Pago Quando Puder
gerar-boleto-aplicativo

Passo a passo para gerar um boleto no aplicativo do banco

Quem diria que os bancos nos forneceriam tantos recursos práticos com o uso da tecnologia, não é verdade? 

Hoje em dia, podemos fazer diversas movimentações financeiras de um jeito bem rápido, simples e, muitas vezes, sem pagar nada, como gerar boleto pelo app

Sabia que isso é possível? Instituições que trabalham com contas digitais, como o Nubank, Banco Original e o Banco Inter, já oferecem essa modalidade aos seus clientes. 

Ok, mas para quê seria útil a emissão de um boleto e o que eu posso fazer com isso? Continue a leitura e descubra uma série de vantagens, que podem ir muito além do que você já imagina!

Por que pode ser útil gerar boleto? 

Quando falamos em gerar boleto pelo app, muitas pessoas podem entender que só existe o recurso de gerar a fatura do cartão de crédito

Sim, essa funcionalidade existe nos apps da maioria dos bancos e é super prática para ajudar os usuários a pagarem seus boletos — principalmente para quem não recebe a fatura pelo correio.

Porém, o foco deste artigo é a geração de boletos para que o dinheiro caia na sua conta corrente, ok? Ou seja, é como se fosse uma ordem de pagamento em que você mesmo pode pagar, ou qualquer outra pessoa, e o dinheiro fica disponível na sua conta.

Ao gerar um boleto no aplicativo do seu banco, você pode usá-lo para:

Depósito em conta

Sabe aquela trabalheira que você tinha quando precisava depositar dinheiro na sua conta? 

Sacar de um outro banco, ir à agência, preencher o envelope, fazer o depósito e aguardar alguns dias até o dinheiro ser efetivamente depositado?

Isso ficou para trás!

Através da geração de um boleto, você pode depositar dinheiro na sua conta diretamente da sua casa, do ônibus, no trabalho…

Cobrar pela prestação de serviços

Outra vantagem muito útil desse recurso é a possibilidade de emitir boletos para enviar a um cliente, como uma ordem de pagamento. 

Assim, o pagador não precisa arcar com taxas por transferência ou outras movimentações bancárias.

Após gerar o boleto, você pode enviar o arquivo completo ou apenas os números do código de barras via e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

É bem profissional, né? Emitir boleto é uma facilidade e um diferencial que você pode apresentar para seus clientes!

Cobrar um amigo ou alguém para te pagar algo

Saiu para a balada e teve de pagar a conta de um amigo que esqueceu a carteira em casa? Não se preocupe! Entendendo como gerar o boleto pelo app, você pode cobrar essa pessoa de um jeito que não se sinta constrangido. É só enviar o código de barras para pagamento pelo WhatsApp dela! 

É fácil, prático e uma grande ajuda, certo? Afinal, você poderia demorar muito mais tempo para receber o dinheiro de volta, caso fosse necessário encontrar pessoalmente para que o pagamento fosse feito em dinheiro.

finanças-pessoais

Quais bancos permitem a criação de boleto e qual é o passo a passo para cada um deles?

A maioria dos bancos já oferece essa funcionalidade aos clientes, principalmente as instituições financeiras que são 100% digitais. Selecionamos os principais bancos e fizemos um passo a passo de como gerar o seu boleto. Acompanhe!

Banco Inter

A vantagem do Banco Inter é que você pode programar os boletos colocando as datas de vencimento à sua escolha. Entre no app, vá ao Menu e:

  1. clique em “Depósito por boleto”;
  2. digite o valor a ser cobrado no boleto e a data para pagamento;
  3. clique em “Continuar”.

Prontinho! O sistema gera um PDF (arquivo para pagamento) automático, que será enviado para o seu e-mail. 

Se preferir, você pode copiar o código de barras para compartilhá-lo diretamente, ou para pagá-lo usando um outro aplicativo de banco que você usa.

Nubank

Ao contrário do Inter, o Nubank não permite a escolha de uma data de vencimento para o boleto. O sistema programa automaticamente a data do próximo dia útil para pagamento.

O banco, inclusive, informa que o recurso (de poder escolher a data de vencimento) está em fase de implantação e na sua lista de melhorias.

Para gerar o boleto no app do Nubank, vá aos quadrinhos (no rodapé) do Menu, onde tem as opções “Pagar”, “Transferir”, etc, e encontre o botão “Depositar”. Vão aparecer três opções:

  1. clique na primeira delas, que é “Gerar um boleto de depósito”; 
  2. informe o valor a ser recebido e gere o boleto;
  3. copie e cole o código de barras ou envie para o seu e-mail.

Bem fácil, né?

Banco Original

Vá ao app do banco Original e, no menu, role a barrinha para baixo até encontrar a opção “Depósitos”; ela fica bem no final da lista. Vá na opção “Depósito em dinheiro” e:

  1. digite o valor do depósito a ser recebido;
  2. escolha uma data para vencimento entre os dias úteis;
  3. digite algo para referência (como um lembrete sobre o motivo do boleto) no campo “Identificação”;
  4. clique em gerar boleto;
  5. o sistema vai pedir confirmação e você deve clicar em “Sim, confirmar boleto”.

Pronto! Boleto gerado, e você pode copiar o código de barras para pagamento, ou compartilhá-lo pelo Whatsapp ou por e-mail.

Ressaltamos que esses três bancos não cobram tarifas pela geração de boletos. Os dias necessários para compensação, ou seja, para o dinheiro cair na sua conta, variam entre 1 e 3 dias úteis.

Quais são os benefícios desse serviço?

Além de ser um recurso bem simples de ser utilizado — afinal, o principal objetivo dos bancos digitais é facilitar a vida das pessoas —, gerar boleto traz vantagens diversas.

Entre elas, a praticidade em receber ou depositar dinheiro na própria conta e não ter que ir ao banco e enfrentar filas, além de ser uma alternativa segura e cômoda para receber dinheiro na conta corrente.

Dicas para usar melhor a funcionalidade 

Lembre-se da facilidade desse recurso sempre que precisar cobrar um amigo ou quando precisar pedir uma transferência para uma pessoa que te deve.

O melhor disso é que ninguém paga nada a mais pelas transferências, já que as instituições não cobram nada de quem realiza o pagamento de boletos.

Além disso, atente-se à quantidade de boletos que o seu banco permite que sejam gerados, gratuitamente, por mês! Nem todos os bancos permitem a geração ilimitada de boletos. Verifique qual o limite para o seu tipo de conta!

Também é importante prestar atenção às datas de vencimento escolhidas. Combine com o pagador qual será um bom dia para pagamento, para evitar que você precise gerar mais de um boleto devido ao esquecimento ou outro problema com a data estabelecida.

Percebeu como é muito simples gerar seu boleto pelo app dos bancos? Geralmente, os recursos são bem intuitivos e descomplicados de serem utilizados. Não deixe de aproveitar essa facilidade!

Para receber semanalmente dicas incríveis como essa, deixe seu e-mail abaixo:

Avatar

Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!