Pago Quando Puder
Livros sobre finanças

13 melhores livros sobre educação financeira e finanças pessoais

Começar a cuidar das finanças nem sempre é fácil, mas felizmente hoje existem dezenas de maneiras de obter conhecimento de forma rápida e acessível. 

Uma das principais: os livros sobre o assunto, que nos ajudam a cuidar melhor do nosso dinheiro a partir do ponto de vista de especialistas e pessoas que já estiveram na mesma situação que a gente.

Para guiar seus hábitos financeiros e te ajudar a descobrir o formato mais adequado para gerir o seu dinheiro, selecionamos 13 ótimos livros.  

Cada um deles vai te transmitir ótimos ensinamentos e ajudará a modificar a forma como você entende e se relaciona com as suas finanças.  

1. Pai rico, pai pobre

Um dos maiores best sellers de economia no mundo, “Pai Rico, Pai Pobre” escrito por Robert Kiyosaki é uma obra com dicas que tem se provado eficientes há muito anos.

Dicas essas responsáveis por ajudar a mudar a vida financeira de milhares de pessoas!

Com histórias reais do autor, ele narra o seu crescimento e de todos os aprendizados obtidos com as diferentes experiências de vida do seu pai biológico e do seu mentor financeiro (pai de um amigo de infância).

Através das opiniões polêmicas do livro, é fácil e prazeroso entender os fundamentos de economia usados pelo autor para enriquecer de forma sustentável. 

O conceito de “Pai Rico, Pai Pobre” é simples, mas muito significativo. 

O autor prova em diversas situações que com maior controle e planejamento financeiro a maioria dos problemas do dia a dia podem ser resolvidos com facilidade.

Além disso, é um livro que ensina a desmistificar os conceitos de riqueza, propondo o ensinamento da economia na prática ainda na primeira infância. Tudo isso para criar uma mente milionária desde cedo! 

Por que ler este livro?

Leitura fundamental para todos que sonham em fazer o dinheiro render mais, esta obra é uma boa opção para quem quer começar a entender melhor o universo da economia. 

Com histórias reais que envolvem o leitor, os exemplos ajudam a criar uma mentalidade mais econômica e empreendedora. Tudo isso, para instigar a sua independência financeira!

2. Casais inteligentes enriquecem juntos

Se você quer colocar os seus planos de casal em prática, o mais adequado a se fazer é planejar sua vida financeira em conjunto com seu parceiro ou parceira.

Com mais de 1 milhão de cópias vendidas no país, o livro “Casais inteligentes enriquecem juntos” de Gustavo Cerbasi é um compilado de ensinamentos que lhes ajudam na administração familiar.

Ele, além de escritor de diversos livros, é responsável por um dos blogs de finanças pessoais mais acessados do país.  

O livro trata de maneira leve, um dos maiores problemas de casais: como lidar com o dinheiro. 

Ele foca principalmente no fato que grande parte dos problemas de relacionamento começa com o excesso ou a falta de dinheiro. Mas que é possível ter uma vida feliz e estável com o seu cônjuge em qualquer um desses contextos, desde que ambos estejam dispostos e conscientes. 

Se você concorda com essa afirmação, este livro é para você!

Por que ler este livro?

Pelo simples fato de que ele te ensina os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo, te ajuda a evitar crises financeiras do seu relacionamento, quais investimentos são mais seguros e como implementar uma educação financeira efetiva na vida dos seus filhos. 

Leia “Casais inteligentes enriquecem juntos” principalmente porque, nada é melhor para o seu relacionamento do que ambos felizes e construindo um futuro sustentável.  

3. Me Poupe

Se você se interessa por economia, com certeza já conhece Nathalia Arcuri, a maior influencer de finanças do Brasil. 

Dona do canal de economia “Me Poupe”, a jornalista compilou algumas dicas para montar um guia prático no livro “Me poupe – 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”!   

