim, não será preciso ir a uma agência sacar o dinheiro.

O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis. Todo o processo e a situação do pedido de saque pode ser acompanhado pelo aplicativo.

Quer saber mais sobre FGTS e outros assuntos para melhorar sua vida financeira? Inscreva-se na nossa Newsletter.

Avatar

Kleiton Reis

Kleiton Reis é jornalista e apaixonado por marketing, finanças e por ensinar. Acredita que pequenas ações geram grandes resultados e que as mudanças devem começar dentro de cada um antes de tomar o mundo.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!