fbpx

>

>

Como fazer sua organização financeira pessoal em 3 passos fáceis!

Como fazer sua organização financeira pessoal em 3 passos fáceis!

Tempo de leitura: 4 minutos

A organização financeira pessoal é um daqueles assuntos que gostaríamos de ter aprendido mais cedo na vida.

Em geral, só começamos a pensar sobre isso na vida adulta, depois de passar por alguns apertos no fim do mês.

Por isso, se você está buscando mais tranquilidade para pagar suas contas, guardar dinheiro para ter uma reserva de emergência e ainda realizar seus sonhos, você está no lugar certo!

Neste texto, falaremos sobre a importância da organização financeira para alcançar todos esses objetivos e apresentaremos um passo a passo para você iniciar agora mesmo.

Com essas dicas, você vai mudar a sua relação com o dinheiro para melhor! Boa leitura!

A importância de uma boa organização financeira pessoal 

A forma mais fácil de entender a importância da organização financeira pessoal é pensar no seguinte: se todas as suas fontes de renda terminassem agora, por quanto tempo você conseguiria manter o seu padrão de vida?

Pensar nisso pode até dar um frio na barriga, mas essa é uma das principais razões para se criar uma relação mais saudável com o dinheiro.

Afinal, ter uma boa organização financeira significa ter uma reserva de emergência, garantir tranquilidade no fim do mês e o mais importante: realizar seus sonhos.

Esses podem ser de curto, médio ou longo prazo, mas todos eles dependem do que você está fazendo nesse momento com as suas finanças.

Você sabe exatamente para onde seu dinheiro está indo? Seus gastos são condizentes com o seu salário? Você já planejou a sua aposentadoria?

O único modo de responder a todas essas perguntas é quando você tem o hábito de organizar suas finanças com cuidado.

Se você ainda não chegou lá, não se preocupe. Estamos aqui para te ajudar. Confira a seguir um passo a passo sobre como organizar a sua vida financeira pessoal.

Passo a passo para fazer organização financeira pessoal

Não é complicado! Basta um pouco de empenho e dedicação de tempo para que a organização das finanças deixe de ser uma preocupação para você e passe a ser motivo de tranquilidade. Veja só:

Passo 1: Anote suas receitas e despesas

O primeiro passo é anotar todo o dinheiro que você recebe e todas as suas despesas. Muitas pessoas fazem a organização das finanças uma vez por mês, mas recomendamos fazer semanalmente. Isso porque um mês é um período longo demais, em 30 dias acumulamos muitas informações para lembrar. Com isso, nossa motivação para realizar essa atividade diminui, além da própria dificuldade de recordar quais foram os gastos daquele mês.

O ideal é reservar um dia da sua semana para fazer esse balanço das finanças. Uma boa dica é marcar na agenda do seu celular um horário específico para essa atividade, isto é, um compromisso com você mesmo.

Quando falamos em organização financeira, é importante contar com outras ferramentas além da própria memória. Isso porque é muito fácil esquecer esse tipo de informação e assim perder o controle dos gastos.

Anotar a entrada e saída de dinheiro vai te ajudar a pensar nas suas finanças de forma mais estratégica para que você consiga atingir seus objetivos, priorizando sempre o pagamento de dívidas, se for o caso.

Passo 2: Defina como seu dinheiro será gasto, guardado e investido 

Esta é a etapa do seu planejamento financeiro em que você estabelece as metas e objetivos que deseja alcançar. Por exemplo, comprar um carro novo, fazer uma viagem, e assim por diante.

Ter um objetivo claro é importante para o controle de gastos porque sem ele é muito fácil fazer compras por impulso, sem avaliar com atenção a necessidade delas.

Afinal, com tantas ofertas e produtos disponíveis a distância de poucos cliques é preciso ter disciplina para não se deixar levar pela satisfação de comprar.

Para te ajudar neste ponto, a dica é criar um mantra de controle de gastos. Assim, cada vez que você sentir vontade de comprar algo fora do seu planejamento diga para si mesmo: “compro isso agora ou faço um cruzeiro nas próximas férias?”.

Esse tipo de mecanismo ajuda a driblar o cérebro que está sempre em busca de satisfação imediata. Deixar se levar por esse padrão natural dificulta a realização de sonhos maiores que precisam de mais tempo. Por isso vale a pena ter alguns truques como esse.

Lembre-se também de fazer a sua reserva de emergência. Em geral, somos muito bons em manter nossos compromissos com os outros. Sempre damos um jeito de pagar as contas, mas quando pensamos em guardar dinheiro para imprevistos, encontramos várias desculpas para não fazê-lo.

Para quebrar esse padrão, você pode definir um valor mensal para depositar em sua poupança e criar boletos para si mesma. Dessa forma, você coloca a criação de uma reserva de emergência no mesmo nível de importância do pagamento de suas contas.

Passo 3: Conte com o auxílio de uma simples planilha!

Por fim, coloque todas essas informações em uma planilha. Essa ferramenta simples é essencial para a organização financeira.

Com ela, você consegue visualizar melhor os seus gastos e seus recursos, além de acompanhar o quão perto você está de realizar seus sonhos e projetos a curto, médio e longo prazo.

Essa planilha será fundamental para aqueles momentos em que você precisa tomar uma decisão, pois ela te ajuda a prever como seria sua situação financeira caso tivesse que parcelar uma compra grande, por exemplo.

Além disso, o uso de uma planilha para o seu controle financeiro traz benefícios como:

  • mais tranquilidade por saber que sua vida financeira está sob controle;
  • facilidade em registrar as informações sobre os gastos semanais;
  • facilidade em identificar gastos desnecessários ou supérfluos;
  • melhor visualização de sua situação financeira;
  • precisão no controle de gastos.

Esse conteúdo foi produzido em parceria entre o Pago Quando Puder e a Portocred. Aproveite também para conhecer a Portocred, suas soluções de crédito e empréstimos personalizados para suas necessidades!

Tags relacionadas

ilustração de envelope com 1 notificação

Participe do Clube do Corre

E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no email
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no pinterest

    Você pode gostar também

    Queremos saber o que você achou!

    Deixe aqui seu comentário.