fbpx

>

>

Como ganhar dinheiro respondendo pesquisas?

Como ganhar dinheiro respondendo pesquisas?

Tempo de leitura: 18 minutos

Imagine se, antigamente, as pessoas pudessem fazer uma renda extra no conforto de casa, comentando sobre produtos e serviços apenas utilizando o celular? No passado isso era inimaginável, mas saiba que atualmente você pode ganhar dinheiro respondendo pesquisas pela internet

Ou seja: você dá a sua opinião e ainda ganha por isso! Então, curta o privilégio de pertencer à era em que tudo é feito pelo smartphone! Ou você é do time que desconfia de tudo que parece bom demais para ser verdade? 

Independentemente da sua posição, não se preocupe: nós fizemos uma análise detalhada para tirar todas as suas dúvidas e vamos indicar os melhores sites de pesquisas remuneradas. 

Não perca esta leitura porque, ao final dela, você pode perceber que encontrou uma boa forma de ganhar dinheiro online e complementar os seus ganhos. Aproveite!

Como funciona esse jeito de ganhar dinheiro extra?

De forma resumida, o interessado em ganhar dinheiro respondendo perguntas se cadastra nos sites ou apps especializados nesse tipo de atividade, preenche os dados para o sistema identificar o perfil, responde às pesquisas disponíveis, acumula pontos e troca por dinheiro ou recompensas.

Recompensas? Como assim?

Saiba que existem sites que adotam outras formas de gratificar os usuários e, ao juntar a quantidade de pontos ideal, em vez de dinheiro a pessoa pode trocar por vantagens diversas, como assinaturas em aplicativos, jogos e compras em lojas parceiras, entre outras.

Mas por que as empresas fazem essas pesquisas?

O objetivo desse trabalho é avaliar os produtos, serviços e o atendimento das empresas, incluindo a satisfação dos clientes com a marca e a possibilidade de desenvolver novos negócios.

Assim, essas companhias conseguirão aprimorar seus serviços de acordo com a opinião dos clientes por meio das suas sugestões, reclamações e dicas. Por isso, é importante ter responsabilidade na hora de responder às perguntas.

Funciona como uma pesquisa de mercado online. Antigamente, as empresas responsáveis por esse tipo de trabalho convidavam pessoas de perfis diferentes para comparecerem em determinado local para fazer essas avaliações, de forma presencial.

O que mudou é o formato com que esses questionários são feitos: agora, pela internet. Isso garante mais agilidade na otimização de dados para essas instituições utilizarem a favor dos seus negócios.

Que tipo de perguntas são feitas?

Imagine que uma marca de laticínios acabou de lançar uma nova linha de iogurte e ela tem uma cartela de sabores: morango, coco, frutas vermelhas e banana. 

Para perceber se o produto será bem aceito no mercado, essa organização envia um questionário para identificar quem já consumiu o iogurte e essas pessoas fazem a avaliação.

Então, nessa pesquisa podem ser perguntadas questões como: 

  • qual sabor você gostou mais e por quê?
  • Qual sabor você gostou menos? Relate o que não gostou;
  • o que achou da consistência do produto?
  • Você indicaria a produção de outro sabor além dos apresentados?

Por isso, para responder a muitas dessas pesquisas é necessário que o cliente já conheça a marca e o produto ou serviço. Mas existem também aquelas que têm o objetivo de avaliar tendências de consumo.

Assim, por meio dos formulários elas conseguem entender o que os usuários preferem ou têm necessidade naquele momento e planejam novas ações para atingir o seu público.

Então, cada empresa especializada nesse tipo de pesquisa costuma trabalhar com organizações de nichos específicos ou variados, como telefonia, varejo, setor automobilístico, setor alimentício, farmácias e indústrias, entre outros. 

E se você buscava por formas de ganhar dinheiro na internet e está gostando da ideia, pode até se cadastrar em vários sites, se preferir. Mas vá com calma, pois nem todos eles são confiáveis, ok? Adiante, você vai conferir os mais recomendados.

Antes, queremos te mostrar os prós e contras de investir seu tempo nesse tipo de trabalho, pois, como você já sabe, aqui a gente quer que você alcance sua liberdade financeira, mas nem por isso deixamos de mostrar os dois lados da moeda, certo?

Quais são os pontos positivos das pesquisas remuneradas? 

