fbpx

>

>

Itapeva cobrança: Tudo sobre a recuperadora de crédito

Itapeva cobrança: Tudo sobre a recuperadora de crédito

Tempo de leitura: 5 minutos

Você nunca adquiriu um produto ou serviço com a Itapeva e, mesmo assim, você descobriu que tem uma dívida com a empresa? Não se preocupe! Nós vamos te explicar por que isso pode ter acontecido. Se você não tem dívidas e apenas tem interesse em saber mais sobre a Itapeva, também está no lugar certo.

Confira abaixo tudo o que a gente sabe sobre uma das maiores empresas de gestão e recuperação de crédito do país.

O que é a Itapeva?

Uma das principais empresas de gestão e recuperação de crédito do país, a Itapeva gerencia e compra dívidas adquiridas com outras instituições financeiras, sejam bancos ou empresas de outros ramos de atuação.

A Itapeva já tem mais de 10 anos de atuação no mercado e faz parte de um grupo empresarial presente em 17 países. Na lista de parceiros que venderam dívidas para a empresa estão nomes de grandes instituições brasileiras, como Bradesco, Santander e Pernambucanas.

Essa venda de dívidas acontece por meio de uma operação denominada cessão de crédito, que é regulamentada pela legislação brasileira e é mais comum do que você deve imaginar.

Como funciona a cessão de crédito (venda de dívida)?

Quando você tem uma dívida com um banco ou qualquer outra instituição — independentemente do ramo de atuação —, existe a chance de sua dívida ser vendida para outra empresa, que seja mais especializada em cobrança e recuperação de crédito. 

Essa transação é denominada cessão de crédito, que é regulada pelo Código Civil Brasileiro, nos seus artigos 286 a 298.

É importante que você saiba que, na cessão de crédito, nada muda para o cliente com relação à dívida, que continua tendo as mesmas condições do contrato original. A única diferença é que, depois da cessão, o consumidor passa a dever para a empresa que comprou a dívida e não mais para a instituição com a qual obteve o débito.

Isso significa que a empresa que compra o crédito tem o direito legal de realizar a cobrança da dívida e tem autorização, inclusive, para incluir o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, bem como realizar ações de cobrança judiciais e extrajudiciais.

Por isso, se você consultar se está com alguma dívida em aberto em empresas especializadas, ao invés de ver o nome do seu credor original, ou seja, aquele onde a dívida foi feita, você pode ver empresas como a Itapeva.

Além da Itapeva, o Brasil conta com outras empresas especializadas em recuperação de crédito, como é o caso da Recovery, que foi fundada na Argentina em 2000 e atua em território brasileiro desde 2006.

Quais dívidas podem ser negociadas com a Itapeva?

Como dissemos, a Itapeva atua comprando dívidas de outras instituições financeiras, sejam bancos ou outras empresas. Atualmente, as principais empresas que contam com dívidas compradas pela Itapeva são:

  • Bradesco
  • Santander
  • Pernambucanas
  • Losango
  • Caixa
  • Marisa
  • SoroCred
  • BV
  • Mercantil do Brasil
  • Banco PAN

Tem dívida com algumas dessas instituições? Clique na imagem abaixo e confira se ela está disponível para negociação junto à Itapeva.

banner azul com o texto consulte sua dívida gratuitamente com a itapeva. Abaixo a logo da Itapeva e ao lado um botão verde com o texto Consultar dívida

Caso você tenha adquirido produtos ou serviços com alguma dessas empresas e tenha uma dívida em aberto, você pode consultar se sua dívida está disponível para negociação com a Itapeva. 

E mesmo que não tenha se relacionado com nenhuma dessas empresas, vale a pena acessar a página e consultar seu CPF para conferir se tem alguma dívida com a Itapeva — a lista das empresas das quais a Itapeva adquiriu dívidas é bem extensa e você pode estar em débito com a instituição sem nem saber disso.

Estou recebendo cobrança da Itapeva. E agora?

