fbpx
Pago Quando Puder
  • Home
  • Cartão de Crédito e Empréstimos
  • SERASA e SPC
  • Categorias
    • Dívidas e Como Sair Delas
    • Notícias
    • Trabalho e Renda Extra
    • Viva bem com o que ganha
  • Sobre
Pago Quando Puder
  • Home
  • Cartão de Crédito e Empréstimos
  • SERASA e SPC
  • Categorias
    • Dívidas e Como Sair Delas
    • Notícias
    • Trabalho e Renda Extra
    • Viva bem com o que ganha
  • Sobre
Pago Quando Puder
FacebookWhatsAppEmailLinkedInTwitterPinterest
Quitar suas dívidas
Dívidas e Como Sair Delas

7 formas de quitar suas dívidas

Avatar Kleiton Reis
24/05/2019
Comentários
6 min. de leitura

É muito mais comum estar endividado do que parece. Para que você tenha uma ideia, 40% dos Brasileiros acima dos 18 anos começaram 2019 com alguma dívida.

O grande problema é que muitas pessoas não sabem o que fazer para quitar suas dívidas, e esse processo pode ser mais simples do que parece. 

Por isso nós separamos alguns caminhos que você pode considerar, e deixamos algumas dicas sobre como escolher a melhor opção, que funcione para você. Afinal, cada realidade financeira é única!

1. Renegociação

Fazer uma renegociação é uma forma eficiente de se livrar de uma dívida se você ficou inadimplente e não pôde pagar o valor atualizado da dívida — somados todos os juros. 

Na prática, a renegociação é justamente chegar a um acordo de pagamento que você realmente consiga arcar, e que funcione para as suas partes.

Nesse caso, você deve entrar em contato com o credor para entender quais condições ele oferece para que você possa quitar sua dívida. 

Geralmente as empresas oferecem descontos maiores ou juros menores se você opta por pagar à vista, ou parcelas que cabem no seu bolso, mesmo que o pagamento seja feito em mais vezes. 

2. Empréstimo

Um empréstimo nada mais é que do que recorrer a outro credor, geralmente um banco, e tomar dinheiro emprestado para quitar uma dívida. Mas, no final, é como saldar uma dívida fazendo outra. 

Porém, um empréstimo pode ser uma boa opção quando você não conseguir melhores condições de renegociação da dívida com seu credor, ou precisar tirar rapidamente seu nome do SPC. 

Isso porque, muitas vezes, os juros e formas de pagamento do empréstimo são melhores do que os da sua dívida atual — especialmente se ela for antiga ou referente a compras muito altas, como casas e carros.

3. Negociação online

A possibilidade de negociar suas dívidas online traz diversos outros benefícios, além da praticidade.

Isso porque muitas empresas têm condições especiais para a negociação online, como descontos maiores e melhores formas de pagamento.

Além disso, em alguns casos, você pode fazer propostas de pagamento, de acordo com sua disponibilidade, e aumentar as chances de que a dívida seja realmente paga.

Embora o método ainda deixe algumas pessoas desconfiadas, saiba que os sistemas de negociação desse tipo possuem criptografia de dados, o mesmo sistema que os bancos usam, para que suas informações estejam seguras.

No geral é só acessar as plataformas, fornecer o seu CPF, e conhecer as possibilidades de pagamento que ela tem a oferecer.

negociacao-divida-online

4. Renda Extra

Todas as formas de quitar suas dívidas sugeridas anteriormente focam apenas na própria dívida. Mas a solução também pode ser conseguir juntar uma renda extra para se livrar do débito. 

Existem diversas formas de conseguir um dinheiro a mais. Por exemplo:

  • Ter um segundo emprego não-fixo, como Uber e Singu;
  • Vender coisas que você não precisa ou não usa mais, como roupas ou eletrônicos.
  • Trabalhar como freelancer de serviços, que você pode conseguir por meio de plataformas como 99freelas ou Get Ninjas;
  • Criar infoprodutos — cursos online de coisas que você saiba fazer — e vendê-los em plataformas como o Hotmart;

Não importa qual será o seu caminho. O importante é que você tenha um objetivo claro: pagar suas dívidas. Portanto, resista quando se sentir tentado em usar esse dinheiro para outros fins.

5. FGTS

Há regras específicas para o uso do FGTS, como demissões sem justa causa ou problemas de saúde. Porém, em caso de quitação de financiamentos e compra de imóveis e carros, é possível usar o saldo no pagamento da dívida.

Caso você se encaixe em alguma possibilidade de saque desse fundo, vale a pena usá-lo para evitar negativação ou reverter esse cenário, antes que sua dívida vire uma bola de neve.