Só de falar na possibilidade de ganhar uma renda extra, já é uma boa ideia. Agora, saber que os sites não cobram nada por isso — como cursos ou treinamentos — é melhor ainda. 

Não é preciso ter uma estrutura para responder às pesquisas e muito menos investir dinheiro. Inclusive, esse é um alerta caso você se depare com empresas que pedem algum tipo de investimento para começar.

Todos os sites que observamos oferecem inscrição gratuita. Por isso, apenas com seu smartphone ou computador, acesso à internet e tempo você já consegue se cadastrar para executar a atividade. Esse é apenas um dos pontos positivos, mas não acaba aí.

É uma chance de conseguir renda extra nas horas vagas

Está com tempo e quer aproveitá-lo para ganhar uma graninha? Responder pesquisas pode ser uma boa ideia, e o melhor: no conforto da sua casa. Assim, você concilia o seu trabalho com essa atividade e consegue acelerar a realização de algumas metas.

A maioria das empresas paga em moedas estrangeiras

Esse pode ser considerado um ponto muito vantajoso, já que moedas como dólar e euro — que são as mais utilizadas pela maioria dos sites — valem bem mais que o real. Então, quando convertida a moeda, seu dinheiro valerá mais

Isso deve ser considerado antes de fazer seu cadastro em plataformas de pesquisas remuneradas, pois também influenciará o mínimo para resgate, já que o valor mudará após a conversão. 

Normalmente, a conversão é feita pelo próprio app de recebimento e, geralmente, são aplicadas taxas para esse serviço. Mesmo com as taxas, podemos dizer que é um ponto positivo porque costumam ser porcentagens pequenas.

Porém, se você não tem interesse em receber em outras moedas, é importante observar os critérios do site. Veja como funciona a troca de pontos e de conversão do dinheiro antes de se inscrever para não ter surpresas.

É uma forma de contribuir com a melhoria da prestação de serviço das marcas

Não pense que esse é um trabalho irrelevante ou que os dados não são utilizados para nada, pois isso não é verdade. 

As companhias utilizam as informações para embasar estudos sérios que promovem melhorias para os próprios consumidores. Então, seu papel será de grande importância.

E os pontos negativos?

Como nada é um mar de rosas, existe também um lado que não é tão bom assim. Vamos apontá-los aqui para você não enfrentar imprevistos ao se cadastrar em algum portal e poder se preparar para os impasses abaixo!

Você precisa ter tempo e paciência 

Tenha em mente que esse tipo de trabalho exige tempo e dedicação para preencher os formulários com questões pessoais e as pesquisas em si, que podem ser extensas.

O cadastro de perguntas sobre você serve tanto como uma forma de se inscrever na plataforma e a empresa ter os seus dados na base de respondentes para enviar seus pagamentos, quanto para que as pesquisas possam ser mais bem direcionadas de acordo com o seu perfil.

Por exemplo: existem sites em que você precisa avaliar eletrodomésticos. Se você é uma pessoa que não utiliza esses recursos, dificilmente receberá uma pesquisa desse tipo, já que não terá conhecimento suficiente para responder às questões que precisam ser avaliadas.

Por isso, tenha muita atenção na hora de responder ao questionário pessoal para que as pesquisas sejam respondidas com o máximo de responsabilidade e você não fique sem trabalho.

Saiba que ouvimos relatos de pessoas que ficaram, em média, entre 10 e 30 minutos respondendo a uma mesma pesquisa. 

Porém, vale ressaltar que isso varia de avaliação para avaliação. Se você tem paciência e disposição, esse tipo de trabalho pode ser uma boa ideia.

O dinheiro não cai na hora

Outro ponto negativo que você precisa saber é que, na maioria das vezes, você não terá dinheiro de forma rápida

Isso acontece porque cada site trabalha com uma forma diferente de remuneração e, geralmente, você precisa acumular muitos pontos para conseguir trocar por dinheiro ou recompensas. E isso pode demorar um bom tempo. 

Exemplo: se uma pesquisa remunera os participantes em R$ 8 e o valor mínimo para saque é de R$ 100, você precisará responder a vários outros questionários até acumular o suficiente para conseguir sacar. E isso nem leva ao próximo ponto.

Nem sempre terão pesquisas disponíveis para responder

Esse fator está diretamente relacionado à impossibilidade de sacar o dinheiro de forma rápida, pois nem sempre terão pesquisas disponíveis no momento em que você entrar na plataforma, ou mesmo compatíveis com o seu perfil.