A linguagem informal e divertida, marca registrada dos vídeos do “Me Poupe”, traz este livro para ainda mais perto da realidade do leitor.

Na obra, Nathalia te ajuda a entender como economizar no dia a dia, como poupar mesmo ganhando pouco e quais são os melhores e piores tipos de investimento. Tudo com exemplos reais e muitas dicas facilmente aplicáveis. 

Por que ler este livro?

Porque ele é educativo e divertido ao mesmo tempo! Se você tem dúvidas de como planejar seu futuro financeiro sem abrir mão dos desejos do presente esta leitura é para você.

A partir das dicas do livro você vai aprender a acabar com os hábitos que prejudicam sua vida financeira, identificando as crenças que sabotam o seu enriquecimento.

4. Quero ficar rico

Com a premissa de te ajudar a pensar como um investidor, o livro “Quero ficar rico” do blogueiro Rafael Seabra te ensina a se programar para fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

Depois de dedicar uma década de sua vida à educação financeira, Rafael compilou informações para provar de forma simplificada, que com conhecimento e disciplina qualquer um pode conquistar a tão esperada independência financeira.

Para ele, os primeiros passos para isso são: conseguir identificar os seus maus hábitos e crenças, aprendendo mais sobre as ferramentas que temos ao nosso dispor e que devemos usar para melhorar a nossa jornada financeira. 

Por que ler este livro?

Se você acha que o seu dinheiro não rende por causa do seu salário, este livro te ajudará a enxergar que nem sempre é assim…

Segundo o próprio autor:

 A verdade é que aquele que não sabe administrar o próprio dinheiro ainda terá problemas mesmo com um aumento de salário”.

Leitura obrigatória para quem quer deixar de lado a preguiça e tirar todas as dúvidas básicas sobre investimento, o “Quero ficar Rico” te ensina os segredos do sucesso para que você alcance todos os seus maiores objetivos financeiros. 

5. Os segredos da mente milionária

Se você já se questionou se os milionários pensam diferente das pessoas de outras classes sociais, para o autor Harv T. Eker a resposta é sim!

No livro “Os segredos da mente milionária” a principal premissa do autor é que é possível enriquecer mudando os seus conceitos sobre dinheiro. Para ele, ou você controla o seu dinheiro ou ele infelizmente controlará você.

Com exemplos de sua história pessoal e aprendizados obtidos com algumas de suas decepções, Eker mostra em dados como a mudança na forma com que ele geria o dinheiro transformou sua condição financeira. 

Por que ler este livro?

Se te falta autoestima financeira, esse livro vai mudar a sua vida!  

Provando de forma didática que os gastos excessivos dizem mais sobre a sua falta de satisfação pessoal e profissional do que sobre a sua necessidade de comprar, esta obra foi feita para reverter o seu mindset.  

Se você quer aprender a ter mais prazer no seu trabalho e a cobrar por resultados ao invés de horas trabalhadas, esse livro também é super indicado. Principalmente porque, aumentar seu patrimônio será tão importante quanto obter sua satisfação e autoestima

6. Adeus, aposentadoria

A aposentadoria é hoje um dos assuntos que mais preocupam os brasileiros. 

Se você faz parte desse grupo, por que não garantir o seu futuro de forma mais segura? Essa é a proposta central do livro “Adeus, aposentadoria”, do autor Gustavo Cerbasi.  

Manter um padrão de vida quando você se aposenta pode ser muito difícil, ainda mais contando apenas com os benefícios da previdência. 

Para mudar esse cenário, o autor cria no livro uma série de argumentos e dicas para te ajudar a poupar e criar uma boa reserva para o futuro. 

“Adeus, aposentadoria” apresenta a realidade do cenário econômico do país, com uma proposta acessível de gestão de finanças para que você possa impulsionar a sua própria história.

Por que ler este livro?

Porque a hora de pensar no futuro é agora!