6. Refinanciamento

Dependendo do tipo de dívida que você tenha adquirido, uma forma de quitá-la pode ser fazendo um refinanciamento, como com automóveis e imóveis. 

Ao optar por essa forma de pagamento, você deve ter certeza que está indo para uma linha de financiamento mais vantajosa do que a anterior, com juros mais baixos  e parcelas que você consiga pagar.

No caso de automóveis, também conhecido como “empréstimo com garantia de veículo”, o cliente coloca o próprio veículo como garantia da operação para garantir melhores condições de pagamento. 

O mesmo ocorre para imóveis, com a diferença de, por envolver um bem sólido e durável, os valores liberados e prazos de pagamento geralmente são mais altos.

7. Consolidação de dívidas

Você pode recorrer à consolidação de dívidas quando seu débito envolver diversas empresas ou mesmo muitos produtos de um mesmo credor, como cartão de crédito, cheque especial e empréstimo de um único banco. 

Nesse caso, você pode transformar todos os seu débitos em uma única dívida e, a partir disso, quitar a nova dívida através do empréstimo ou da renegociação. 

A vantagem dessa forma de quitar suas dívidas é que você não precisará administrar diversas contas diferentes e correr o risco de esquecer alguma ou se manter endividado.

Como escolher a melhor opção entre as formas de quitar suas dívidas

Para que você escolha a forma mais adequada para saldar seu débito é preciso analisar seu contexto e os recursos disponíveis e levar algumas dicas em consideração.

A primeira dica é, antes de tudo, colocar todas as contas no papel para ter certeza do tamanho da sua dívida e poder tomar melhores decisões. A segunda indicação é estabelecer o valor máximo que você consegue pagar, seja de parcela ou a dívida total, que não comprometa sua renda.

Em seguida, descubra todas as suas opções de quitação de dívida. Compare as taxas de juros de cada opção, os prazos oferecidos e as formas e condições de pagamento, por exemplo.

Caso consiga condição melhor de juros em uma opção e prazos melhores em outra, por exemplo, escolha aquela que vai fazer mais diferença para a sua situação atual. 

Lembra do ditado “quem não chora, não mama”? Quando se trata de dívidas, leve ele a sério. É de interesse do credor também que você pague sua dívida, então às vezes vale a pena fazer contra-propostas. 

Mas lembre que se você quebrar o acordo estabelecido nessa renegociação, você pode voltar a ficar com o nome sujo, perder as condições da renegociação e ter de volta a dívida original para pagar.

Por isso, crie um plano de ação. Estabeleça ações, cronograma e passo a passo com o que deve ser feito para que você consiga quitar o que deve e também para não criar novas dívidas. Você pode incluir neste plano, por exemplo, um limite de gastos no mês ou mesmo a reserva obrigatória de parte da sua renda.

Para receber conteúdos exclusivos sobre dívidas, finanças e planejamento financeiro diretamente no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente:

    Avatar

    Kleiton Reis

    Kleiton Reis é jornalista e apaixonado por marketing, finanças e por ensinar. Acredita que pequenas ações geram grandes resultados e que as mudanças devem começar dentro de cada um antes de tomar o mundo.

    Ver todos os posts
    Como pagar um boleto bancário: aprenda todas as regras
    Quitei minha dívida. O que fazer para não voltar a dever?

    Comentários

    Cancelar

    • Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito diz:
      11/07/2019 às 7:53 pm

      […] todas as possibilidades, avaliando os juros e taxas extras, lembrando sempre de levar em conta quais são suas dívidas […]

      Resposta
    • Posso conseguir um emprego mesmo estando com o nome sujo? diz:
      15/07/2019 às 5:57 pm

      […] indicamos que você conheça todas as suas possibilidades de pagamento — renegociação, parcelamento, pagamento à vista, negociação online — para conhecer os […]

      Resposta
    • Empréstimo pessoal para negativado: é possível fazer? diz:
      23/07/2019 às 9:13 pm

      […] Ter o nome sujo traz diversos problemas, principalmente quando você precisa de crédito para limpar seu nome.  […]

      Resposta
    • Quer economizar dinheiro? Use o seu tempo melhor! diz:
      29/07/2019 às 7:45 pm

      […] isso, seja porque você está endividado, quer realizar um sonho, fazer uma viagem, comprar um carro… não […]

      Resposta

    Leia também!

    fatura-cetelem
    BancosDívidas e Como Sair Delas

    Fatura Cetelem: Como Acessar, Pegar 2ª Via e Consultar Dívida

    Problemas com a fatura Cetelem? Muita calma nessa hora! Se você precisa da 2ª via ou se enrolou com o pagamento do cartão e fez uma dívida, este post foi feito para você.  Continue a leitura para tirar as suas...