Pode ser que uma campanha seja lançada na parte da manhã, por exemplo, e se você acessar a plataforma ou o app à tarde, muito provavelmente ela não estará mais disponível porque outras pessoas chegaram na sua frente.

Nem sempre você terá o perfil compatível com as pesquisas

Ainda existem os casos em que você poderá não se encaixar no perfil de determinadas pesquisas realizadas no momento, pois, como dissemos anteriormente, elas podem ser bem segmentadas.

Por isso, sempre que possível, fique de olho no site e no seu e-mail para não perder as oportunidades disponíveis e direcionadas a você.

Contamos aqui os pontos negativos, mas não desanime. Assim como em todo trabalho, existem os ônus e os bônus. E se você chegou até aqui, por que não conferir os sites mais relevantes para ganhar um dinheiro extra?

21 sites confiáveis de pesquisas pagas

Existem muitas empresas pelo mercado de pesquisas remuneradas online, e um ponto em comum entre elas é a utilização do PayPal — carteira digital para realizar transações, como pagamentos e compras virtuais — como meio de remuneração aos usuários.

Selecionamos os sites mais confiáveis e explicamos como cada um funciona para você avaliar e escolher os mais interessantes.

1. Toluna Influencers

O Toluna foi um dos sites mais citados pelos usuários nas buscas que fizemos sobre as melhores empresas. E não é à toa: a plataforma é uma das mais antigas no mercado e as pesquisas são simples de responder, de acordo com relatos.

Ele remunera em três situações:

  • quando você responde às perguntas;
  • quando indica amigos para a plataforma; 
  • quando produz conteúdos para o site. 

A organização estimula os usuários a ganharem mais pontos participando da comunidade e interagindo com os jogos do site. Além disso, os participantes concorrem a sorteios mensais, o que garante mais benefícios. 

A companhia faz parte do Toluna Group, que é uma empresa global, com atuação em mais de 50 países e que reúne mais de 21 milhões de usuários. 

Veja como funciona o fluxo de trabalho com a empresa:

  1. Cadastro: gratuito no site ou app disponível tanto para IOS quanto para Android. O participante já recebe 500 pontos pela inscrição;
  2. Recompensas: dinheiro via PayPal, cartão presente em lojas como Centauro, Americanas e Submarino, entre outras;
  3. Valor das pesquisas: as pesquisas padrão variam entre 1 mil e 5 mil pontos; já as pesquisas rápidas oferecem 15 pontos;
  4. Valor para resgate: se preferir sacar o dinheiro, o usuário deverá ter acumulado o saldo mínimo de 69 mil pontos, que equivale a R$ 40. Porém, com pontuações menores já é possível resgatar prêmios, como vale-presentes em lojas parceiras.

2. Inside Brasil

Ao contrário da maioria das empresas listadas aqui — e você vai confirmar isso ao longo do texto —, a Inside Brasil é uma empresa brasileira, localizada na cidade de São Paulo.

De acordo com os usuários, a remuneração acontece depois de sete dias após a pesquisa ser preenchida. Uma equipe especializada avalia o formulário com o objetivo de identificar se houve algum tipo de fraude nas respostas e isso pode levar até sete dias. 

Só após validada a pesquisa é que o valor da remuneração é enviado para a conta do PayPal. Confira o processo para participar e desfrutar dos recursos da plataforma:

  1. Cadastro: gratuito, pelo site
  2. Recompensas: somente dinheiro, via PayPal;
  3. Valor das pesquisas: varia entre R$ 0,50 e R$ 20,00; 
  4. Valor para resgate: não há necessidade de acumular um mínimo para saque. Ou seja: recebendo qualquer valor de pesquisa, ele já estará disponível para resgate na sua carteira digital.

3. LifePoints

Abrindo um pouco mais o campo de pesquisas remuneradas, a Life Points vai além: também realiza mini enquetes, testes de produtos e diversos outros tipos de coletas de dados para ajudar no crescimento de negócios. Veja como funciona:

  1. Cadastro: gratuito, pelo site;
  2. Recompensas: dinheiro, via PayPal (em dólar), cartões presentes em lojas como Netshoes, C&A, Livraria Saraiva e Tok&Stok e doações para instituições de caridade;
  3. Valor das pesquisas: varia de acordo com o projeto e são informados no e-mail de convite ao usuário;
  4. Valor para resgate: a partir de 1.917 pontos, que equivalem a US$ 5 (5 dólares).