Analisar os modelos de aposentadoria que funcionam bem na sua realidade e aprender a administrar as suas finanças não é mais uma opção. E o livro vai te ajudar com isso.

Com ele, você entende como criar um bom relacionamento com seu dinheiro e se prepara para ter uma base financeira sólida, já pensando no período em que você mais precisará.

7. Como ganhar mais com o seu dinheiro

Com mais de 20 anos no mercado financeiro, o jornalista Mauro Halfeld ficou conhecido por suas dicas econômicas com uma linguagem mais direta e simples.

No livro “Como ganhar mais com seu dinheiro” ele ensina os seus leitores a poupar para suas aposentadorias, imóveis, fundos de ações e investimentos pessoais.  

Sabe o que é melhor? Tudo em um formato inovador. 

O livro é um compilado de dúvidas e comentários dos seus ouvintes feitos no seu programa de rádio.

Com as dicas do livro você aprende a colocar ordem na economia doméstica, a fazer aplicações mais inteligentes e a administrar seus planos para concretizar suas metas.

Por que ler este livro?

Pois a conexão com a fala do autor ajuda muito! Com uma linguagem diferente dos demais livros, “Como ganhar mais com seu dinheiro” é mais direto e simples.

No modelo jornalístico de pergunta e resposta, o autor consegue se aprofundar e ao mesmo tempo desmistificar dúvidas cotidianas. Ótima pedida para quem quer começar a ler livros sobre finanças

8. Saiba mais para gastar menos

Se você já ouviu falar que conhecimento é poder, prepare-se para ter certeza que essa afirmação é real!

No livro “Saiba mais para gastar menos”, da autora Elaine Toledo, você aprende a desenvolver a sua inteligência financeira para aprender a economizar. Sempre tendo como máxima que você tem que gastar menos, para o seu salário render mais. 

Por que ler este livro?

Uma reeducação financeira é a base para se ter mais estabilidade no seu dia a dia. Se infelizmente você já se encontra em uma situação difícil, este livro também pode te ajudar a reverter este cenário.

No “Saiba mais para gastar menos” você aprender a ter uma vida financeira mais responsável, simples e sustentável, mudando pequenos hábitos do seu dia a dia.

9. O homem mais rico da Babilônia

Um clássico das finanças, o livro “O Homem mais rico da Babilônia”, de George S. Clason, foi escrito para te ajudar a multiplicar sua riqueza.

Com fortes inspirações na sabedoria dos antigos povos babilônicos, ele conta a história dos homens muito ricos daquela época, que mesmo em um território extremamente pobre de recursos naturais, conseguiram prosperar.

Se você está embarcando em uma jornada de aprendizado, esse livro tem ótimas lições. Ele ensina a pensar com sabedoria, sempre priorizando a busca de conhecimento e o engrandecimento profissional.

Por que ler este livro?

Se você quer conselhos de como projetar uma vida financeira saudável para o futuro, não gastando seus recursos quando não for necessário, esse livro é uma excelente lição de vida. 

Ele também te ajuda a entender a importância da pontualidade no pagamento de dívidas, porque não quebrar acordos e como usar o conhecimento para cuidar do seu bolso.

10. Terapia financeira

Resultado de uma vida inteira de observações do comportamento humano, o livro ‘‘Terapia Financeira”, de Reinaldo Domingos, apresenta a metodologia que ele desenvolveu para estruturar finanças.

Ao longo de seus estudos, o autor constatou que, infelizmente, grande parte das gerações passadas não aprenderam a lidar corretamente com dinheiro

Esse ponto de vista e o descontrole financeiro foi passado para frente, mas felizmente pode ser modificado e melhorado.

Visando corrigir isso, o autor reuniu no livro as dicas que ele utilizou para conquistar sua independência financeira.  

Com um aprofundamento na metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) ele traça nos capítulos, estratégias para impulsionar a vida financeira dos leitores.

