fbpx
Pago Quando Puder
plano-de-celular-internet

7 Dicas Para Escolher o Plano De Celular Ideal

O número de smartphones no Brasil ultrapassou a quantidade de habitantes do nosso país. O número é incrível e, mesmo com a grande popularização do uso de celulares com acesso à internet, muita gente ainda têm várias dúvidas na hora de contratar um plano de celular, como:

  • Qual a melhor operadora?
  • Existe tempo de fidelidade ou posso cancelar quando quiser?
  • O que vale mais a pena: um plano pré-pago, pós ou controle?
  • Quanto eu preciso de velocidade no pacote de internet?
  • Qual plano de celular tem o melhor custo-benefício?

São diversas opções de pacotes, franquias de internet, preços, etc. Isso sem falar nas taxas e cláusulas de contrato. 

Um plano de celular é um investimento que deve mesmo ser bem pensado: apesar de parecer que ele representa pouco no fim do mês, pensando pelo lado de que você pagará por ele por muitos meses, é importante que fazer uma boa escolha. 

Por isso, continue lendo para ver sete dicas de como escolher um plano de celular ideal para você!

Por que escolher um bom plano de celular?

plano-de-celular

Você sabia que o brasileiro passa, em média, 9 horas e meia por dia no celular? Haja plano de internet e telefone para isso! Mas cada pessoa tem um perfil diferente de uso, com necessidades diferentes.

É certo que existem diversas opções de planos no mercado, nas principais operadoras do país, mas escolher um bom plano pode fazer com que você economize e não gaste mais do que precisa. 

O ideal é ter um plano com a quantidade de minutos para ligações, quantidade e velocidade de navegação na internet que você precisa. 

E ainda, se possível, aproveitar ofertas e promoções, como o acesso sem gastar internet a aplicativos de rede social como WhatsApp e Facebook.

Assim, você garante que vai usar sua internet e minutos de ligação apenas com o que realmente precisa, evitando surpresas indesejadas como o fim do pacote de dados antes da hora.

7 dicas para escolher o plano de celular ideal

Para conseguir ter todos esses benefícios pagando um preço que caiba no seu bolso, aí vão nossas dicas para escolher o plano de celular ideal:

1.      Consulte a cobertura das operadoras

O primeiro passo é saber quais operadoras de telefonia atendem sua região. Em geral, as próprias empresas informam no site a área de cobertura 3G, 4G e telefonia.

Para que você tenha um bom sinal, é importante que a operadora tenha uma presença forte na sua região, caso contrário sua conexão pode sofrer quedas e interrupções e você vai pagar mais do que vai receber de velocidade.

Aí não adianta, concorda? É como pagar por um carro e receber uma carroça em casa.

2.      Veja os comentários sobre a operadora

Outra dica para escolher o melhor plano é pesquisar. Procure por comentários e avaliações sobre a operadora na internet, que vão te dar informações sobre os serviços, atendimento, cobertura, qualidade do sinal e mais.

Nada melhor que a opinião de outros consumidores para formar a nossa própria sobre um serviço. Pessoas que já utilizaram o plano fornecerão informações verdadeiras, como críticas, reclamações e também aspectos positivos sobre os serviços que recebem.

De nada adianta, por exemplo, você contratar um pacote com benefícios adequados para seu consumo, mas depois ter problemas com o sinal e o atendimento da operadora.

É importante também consultar a avaliação das operadoras na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O órgão disponibiliza todo ano uma pesquisa realizada com consumidores de todo o país para avaliar a satisfação com o atendimento, a velocidade da internet, a qualidade do sinal e outros indicadores.

O site Reclame Aqui também pode ser uma boa fonte de informações.

Mas não precisa se preocupar em fazer uma pesquisa muito complexa se não tiver muito tempo disponível para isso. Às vezes buscar a opinião de amigos e familiares já pode te dar uma boa noção de como é o serviço.

3.      Observe seu consumo mensal

plano-de-internet

Para contratar um plano que realmente se encaixe no seu perfil, é importante observar quanto você realmente consome por mês. Lembre-se que, atualmente, muita gente utiliza mais a internet móvel do que os minutos de ligação. Se esse é o seu caso, dê preferência aos planos que atendam a franquia de internet que você precisa.