4. MarketAgent

Outro site muito conhecido entre os pesquisadores é o MarketAgent, que promete cadastro simples e comissão por indicação de amigos. 

É uma plataforma bastante intuitiva e de fácil acesso às informações. Entre suas vantagens podemos citar a permissão de acesso às pesquisas para pessoas acima de 14 anos. É uma boa forma de os adolescentes darem seus primeiros passos na vida financeira.

Para entrar na plataforma e conhecê-la a fundo, veja a lista abaixo:

  1. Cadastro: gratuito e pode ser feito pelo site ou pelo app para IOS ou Android. Ao se cadastrar, o usuário recebe 50 pontos;
  2. Recompensas: dinheiro, via PayPal, ou pode ser convertido em doações para instituições beneficentes;
  3. Valor das pesquisas: varia de acordo com cada projeto;
  4. Valor para resgate: para resgate do dinheiro, o mínimo são 800 pontos, que equivalem a cerca de R$ 34. Para doações, o mínimo são 200 pontos, que se aproximam de R$ 8.


5. Qualibest

O Qualibest é filiado à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e funciona de forma um pouco diferente das anteriores. 

Aqui, à medida que o usuário participa das pesquisas ele acumula “Q´s”, que são pontos para trocar por produtos da própria plataforma.

Por isso, reforçamos que, se o seu intuito é receber apenas dinheiro em espécie, esse site pode não ser o ideal para você. Mas isso não quer dizer que as recompensas também não sejam vantajosas. Pelo contrário!

Navegando pelo site, você se depara com depoimentos de pessoas que receberam iPhones, aparelhos de ginástica, brinquedos e diversos outros produtos. 

Para fazer o seu cadastro, o processo é simples:

  1. Cadastro: gratuito, pelo site;
  2. Recompensas: apenas produtos do site;
  3. Valor das pesquisas: cada pesquisa tem uma pontuação em “Q´s”, cujos valores variam de acordo com sua complexidade;
  4. Valor para resgate: não existe uma política para saldo mínimo. Ou seja: cada produto tem uma pontuação específica de “Q´s”, por isso, ao acumular o montante ideal para trocar pelo produto que deseja, a recompensa já poderá ser retirada.

6. My Iyo

De forma semelhante aos anteriores, a My Iyo também é uma empresa confiável e oferece pontos ao se cadastrar. Então, logo de início o participante já ganha 600 pontos pela inscrição. Ao convidar amigos, o usuário ganha mais 500 pontos. 

A My Iyo é uma empresa alemã e realiza pesquisas em mais de 15 países por todo o mundo. Veja como funciona:

  1. Cadastro: gratuito, no site ou app, disponível para Android e IOS;
  2. Recompensas: apenas dinheiro, via PayPal; 
  3. Valor das pesquisas: varia entre 500 e 1.500 pontos, cada;
  4. Valor para resgate: ao acumular 20 mil pontos, que equivalem a € 20 (Euros). Convertendo para reais, você terá cerca de R$ 125.

7. Painel Bap 

Não poderíamos deixar de mencionar aqui o Painel Bap, um site para ganhar renda extra e que tem uma proposta diferente de seus concorrentes: é voltado aos consumidores afro-brasileiros

O interessante da iniciativa é que, além da remuneração em dinheiro, o participante pode receber recompensas com produtos e serviços de afroempreendedores. É uma proposta importante para ajudar a movimentar os negócios desses empreendedores e de maneira bastante simplificada, veja só:

  1. Cadastro: gratuito, pelo site;  
  2. Recompensas: dinheiro, pelo PayPal, depósito na sua conta corrente em outros bancos, transferência bancária, doações para projetos beneficentes ou produtos e serviços da Bap Store que conta com roupas, maquiagens, acessórios e livros, entre outros;
  3. Valor das pesquisas: varia de acordo com a duração e complexidade de cada projeto, sendo informado apenas quando o participante receber o convite para responder às pesquisas;
  4. Valor para resgate: o usuário tem que acumular pelo menos US$ 12,50 (dólares), que equivalem a cerca de R$ 62.