Por que ler este livro?

Esse livro é para todos aqueles que ainda tem dúvidas de como priorizar projetos. 

Na visão do autor a educação financeira vai além dos livros e diz muito sobre a estrutura social no qual a pessoa está inserida. E ele prova isso analisando o comportamento das pessoas ao lidar com dinheiro. 

O que torna o aprendizado ainda mais fácil e prático.

11. Dinheiro é um santo remédio

Conrado Navarro e André Massaro prometem um formato transformador de lidar com suas finanças em “Dinheiro É Um Santo Remédio”.

Focado em converter até os mais céticos e menos preocupados com a vida financeira, o livro traça semelhanças e comparações bem vindas entre a saúde física (medicina) e o bem estar financeiro

Tudo isso para te tirar da zona de conforto e instigar a sua preocupação com a sua conta bancária.

Por que ler este livro?

Se você não gosta de falar sobre dinheiro, esse livro é um bom lugar para começar a se informar melhor. 

Com a promessa de um plano infalível projetado especialmente para te ajudar enriquecer, ele pode ter a receita perfeita para um bom desafio econômico, te ajudando a entender como cuidar melhor do seu dinheiro da mesma maneira que você busca — ou deveria — cuidar da saúde.

12. Como organizar sua vida financeira

É extremamente difícil criar apenas um diagnóstico financeiro que se encaixe com perfeição em todas as realidades sociais. E é neste aspecto que “Como organizar sua vida financeira” se destaca. 

Mais um de Gustavo Cerbasi, o livro segmenta estratégias de acordo com pontos em comum entre grupos. Estratégias essas, com recortes como: 

  • idade;
  • ambições;
  • bens;
  • despesas fixas;
  • planejamento para o futuro. 

O guia detalhado vai além, e se propõe a esclarecer dúvidas de organização doméstica e planejamento familiar. Exemplo: imposto de renda, tipos de investimento, administração de dívidas e etc. 

Por que ler este livro?

Fazer escolhas financeiras com mais consciência é mais fácil quando você é guiado. E esse livro é um ótimo norte para começar a pensar estrategicamente. 

Com “Como organizar sua vida financeira” você pode aprender sobre assuntos cotidianos, com um recorte já pensado perfeitamente para se encaixar na realidade da sua família. 

13. A mente acima do dinheiro

Somos diariamente influenciados por nossas emoções. E quando se trata de finanças não é diferente. 

É muito comum que sempre tenha um embate entre razão e sonhos em nosso planejamento financeiro.

O livro “A Mente acima do Dinheiro” de Brad e Ted Klontz é um estudo psicológico que te ajuda a separar e priorizar essas necessidades. 

Usando seus muitos anos de análise do comportamento humano, os autores citam os principais problemas mentais relacionados ao consumo e te ajuda a minimizar as disfunções causadas por eles. 

Para te ajudar, o livro mostra casos que te provam que você não está sozinho nas dificuldades econômicas. Esse apoio te dá base para entender como melhorar seu orçamento mensal. 

Por que ler este livro?

O dinheiro é fundamental, mas ele não precisa ditar nem controlar a sua vida. 

Se você sente que a ansiedade tem guiado as suas escolhas financeira e atrapalhado a sua vida, essa é uma ótima obra para te ajudar a voltar a ter controle emocional das suas contas

Se interessou? 

Lembre-se sempre que conhecimento é um investimento e não um gasto. 

Só por meio de uma boa educação financeira você conseguirá priorizar os seus projetos e colocar em prática os seus maiores sonhos. 

E se você quiser começar com conteúdos mais acessíveis, pode dar uma olhada no nosso conteúdo sobre os melhores blogs de finanças!

O importante é começar!

Carol Andrade

Acredito na comunicação como maior instrumento educacional. Por isso, como jornalista, amo consumir e criar conteúdo para ajudar a democratizar as informações.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!