    Avatar Carol de Assis
    2 meses ago
    4 min. de leitura
    o-que-e-recovery
    Dívidas e Como Sair Delas

    O que é a Recovery? T-U-D-O sobre a empresa e as cobranças

    Você não sabe o que é a Recovery, mas recebeu um contato da empresa? Isso pode acontecer, e a primeira coisa que você precisa fazer, para entender a situação, é fazer o que já está fazendo: buscar saber mais sobre a...

    Larissa Reis Larissa Reis
    2 meses ago
    8 min. de leitura
    banco-digio-renegociar
    Dívidas e Como Sair Delas

    Dívida Banco Digio: Como Renegociar Online?

    As fintechs — empresas de base tecnológica (startups) do setor financeiro — ficaram muito populares nos últimos anos por oferecerem produtos e serviços com ótimo custo-benefício, como isenção de anuidade em cartão de...

    Avatar Kleiton Reis
    2 meses ago
    4 min. de leitura

    Leia mais!

    whatsapp-para-pequenos-negocios
    Uso do Whatsapp Para Atendimento de Clientes
    5 min. de leitura
    parcelar-no-boleto
    Dá Pra Comprar Parcelado No Boleto? Veja Agora!
    7 min. de leitura
    aumentar-limite-do-cartao
    Como Aumentar Definitivamente O Limite Do Cartão De Crédito?
    8 min. de leitura
    mudancas-emprestimo-consignado
    Empréstimo Consignado: Últimas Notícias Atualizadas Para 2020
    7 min. de leitura
    fatura-cetelem
    Fatura Cetelem: Como Acessar, Pegar 2ª Via e Consultar Dívida
    4 min. de leitura
    emprestimo-consignado-cetelem
    Cetelem Consignado: Veja Antes de Pedir!
    5 min. de leitura
    o-que-e-recovery
    O que é a Recovery? T-U-D-O sobre a empresa e as cobranças
    8 min. de leitura
    banco-digio-renegociar
    Dívida Banco Digio: Como Renegociar Online?
    4 min. de leitura
    renegociar-santander
    Negociação Com Santander: Veja Como Renegociar Dívida
    5 min. de leitura
    • Banner_blog_300x250px.png

    Pago Quando Puder

    O Pago Quando Puder é um blog descomplicado, para te ajudar a entender melhor como ter controle do seu dinheiro sem dor de cabeça e com as contas em dia!

    • facebook
    • instagram
    • linkedin

    Receba conteúdos práticos e notícias importantes sobre finanças!

      Categorias

      • Cartão de Crédito e Empréstimos
      • Dívidas e Como Sair Delas
      • Notícias
      • SERASA e SPC
      • Trabalho e Renda Extra
      • Viva bem com o que ganha

      Acreditamos na Diversidade e Inclusão!

      Devo, não nego. Pago quando puder! · Feito por Meu Acerto.

      • Home
      • Cartão de Crédito e Empréstimos
      • SERASA e SPC
      • Categorias
        • Dívidas e Como Sair Delas
        • Notícias
        • Trabalho e Renda Extra
        • Viva bem com o que ganha
      • Sobre

      Dá aquele like!

      Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

      • facebook
      • instagram
      • linkedin

      Todo mundo está lendo!

      cartao-do-cidadao
      Como desbloquear o Cartão Cidadão RAPIDAMENTE
      pagar-conta-cartao-de-credito
      Pagar Boleto Com Cartão de Crédito: Os 5 Jeitos MAIS FÁCEIS!
      O que fazer quando o banco vende sua dívida
      O banco vendeu minha dívida. E agora?
      Como pagar boletos
      Como pagar um boleto bancário: aprenda todas as regras
      desempregado-inss
      Fiquei desempregado, como pagar INSS?
      Como saber se o nome está sujo
      Como saber se o meu nome está sujo no SPC e Serasa?
      negociar-divida-natura
      Boleto Atrasado da Natura: Como Renegociar e Pedir 2ª Via
      Como negociar uma dívida com a SKY
      Negociação De Dívida Com a SKY: Como Conseguir o Melhor Desconto!
      negociar-divida-bradesco
      Como Consultar Dívida Com o Banco Bradesco?
      cartao-de-credito-score-baixo
      [LISTA] Cartões De Crédito Para Quem Tem Score Baixo
      O que fazer quando você quebra um acordo de dívida
      Quebra de acordo: negociei dívida e não paguei. E agora?
      ajuda-para-desempregado
      Ajuda do Governo Para Desempregado: Como Solicitar?

      Receba as novidades!