8. Google Opinion Rewards

Entre os melhores apps de pesquisas online remuneradas avaliados nas lojas de aplicativos para smartphones está o Google Opinion Rewards, com mais de 10 milhões de downloads em todo o mundo. 

Em tratando-se do Google, podemos dizer que o site tem tudo para ser confiável, certo? Porém, aqui temos um ponto negativo para quem deseja receber apenas dinheiro com pesquisas online, pois esse não é o propósito do Google Opinion. Ele funciona assim:

  1. Cadastro: gratuito pelo Play Store;
  2. Recompensas: apenas para compras na plataforma Play Store. Interessante para quem deseja adquirir apps pagos e audiobooks, entre outros produtos digitais;  
  3. Valor das pesquisas: varia entre US$ 0,10 e US$ 1,00 (dólares) por pesquisa concluída. 
  4. Valor para resgate: a partir de qualquer quantia acumulada no app, o sistema enviará um pagamento ao endereço vinculado à conta cadastrada no Google. Assim, quando for comprar na plataforma, já poderá utilizar os créditos disponíveis.

9. Survey Rewardz

Você compra bastante na Amazon e ganhar descontos para fazer suas compras lá é uma boa ideia? Então, o Survey Rewardz pode ser um site de pesquisa interessante para você. 

Isso porque, além do pagamento via carteiras digitais, como o PayPal, a plataforma disponibiliza cartões presentes da Amazon. E o fluxo de trabalho é bem prático:

  1. Cadastro: gratuito, pelo site;
  2. Recompensas: dinheiro, via PayPal ou Payza, e vale-compra na Amazon; 
  3. Valor das pesquisas: varia entre US$ 0,50 a US$ 5,00 (dólares) por pesquisa respondida;
  4. Valor para resgate: mínimo de US$ 5 acumulados, e eles caem em dois dias úteis.

10. Você Opina

A opinião dos consumidores é tão importante que o Você Opina não abriu mão de reforçar isso na escolha do seu nome. Ao preencher o perfil completo, o usuário receberá, de tempos em tempos, pesquisas em seu e-mail de acordo com o seu perfil.

Veja como funciona:

  1. Cadastro: pelo site ou apps para Android e IOS;
  2. Recompensas: dinheiro, via PayPal ou Western Union;
  3. Valor das pesquisas: varia entre 10 e 400 pontos, cada;
  4. Valor para resgate: mínimo de 1.500 pontos, que equivalem a R$ 65.

11. Survey Pronto

No Survey Pronto, o usuário também ganha pontos ao se cadastrar na plataforma — cerca de R$ 26, já que os bônus são em dólar. 

As recompensas são enviadas à medida que a pessoa participa das enquetes e faz compras nos estabelecimentos parceiros. As ofertas de pesquisas chegam no e-mail do participante. O processo é igualmente simples ao das empresas que já vimos acima:

  1. Cadastro: pelo site;
  2. Recompensas: dinheiro, via PayPal, ou prêmios nas lojas parceiras; 
  3. Valor das pesquisas: variam entre US$,60 e US$ 1 (dólar);
  4. Valor para resgate: mínimo de US$ 30.

12. Livra

Para quem utiliza muitas recargas de celular, o Livra é um site interessante para ser recompensado com esse benefício, já que não há como trocar por dinheiro. Além disso, o site oferece um extenso catálogo virtual com produtos eletrônicos e de utilidades.

  1. Cadastro: gratuito, pelo site;
  2. Recompensas: resgate de prêmios, recarga de celular, vale-compras nas lojas parceiras, como Submarino e Americanas, ou doações para instituições solidárias;
  3. Valor das pesquisas: varia entre 25 e 300 pontos por pesquisa;
  4. Valor para resgate: o valor pode ser solicitado a qualquer momento desde que o usuário tenha saldo suficiente para trocar por aquilo que deseja.

13. The Panel Station

O The Panel Station é focado em elaborar pesquisas sobre tecnologia, saúde, bens de consumo, viagens e sobre finanças e também conta com respondentes por todo o mundo.

Nas nossas buscas sobre comentários de usuários da plataforma encontramos tanto insatisfação por questões diversas, como não conseguir preencher todas as pesquisas quanto bugs no sistema. 