Agora que você já conhece a Itapeva e entende que essa cessão de créditos é permitida pela legislação, sabe que sua dívida ter sido comprada pela empresa não é motivo de preocupação. 

O que você precisa fazer é checar os detalhes do seu débito e entender quais são as condições para negociá-lo.

Ah, e vale lembrar: existem muitas dúvidas em relação à possibilidade de uma dívida caducar ou prescrever. Você pode conferir esse conteúdo completo sobre o assunto, mas podemos te adiantar: uma dívida nunca deixa de existir até que você quite a pendência.

Portanto, mesmo que sua dívida seja muito antiga, você precisa pagá-la para se livrar das ligações de cobrança. A boa notícia é que você pode aproveitar as condições flexíveis de negociação comumente oferecidas por empresas de recuperação de crédito, como a Itapeva, para ficar livre dessa pendência.

Outro ponto importante que você precisa ter em mente é que você pode receber, a qualquer momento, mensagens de cobrança por parte da empresa, seja via ligação, e-mail, SMS ou outros canais. Para ter acesso a informações da dívida e negociar o seu débito, você deverá passar algumas informações pessoais, como o número do seu CPF.

Em uma ligação de cobrança, por exemplo, a confirmação do CPF é importante para garantir que as informações estão sendo passadas para a pessoa certa, uma vez que os dados a serem informados são sigilosos e esse sigilo não pode ser quebrado.

Como negociar a minha dívida com a Itapeva?

A melhor notícia deste post vem agora. O contato com empresas de gestão e recuperação de créditos, como a Itapeva, pode ser muito interessante para quem tem dívidas em aberto, já que costumam ser oferecidas condições flexíveis de negociação.

Nesse cenário, geralmente é possível negociar sua dívida com descontos atrativos e de forma parcelada, com valores que cabem no seu bolso. Também é possível escolher a data de pagamento da primeira e das demais parcelas, o que te ajuda a definir como e quando pode pagar.

O processo de negociação da sua dívida com a Itapeva pode ser feito 100% online, de forma rápida e simples. Confira o passo a passo:

1º passo

Entre no Portal de Negociação da Itapeva e faça seu cadastro.

2º passo

Com o cadastro feito, você acessa as informações da sua dívida e confere as opções de negociação disponíveis para você.

Aqui, você precisa informar o valor total que você gostaria de pagar para quitar sua pendência, quanto você pode pagar por mês e se você pode ou não dar um valor maior de entrada — dar uma entrada maior costuma ser uma ótima alternativa para se livrar da sua dívida ainda mais rápido.

Por último, você precisa informar quando pode realizar o primeiro pagamento — caso seu acordo seja parcelado, a data de vencimento escolhida será a mesma todos os meses. 

3º passo

Quando você chegar em um acordo que seja vantajoso para você, basta você aceitar a proposta e se organizar para fazer o pagamento do primeiro boleto. Ah, e o melhor: logo após o pagamento deste primeiro boleto, seu nome é retirado da lista de negativados dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

4º passo

Tão importante quanto negociar sua dívida é manter seu acordo em dia. É fundamental que você se organize para pagar os boletos da sua negociação, mensalmente, dentro da data de vencimento. Aqui, no Pago Quando Puder, você pode conferir várias dicas para manter sua vida financeira organizada.

Como entrar em contato com a Itapeva?

Você pode entrar em contato com a Itapeva, por meio de um dos canais de atendimento disponibilizados ao público:

Pronto! Depois de ler tudo isso, você já sabe tudo o que precisa sobre a Itapeva e tem todas as informações necessárias para consultar se tem dívida com a empresa — e negociá-la, caso a pendência exista.

Ficou alguma dúvida? Comenta aí!

Tags relacionadas

Pago Quando Puder

Oi! Nós somos o time Pago Quando Puder: especialistas em gambiarras e finanças para te ajudar a lidar melhor com o seu suado dinheirinho!
ilustração de envelope com 1 notificação

Participe do Clube do Corre

E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no email
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no pinterest

    Você pode gostar também

    Queremos saber o que você achou!

    Deixe aqui seu comentário.