Mas como saber quanto eu consumo? 

Uma sugestão é avaliar as suas últimas contas de um plano antigo ou atual. As faturas detalham o seu consumo de internet em cada mês. Faça uma média entre as três últimas, por exemplo, e você terá um dado real de uso.

Se você possui um tipo de plano pré-pago e está pensando em mudar de plano, é interessante pensar se os dados disponibilizados foram suficientes ou se, em algum momento, você ficou sem internet ou precisou de um pacote adicional.

Também vale a pena conferir se você faz muitas ligações para outras operadoras ou ligações interurbanas e, assim, procurar por planos que ofereçam esse tipo de uso ilimitado.

4.      Defina quantas pessoas vão usar o plano

Outro ponto que muitas pessoas se esquecem ao contratar um plano, mas que precisa de atenção é a quantidade de dependentes na sua conta

Você tem filhos, cônjuges, pais idosos ou outras pessoas que devem ou podem ser incluídas no seu pacote?

Uma boa opção pode ser  contratar um plano família, que permite dividir entre os usuários a franquia de internet e minutos de ligação.

Se você usou menos sua internet em um mês, mas seu filho participou de aulas online pelo celular, o consumo será equilibrado e você não precisará comprar uma franquia adicional.

5.      Consulte as condições dos planos

Para escolher o plano ideal de celular, não basta saber a quantidade de minutos de ligação e quantidade de internet disponíveis. É preciso avaliar todos os detalhes, inclusive aquelas informações nas entrelinhas ou nos rodapés de contrato.

Com a grande concorrência atual entre as empresas de celular, é comum que os planos venham com vantagens agregadas, como:

  • WhatsApp, Instagram e Facebook gratuitos;
  • Acesso a aplicativos de streaming como o Deezer, por exemplo; 
  • Cashback (receber parte do dinheiro de volta) na recarga de planos pré-pagos;
  • Descontos em produtos de parceiros e aparelhos de celular.

Avalie também se a operadora exige um prazo de fidelidade, e de quanto tempo é esse período. Se for de 12 meses, por exemplo, você pode até cancelar, mas estará sujeito a uma multa proporcional ao valor do seu plano e ao tempo restante de contrato.

6.      Considere contratar um combo

Antes de escolher apenas um plano de celular, pesquise se contratar esse serviço em um combo pode sair mais barato. Muitas vezes os pacotes que incluem celular, internet banda larga, TV por assinatura e telefone fixo oferecem preços promocionais para todos os serviços.

Além disso, nesses casos, você tem a vantagem de receber apenas uma fatura por mês, já que todos os serviços serão prestados pela mesma operadora, facilitando o controle de gastos.

7.      Compare os planos de celular existentes

Para facilitar a sua escolha, uma boa dica é utilizar um comparador de planos online. Assim, é possível pesquisar:

  • Quantas linhas você vai precisar;
  • Se quer plano pós-pago ou controle;
  • Quanto você deseja de franquia de internet;
  • A faixa de preço que pode pagar;
  • As operadoras e provedores que gostaria, mas está em dúvida;
  • Se quer apps ilimitados e quais.

O comparador vai utilizar suas preferências e mostrar quais os planos existentes dentro do seu interesse. Se você não souber responder às questões acima, também pode comparar todos e verificar qual apresenta o melhor custo-benefício.

Muito mais prático que sair pesquisando em todas as lojas da sua cidade, certo?

Pense também sobre seu controle de gastos. Se você quiser gastar apenas o que pode pagar por mês, pode ser mais viável contratar um plano pré-pago. Com ele, você faz a recarga e pode usar apenas a franquia que você comprar, até acabar. Quando quiser recarregar, é só colocar mais créditos.

Decidir qual o melhor plano é, também, uma boa oportunidade de fazer um exercício de priorização das finanças. Leia mais sobre como estabelecer prioridades financeiras.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Se preferir, registre-se gratuitamente para receber, uma vez por semana, as informações que impactam suas finanças, de um jeito divertido e descomplicado:

Melhor Plano

Melhor Plano

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!