Porém, há relatos informando que participar do site vale muito a pena, pois é uma empresa que realiza os pagamentos corretamente. A plataforma funciona assim:

  1. Cadastro: pelo site ou app Android ou IOS;
  2. Recompensas: dinheiro, via PayPal, ou cupons de descontos para compras no Submarino;
  3. Valor das pesquisas: 1 mil pontos por pesquisa;
  4. Valor para resgate: ao atingir 8 mil pontos, que equivalem a R$ 55.

14. Hiving

Além das pesquisas remuneradas, a proposta do Hiving é disponibilizar produtos para os clientes experimentarem em casa e, claro, ganhar uma grana por isso. O portal também promove quiz, jogos e sorteios mensais entre os participantes — que trabalham por meio do seguinte processo na plataforma:

  1. Cadastro: gratuito, pelo site;
  2. Recompensas: dinheiro, via PayPal;
  3. Valor das pesquisas: varia entre 200 e 1.500 pontos; 
  4. Valor para resgate: mínimo de 4 mil pontos, que equivalem a US$ 4,50 (dólares).

15. Nicequest

O Nicequest está há mais de 15 anos no mercado, é um dos portais que tem atuação mundial — em 26 países — e está entre os mais utilizados pelos respondentes.

Para participar do Nicequest, o interessado deve entrar para uma lista de espera ou receber um convite para participação. Depois, é só observar as características da plataforma:

  1. Cadastro: convite;
  2. Recompensas: bonificação, que chama “caracóis”, na qual os participantes acumulam e podem trocar por produtos do catálogo virtual, como recargas. Não há troca por dinheiro;
  3. Valor das pesquisas: entre 7 e 30 pontos;
  4. Valor para resgate: não há mínimo para resgate desde que você tenha saldo suficiente para trocar pelo item que deseja, que vão desde produtos para casa até brinquedos.

16. Palpito

Entre os sites de pesquisas remuneradas mais queridos entre os usuários está o Palpito. Dos motivos que levam a esse favoritismo está o fato de a plataforma aceitar o cadastro de pessoas a partir de 15 anos de idade.

De acordo com usuários, o site pode levar até 15 dias úteis para enviar a primeira pesquisa para o participante. Por isso, faça seu cadastro e tenha paciência para aguardar, e também entenda quais são as suas características:

  1. Cadastro: gratuito, pelo site;
  2. Recompensas: dólar, via PayPal; 
  3. Valor das pesquisas: varia de US$ 0,30 a US$ 4 (dólares) por pesquisa;
  4. Valor para resgate: ao atingir o valor mínimo de US$ 12,50.

17. Green Panthera

Já um site que divide opiniões entre os participantes é o Green Panthera. Inclusive, ele é um dos sites de pesquisas pagas mais comentados pela internet. 

Porém, muitos usuários relatam que não conseguem responder aos questionários, mesmo recebendo vários convites.

Outros afirmam que é preciso ter paciência e responder às pesquisas no mesmo momento em que ela chega por e-mail, e que já ganharam dinheiro de forma rápida com a plataforma. 

Então, aqui estão as orientações para você se inscrever e tirar suas próprias conclusões, caso seja do seu interesse:

  1. Cadastro: gratuito, pelo site;
  2. Recompensas: descontos nas empresas e lojas parceiras, como Click Bus, Imaginarium e Centauro, entre outras.
  3. Valor das pesquisas: varia entre US$ 1 e US$ 7 (dólares). 
  4. Valor para resgate: a partir de US$ 30. 

18. Pinion

O Pinion remunera em dinheiro e oferece pesquisas online e presenciais no formato de cliente oculto. Ou seja: você precisa ir até o estabelecimento, se passar por um cliente e avaliar o atendimento do local, entre outros aspectos como limpeza e organização.

O app está bem avaliado no site do Reclame Aqui, com nota de 8,3 — considerada ótima entre os usuários. Além das pesquisas remuneradas, o app oferece missões, como fotografar produtos e outras atividades para os usuários complementarem seus ganhos que são acumulados por meio do seguinte processo de trabalho na plataforma:

  1. Cadastro: app para Android e IOS;
  2. Recompensas: dinheiro;
  3. Valor das pesquisas: varia de acordo com o tamanho e complexidade das pesquisas, mas o valor mais baixo é R$ 0,10.
  4. Valor para resgate: mínimo de R$ 20 para solicitar resgate via PayPal e mínimo de R$ 30 se preferir fazer transferência para o seu banco.

