fbpx

>

>

Como saber se o meu nome está sujo no SPC e Serasa?

Como saber se o meu nome está sujo no SPC e Serasa?

Tempo de leitura: 6 minutos

Mais de 62 milhões de brasileiros estão com nome sujo atualmente. Isso significa que quase 4 a cada 10 pessoas maiores de 18 anos estão com o nome negativado no SPC, Serasa ou outros órgãos de proteção ao crédito

O problema é que, estando com o nome sujo, você pode ser impedido, entre outras coisas, de pegar um empréstimo, conseguir um cartão de crédito, fazer um financiamento, alugar um imóvel… 

Ou seja: se você não tem o hábito de conferir se o seu nome está no SPC/Serasa e não tentou nenhuma dessas coisas recentemente, pode estar negativado e nem sabe.

Mas existem maneiras muito simples de conferir a situação do seu cadastro e, se necessário, quitar suas dívidas.

consulte seu cpf e negocie sua dívida em menos de 5 minutos

Como sabe se meu nome está sujo?

Mesmo se você não costuma atrasar o pagamento de suas contas, é bom ter o hábito de consultar o nome no SPC ou Serasa, para ver se seu nome está negativado. 

Até porque, infelizmente, o seu CPF pode ser fraudado — usado por outra pessoa em seu lugar — e com isso dívidas podem estar se acumulando no seu nome.

Isso é mais comum do que você imagina!

A consulta é simples e rápida, e pode ser feita gratuitamente (na maior parte dos casos). Confira o passo a passo de como fazer isso em cada um dos órgãos de proteção ao crédito.

Como saber se meu nome está sujo na Serasa?

  1. Acesse o site da Serasa para consultar seu CPF grátis;
  2. Clique em “consulte agora seu CPF”;
  3. Faça um cadastro rápido ou acesse usando sua conta do Google;
  4. Leia e aceite os Termos de Uso e Privacidade, caso ainda não tenha feito isso;
  5. Confira as informações sobre a reputação do seu CPF.

Ao acessar o “Portal Serasa”, você verá todas as informações associadas ao seu CPF que a Serasa tem: Serasa Score, dívidas ativas e possibilidades de negociação, monitoramento do CPF e ofertas de crédito.

A cara do portal é essa aqui, e você verá se seu nome está sujo na Serasa onde a seta está apontando:

consulta CPF na Serasa

Consulta presencial

Você também pode consultar o seu CPF nas agências da Serasa espalhadas pelo país. Basta comparecer ao local com o seu CPF e um dos documentos originais a seguir:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira Nacional de Habilitação.

Consulta por carta

Essa também é uma modalidade oferecida pelo órgão de proteção ao crédito e apenas o titular do CPF pode solicitar a consulta. A carta poderá ser escrita à mão ou ser impressa e deverá conter:

  • Número do seu CPF e RG com cópia simples dos dois documentos;
  • Sua assinatura com firma reconhecida em cartório;
  • Endereço completo para resposta

A correspondência deverá ser enviada para a Serasa, pelo endereço Av. Doutor Heitor José Reali, 360 – CEP 13571-385, São Carlos, SP.

Como saber se meu nome está negativado no SPC?

  1. Baixe e acesse o aplicativo SPC Consumidor (android / iOS);
  2. Faça seu cadastro informando nome, CPF, e-mail e celular;
  3. Valide seu cadastro por e-mail ou SMS;
  4. Confira todas as informações sobre o seu CPF gratuitamente.

Na plataforma, você consegue, de forma rápida e gratuita, verificar o seu score no SPC e se você tem alguma dívida em aberto, conforme você pode ver na imagem abaixo.

consulta CPF no SPC

Caso você tenha alguma dívida vinculada ao seu CPF, você terá acesso a dados como o valor devido, a data de vencimento da dívida e os contatos da empresa credora. 

Outras informações, como cadastro positivo e monitoramento de CPF para evitar fraudes, também estão disponíveis no aplicativo.

Consulta presencial

Você também pode consultar seu CPF presencialmente, comparecendo a um dos balcões de atendimento do SPC Brasil espalhados pelo país, levando o CPF original e documento de identificação com foto.

Se você tiver dívidas no seu CPF, vai receber um extrato com os dados da empresa credora e o valor da dívida.

Consulta na site do SPC Brasil

A consulta no site da instituição não é gratuita e você precisa comprar créditos de, no mínimo, R$ 16,90 para ter acesso às informações. Vale ressaltar que, ao comprar crédito, você terá acesso a dados que vão além da reputação do seu CPF e é importante visitar o site para entender se a alternativa vale a pena.

Como saber se o nome está sujo na Boa Vista?

A sigla SCPC, significa Serviço Central de Proteção ao Crédito, administrado pela Boa Vista Serviços, embora não seja muito conhecido, também é uma empresa de proteção ao crédito com um vasto banco de dados. Para consultar o seu CPF, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site Consumidor Positivo;
  2. Digite seu CPF e clique em “consultar CPF grátis”
  3. Faça seu cadastro informando nome (que deve ser exatamente o mesmo do seu CPF), e-mail, data de nascimento e celular;
  4. Ative seu cadastro por e-mail ou SMS;
  5. Leia e aceite os termos de uso e política de privacidade do site;
  6. Consulte as principais informações sobre o seu CPF.

Caso haja pendência, é possível verificar informações detalhadas sobre os débitos e saber em qual empresa está a dívida, o que facilita sua renegociação.

Você também vai conseguir visualizar o seu score na instituição, ofertas de produtos financeiros e o número de contratos financeiros ativos, entre outras informações.

