fbpx
Pago Quando Puder
qr-code-caixa-tem

Caixa Tem: Como Usar o QR Code Para Pagar?

Quem está recebendo o auxílio emergencial do governo, por conta da crise causada pela COVID-19, precisa lidar com vários calendários e formas diferentes para fazer pagamentos, que não eram tão usadas há pouco tempo. 

Depois que o dinheiro de uma parcela é depositado na conta poupança social da Caixa, administrada através do app Caixa Tem, o beneficiário ainda precisa aguardar o calendário de saque e transferência ser liberado — o que pode levar até um mês.

Felizmente, antes disso é possível usar o app para pagar boletos e fazer compras com o cartão de débito virtual

Ainda, no final de maio o aplicativo recebeu uma função que permite ao beneficiário o pagamento de compras em estabelecimentos físicos utilizado um QR Code

Acompanhe o artigo para entender melhor como isso funciona e o passo a passo para aproveitar essa funcionalidade! 

O que é QR Code?

O QR Code, ou código de resposta rápida, é um tipo de “código de barras” em outro formato, que armazena vários dados.

Para isso, a imagem (que pode estar em uma folha de papel, outdoor ou em um aparelho eletrônico) deve ser lida por com a câmera do celular e/ou um aplicativo que tenha a função de escanear o código. 

No caso do Caixa Tem, o QR Code é gerado pela maquininha de cartão mesmo. Aí, dentro do próprio app existe um leitor de código, que fica na opção “Pagar na maquininha”. Vamos explicar mais detalhes logo abaixo! 😉

Para que posso usar o QR Code no Caixa Tem?

No aplicativo Caixa Tem, o QR Code é uma forma de realizar pagamentos em estabelecimentos físicos utilizando a maquininha de cartão do local, e sem a necessidade de cartão ou dinheiro em espécie.

A ferramenta ajuda a reduzir as filas para o saque do benefício e reduz o contato do cliente com o operador do caixa durante o pagamento. 

Entretanto, nem todos os locais estão preparados para isso. É preciso que o comércio tenha máquinas de cartão que aceitam o pagamento via QR Code. 

Segundo a Caixa Econômica, mais de 3 milhões de estabelecimentos brasileiros, entre eles supermercados, farmácias e pequenos comércios, já aceitam esse tipo de pagamento.

Não existe, ainda, uma lista com os locais participantes. É bom procurar saber nos supermercados, farmácias e outros locais que você costuma fazer compras!

Antes de sair para fazer a compra vale, por exemplo, ligar ou enviar uma mensagem para o estabelecimento e verificar se aceitam o pagamento por meio do QR Code do Caixa Tem.

Passo a passo como utilizar o QR Code do Caixa Tem para pagar

O aplicativo Caixa Tem é gratuito e pode ser baixado em celulares Android e iOS. Para fazer pagamentos pelo QR Code, siga os seguintes passos:

1. Abra o app e clique em “Entrar”;

2. Informe o seu CPF e senha de login na Caixa (ou use sua digital, caso seu celular seja iPhone e você tenha cadastrado a digital);

3. Na página inicial do aplicativo, clique em “Pagar na maquininha”;

qr-code-caixa-tem

4. Selecione “Permitir” para autorizar o app a ter acesso à câmera do seu celular;

5. Depois, aponte a câmera para o QR Code da maquininha de cartão do estabelecimento comercial;

6. Confira o valor da compra e, caso esteja tudo certo, clique “Confirmar” para efetuar o pagamento.

Para que a compra seja aprovada é preciso que você tenha saldo disponível no aplicativo. Além disso, só podem ser realizadas 10 transações por dia, no limite de R$ 1.200,00.  

Caixa Tem está apresentando problemas 

O Caixa Tem apresenta uma interface extremamente simples e intuitiva, mas a utilização tem sido desafiadora para a maioria dos usuários.

Uma das principais queixas é relacionada à demora para conseguir entrar no aplicativo. O app tem uma sala de espera virtual e na maioria das vezes o beneficiário precisa esperar horas para acessá-lo. 

Para evitar a lentidão e ter mais chances de sucesso, o ideal é dar preferência aos horários com menor número de acessos, como de manhã cedinho ou à noite. É preciso ter muita paciência! 

Infelizmente, essa longa espera pode dificultar o uso do QR Code para pagamentos via Caixa Tem — já que o acesso é feito em comércios físicos. 

Outras alternativas que podem funcionar melhor para quem não quer ou não pode esperar o calendário de saques e transferências são:

  • utilizar o cartão de débito virtual do Caixa Tem para pagamentos online (existem supermercados e farmácias que vendem pela internet);
  • aproveitar o saldo do auxílio para o pagamento das contas da casa, como água, luz e telefone, entre outras, direto pelo app Caixa Tem.

Agora que você já sabe como funciona o QR Code do Caixa Tem, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber, em primeira mão, todas as nossas dicas e novidades sobre o assunto!

Avatar

Carol de Assis

Mãe e redatora freelancer, aprendeu (depois de vários apertos) a importância de administrar bem o dinheiro e ter uma reserva financeira.

1 comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!