19. MeSeems

Outro app bem avaliado entre os usuários é o MeSeems e o uso mais popular dele é pelo aplicativo. Um dos motivos da avaliação positiva é o fato de disponibilizar pesquisas curtas, de no máximo cinco minutos. Confira como fazer o cadastro e resgatar sua remuneração:

  1. Cadastro: download gratuito do app via Android e IOS;
  2. Recompensas: vales-presentes para trocar em diversos parceiros, como Zara, Cinemark, Uber Eats, Decathon, Netflix e recargas para celular, entre outros produtos e serviços;
  3. Valor das pesquisas: varia de acordo com o tempo e a complexidade de cada pesquisa;
  4. Valor para resgate: sem valor mínimo para resgate. Você deve ter saldo suficiente para trocar pelo produto que deseja.

20. Timebucks

O Timebucks é outra plataforma que já beneficia o usuário ainda no cadastro: ao realizar sua inscrição na plataforma, o participante ganha 1 dólar de bônus. 

Além das pesquisas, o site oferece diversas outras formas para ganhar dinheiro, como assistir a vídeos, realizar micro tarefas, instalar aplicativos, jogar jogos indicados e muitas outras atividades, que podem ser acessadas da seguinte forma:

  1. Cadastro: gratuito pelo site ou app para Android
  2. Recompensas: dinheiro, via PayPal;
  3. Valor das pesquisas: varia entre R$ 2 e R$ 10. Porém, vimos relatos de usuários informando que o app pode pagar ainda mais de acordo com a missão, e os ganhos podem chegar a até R$ 25 por tarefa;
  4. Valor para resgate: mínimo de R$ 10, e o envio é automático para a conta PayPal assim que esse valor é atingido.

Passo a passo para baixar sua conta no PayPal

Você viu que para receber os pagamentos pelas pesquisas será necessário se cadastrar no PayPal, certo? Isso porque a maioria das empresas do ramo pagam os participantes via crédito no app. 

Então, separamos um passo a passo para você baixar o app e fazer sua conta gratuita:

  1. acesse este link e clique na opção “Para mim”;
  2. digite o número do seu celular e confirme o código que será enviado para o smartphone cadastrado;
  3. informe seus dados pessoais e prossiga de acordo com as instruções do site;
  4. é importante utilizar o mesmo e-mail de cadastro no PayPal para se inscrever nas plataformas de pesquisas;
  5. após feito o cadastro, vá até os sites das empresas de pesquisas remuneradas e indique que você vai receber os pagamentos via PayPal.

Dicas e cuidados que você deve ter antes de se inscrever nos sites

Existem muitos sites especializados e existem outros que são fraudes ou não pagam os respondentes da forma correta. É por isso que selecionamos os melhores avaliados pelos usuários e isso vai te ajudar a filtrar os mais interessantes para você. Além disso, siga outros cuidados. 

Faça cadastro apenas em sites confiáveis 

Você já sabe que golpes existem aos montes por aí e que eles estão cada vez mais sofisticados, né? Muitos criminosos aproveitam a insegurança de certos sites e aplicam estratégias para roubar dados pessoais e invadir contas e e-mails.

Então, muito cuidado quando for se inscrever nesse tipo de plataforma:

  • cadastre-se apenas em sites seguros — aqueles que têm o cadeado de segurança antes do endereço da página, como destacado na imagem a seguir.
print site pago quando puder

Leia com atenção todas as políticas para utilização dos seus dados pessoais

Atualmente, temos uma lei que trata da responsabilização do uso de dados pessoais de quando acessamos todos sites, inserimos nossos dados em formulários e várias outras situações que devem ser informadas às pessoas sobre como os dados serão utilizados.

Por isso, sempre que entrar em um portal, verifique se ele apresentará, logo de início, informações sobre as políticas de privacidade adotadas pela empresa e o uso de cookies. 

Você verá um rodapé com as explicações ou no alto da página, como na foto abaixo.Se o site não tiver essas informações acessíveis, não realize seu cadastro. 

print política de privacidade toluna influencers

Crie um e-mail específico para esse fim

Ao se cadastrar nos sites de pesquisas pagas, você vai receber muitos e-mails por dia convidando para participar das pesquisas — e isso não quer dizer que todas elas serão compatíveis — e, com isso, seu e-mail poderá ficar sobrecarregado.