Ao entrar no site Consumidor Positivo (Boa Vista), essa é a tela que aparecem e você pode verificar se há dívidas em seu nome registradas, e o seu Score Boa Vista:

consultar cpf no Boa Vista

Consulta presencial

Também é possível consultar o seu CPF nos postos de atendimento da Boa Vista. Basta comparecer ao local portando CPF e um documento de identificação com foto.

Consulta pelo aplicativo Guiabolso

A Boa Vista conta com uma parceria com o aplicativo de controle financeiro Guiabolso e você pode consultar o seu CPF na base do SCPC por meio da ferramenta.

Para isso, basta inserir alguns dados, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o próprio número do CPF. O procedimento é feito com segurança e confidencialidade, já que a informação é enviada diretamente para o consumidor. 

Existem outras formas para saber se o nome está negativado?

Essas são as únicas três empresas (Serasa, SPC e SCPC) autorizadas pelo governo a fazer a negativação de um nome. Por isso, são as fontes oficiais.

Entretanto, nem todas as dívidas geram negativação. Por isso, se você não está com o nome nos órgãos de proteção ao crédito, não quer dizer que você não tem uma dívida.

É importante reforçar: nem toda dívida vai deixar seu nome sujo. Mas a empresa para a qual você deve pode, A QUALQUER MOMENTO, decidir que quer colocar seu nome por lá. Então é um risco que você corre até quitar a dívida.

Além disso, estar com uma dívida em aberto prejudica o seu score no Cadastro Positivo.

Existem algumas empresas especializadas em negociação de dívidas, como é o caso da Meu Acerto. Essas empresas disponibilizam a consulta de CPF gratuita. Com elas, você descobre se tem alguma dívida com os credores cadastrados na base de dados delas e tem a chance de negociar com descontos e condições flexíveis de parcelamento.

banner verde com o escrito Negocie sua dívida e um botão roxo escrito Quero negociar

Como limpar o meu nome?

O primeiro passo é localizar a empresa para a qual você deve, que podem ser encontrada a partir dessas consultas ao seu CPF.

Algumas empresas podem vender a sua dívida, caso essa possibilidade esteja em contrato, e com isso o seu credor (que é qm vai te cobrar) muda.

Depois, basta você entrar em contato e propor a renegociação da dívida. 

É importante lembrar que você sempre deve optar por negociar uma dívida levando em consideração as suas condições de pagamento atuais — ou seja, o número de parcelas e o valor de cada uma das parcelas.

Afinal pode existir um método que combina mais com a sua realidade financeira, e com isso fica mais fácil garantir que a sua negociação será positiva.

Ah, e uma dica: busque por opções de negociação online. É prático, rápido e você pode fazer isso sem sair de casa, direto pelo computador ou celular!

negociação de dívidas: guia completo para sair do vermelho

Em geral elas apresentam os maiores descontos e melhores condições de pagamento, já que não dependem de atendimento humano e podem passar essa economia para o consumidor.

Depois do pagamento — seja do valor total ou de uma parcela de negociação — a empresa tem até 5 dias úteis para tirar a dívida do SPC e/ou do Serasa!

É válido reforçar que, após o pagamento, as empresas podem demorar alguns dias para conseguir reconhecer o pagamento, ok? Isso é normal. Entretanto, é fundamental acompanhar de perto para entrar em contato caso ocorra algum problema.

E o prazo para a retirada do nome da lista de negativados começa a contar a partir da data do pagamento e não do reconhecimento, combinado?

Se você gostou deste conteúdo, cadastre-se no Clube do Corre e receba dicas semanais sobre a sua vida financeira. Clique aqui e inscreva-se agora mesmo!

Tags relacionadas

Pago Quando Puder

Oi! Nós somos o time Pago Quando Puder: especialistas em gambiarras e finanças para te ajudar a lidar melhor com o seu suado dinheirinho!
ilustração de envelope com 1 notificação

Participe do Clube do Corre

E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no email
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no pinterest

    Você pode gostar também

    4 respostas

    1. A Bradesco financiamentos. Colocou meu nome no Serasa por uma conta não creditada o valor exato ela colocou 1.078.86. e tava recebendo 264.15 de 2018 a 2024 o INSS suspendeu. Pq o valor cobrado era de 10.654 86 não depositado na minha conta e ainda bloqueou minha margem e foi confirmado que a conta estava inativa e excluída

      1. Olá, Maria das Dores! A maior recomendação que posso te dar é entrar em contato com a Bradesco Financiamentos e a Serasa o quanto antes para entender a origem desse valor e o que está sendo cobrado. Caso você precise de ajuda para verificar essas informações, a SERASA tem alguns postos físicos, e também atendimento por telefone. Você pode olhar qual a melhor opção para você aqui: https://www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/. Boa sorte!

    2. Eu gostaria de parcelar minhas dividas mas foi no serasa aparece que estou devedoura …mas so na eletro paulo que ja neg o restante esta em diversos cartorio nao sei qual empresa…

      1. Ei Maria de Lourdes! Parabéns por ter dado o primeiro passo para buscar mais informações sobre a sua dívida. No site da SERASA, quando você consulta seu CPF, precisa aparecer todas as informações das dívidas em aberto: qual o credor, data da dívida, valor devido, etc. Caso você precise de ajuda para verificar essas informações, a SERASA tem alguns postos físicos, e também atendimento por telefone. Você pode olhar qual a melhor opção para você aqui: https://www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/. Caso deseje consultar se possui dívidas com o Banco Original, SKY, Banco BMG ou Banco Inter, recomendo que você consulte seu CPF através da Meu Acerto: http://www.meuacerto.com.br

    Queremos saber o que você achou!

    Deixe aqui seu comentário.