O ideal é criar um e-mail apenas para utilizar nesses sites de pesquisas e criar sua conta no PayPal, já que muitas empresas conferem se as informações da conta para recebimento são as mesmas cadastradas no portal.

Entre sempre nos sites ou apps

Como são muitas pessoas cadastradas nas plataformas, novas pesquisas podem ser lançadas a todo momento e apenas quem estiver antenado no site conseguirá responder as questões em tempo hábil.

É muito comum as pessoas se esquecerem de entrar no site ou no app e, quando se deparam com alguma notificação de pesquisa disponível, provavelmente ela já terá o número de respostas suficiente. Por isso, fique alerta.

Crie uma rotina para responder às pesquisas todos os dias

Ganhar dinheiro respondendo pesquisas pode ser sua renda extra ou sua única fonte de ganho no momento, mas independentemente do quanto você puder se dedicar, é importante estabelecer um horário para fazer isso todos os dias.

Se você trabalha o dia inteiro fora, uma dica é reservar uma parte da noite, pelo menos uma hora, e entrar nos portais para ver se há pesquisas liberadas. Já se você está sem emprego, estabeleça uma carga horária diária para conseguir aumentar seus ganhos.

Inscreva-se em mais de uma plataforma

Alguns dos pontos negativos das pesquisas remuneradas são que elas costumam pagar pouco, nem sempre há questionários disponíveis e, muitas vezes, demora-se um bom tempo para reunir o montante ideal para saques, como você conferiu anteriormente.

Por isso, sugerimos que você se cadastre em várias plataformas ao mesmo tempo, pois isso pode acelerar um pouco mais os seus ganhos. 

Assim, enquanto aquele site de sua preferência não oferece uma pesquisa compatível com o seu perfil, você pode tentar em outros. Saiba que quando o assunto é ganhar dinheiro com pesquisas, o segredo é ir juntando um pouquinho de cada tarefa realizada até ter uma graninha.

Selecione as melhores plataformas

Dizer para se cadastrar em vários sites ou apps não quer dizer se inscrever em qualquer um, pois isso pode ser perda de tempo e falta de foco naqueles que remuneram melhor ou que oferecem mais pesquisas.

Indicamos 21 plataformas justamente para você avaliá-las e escolher as que melhor se encaixam no seu perfil. Para isso, tire uma hora do seu dia e observe detalhes importantes, como forma de pagamento e valores pagos por cada pesquisa.

Outro ponto importante é não esquecer de buscar referências sobre a empresa antes de realizar o cadastro. Você consegue informações valiosas lendo os comentários dos usuários nas plataformas e apurando nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui.

Responda às perguntas com honestidade

Tenha em mente que muitas dessas empresas comparam as respostas nos portais. Caso haja alguma fraude ou quando o usuário responde com pressa, sem prestar atenção ao que está sendo perguntado, elas também notam que isso está acontecendo pelo tempo de resposta.

Essa é uma falta grave e que pode gerar punições e a remoção do participante da plataforma. Já pensou no constrangimento que seria caso isso acontecesse?

Tenha um planejamento financeiro para saber o quanto está ganhando

Para alcançar suas metas é preciso ter um planejamento financeiro para não perder o controle de quanto ganha e quanto gasta. Com a renda extra é a mesma coisa: ela deve fazer parte do seu orçamento.

A partir desse tipo de organização, será possível entender o quanto está ganhando com pesquisas remuneradas todos os meses, quais plataformas estão sendo mais rentáveis e vantajosas e se o dinheiro ganho está valendo a pena de acordo com o tempo investido, entre outros detalhes.

Para finalizar, vale destacar que se você quer ganhar dinheiro respondendo pesquisas, vá ciente de todos os desafios que relatamos ao longo deste artigo e não desanime! 

Afinal, nem todo mundo sabe que pode ganhar dinheiro e vantagens apenas dando a sua opinião, concorda? E para essas empresas o que você pensa sobre elas tem valor. Por isso, faça bom proveito das informações e bom trabalho. 

Já que você está em busca de renda extra, o que acha de conferir nosso infográfico com várias dicas sobre o assunto?


Tags relacionadas

Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.
ilustração de envelope com 1 notificação

Participe do Clube do Corre

E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no email
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no pinterest

    Você pode gostar também

    Queremos saber o que você achou!

    Deixe aqui seu comentário.