Pago Quando Puder
Filmes com lições sobre finanças

12 filmes com lições sobre como lidar melhor com o seu dinheiro

Quem disse que não dá para se divertir enquanto aprende lições sobre como cuidar melhor do seu dinheiro? 

Sim, filmes e finanças são duas coisas que podem andar juntas quando o assunto é aprendizado.

Por isso, selecionamos 12 opções para você começar a assistir com a família.

Especialmente se você está começando agora o processo de melhorar a sua gestão financeira ou se precisa de uma motivação para seguir em frente, 

1. Até que a sorte nos separe

A comédia brasileira “Até que a sorte nos separe”, disponível no Netflix, conta a história de Tino (Leandro Hassum) e a mulher, Jane (Danielle Winits) que ganham uma bolada na loteria, mas perdem tudo.

Acostumados a viver de forma simples, após a conquista do prêmio, eles adotam uma vida de luxo com viagens, festas e muita ostentação. 

Mas Tino é o mais esbanjador da família e perde todo o dinheiro em apenas 15 anos.

O que o filme nos ensina

O filme nos mostra que não adianta ter muito dinheiro à disposição se não tem planejamento financeiro e uma visão de longo alcance. 

Toda quantia, por maior que ela seja, um dia acaba se não for bem gerida. Você pode voltar a viver na mesma situação em que estava ou ficar ainda pior do que antes. 

2. À procura da felicidade

Este é um filme muito famoso com o Will Smith que estreou em 2006. O drama se baseia na história real de Chris Gardner, que antes de se tornar um investidor, passou por uma fase muito complicada na sua vida.

Após investir todo o dinheiro que tinha em um produto que ele acreditava ser sucesso de vendas, Chris não consegue vender e acaba ficando sem dinheiro para sustentar a família.

Inclusive, após ser abandonado pela esposa que não aguentou a barra, Chris e o filho são despejados do aluguel onde moravam e chegaram até a dormir no banheiro do metrô. 

Em busca de oportunidades, ele aceita o desafio de participar de um estágio não remunerado para, se for aprovado, trabalhar na Bolsa de Valores de Nova York, que era seu sonho. 

O que o filme nos ensina?

O filme gira em torno de duas lições principais.

A primeira é que não devemos arriscar todo nosso dinheiro em uma só oportunidade. Chris pegou tudo o que tinha e comprou aparelhos para exames médicos, mas o negócio não vingou.

A outra, por outro lado, é a de persistir em busca de um sonho. Chris não se intimidou quando viu rapazes brancos e com melhores condições de vida concorrerem à vaga de estágio. Ele acreditou em si e arriscou, dessa vez de um bom jeito!

3. Trabalho interno

“Inside Job”, como é o título em inglês desse excelente documentário, é um dos filmes mais famosos relacionados ao mercado financeiro.

Ele conta como a crise financeira de 2008 abalou todo o mundo e como investidores e grandes empresas quebraram na época.

O que o filme nos ensina

O longa nos mostra o lado obscuro existente em Wall Street (principal centro financeiro de Nova York e do mundo) na época, e como diversas más escolhas podem levar a um colapso financeiro, seja na sua vida pessoal ou em todo um mercado.

4. A grande aposta

Esta ficção de 2015 também aborda a situação financeira de 2008, mas por outro ponto de vista. Michael Burry (Christian Bale), dono de uma empresa de médio porte resolve apostar contra o mercado imobiliário, dizendo que ele vai falir devido aos investimentos de alto risco.

Com a especulação, é formado um grupo de oportunistas que preveem a crise financeira e mesmo assim, vendem ações para iniciantes na bolsa, o que claro, não dá muito certo. 

Ah, e este filme também está disponível no Netflix!

O que o filme nos ensina 

Nem sempre o que todo mundo está fazendo é o melhor para você e que cada pessoa tem um perfil diferente, principalmente nos investimentos. 

Devemos fugir da manada, buscar conhecimento e entender o que faz mais sentido para a nossa vida financeira.

5. Os delírios de consumo de Becky Bloom

Nessa comédia romântica Becky Bloom é o típico exemplo do ditado popular “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

A jovem repórter escreve sobre finanças pessoais, mas vive enrolada em dívidas por causa do seu consumismo, e fugindo dos cobradores.

Você pode assistir, através do Netflix, clicando aqui.

O que o filme nos ensina

O filme mostra os efeitos do consumo sem limites, especialmente quando ele não se baseia no que realmente precisamos e sim no que queremos.

De um jeito engraçado, você acaba se identificando com características dos personagens — especialmente da personagem principal e o seu vício em cartões de crédito —, e isso faz com que você também repense o seu jeito de comprar.

6. As loucuras de Dick e Jane

Esta é uma ótima opção para quem gosta de comédia. O filme de 2005 narra o contrário da história de “Até que a sorte nos separe”. Dick e Jane vivem uma vida muito confortável até que ele perde o emprego. 

Dick, desesperado, tem ideias mirabolantes que envolvem subornos e até assaltos para conseguir dinheiro. Juntos, os dois têm várias aventuras para tentando arrumar emprego e também na tentativa de esconder a vida que agora levam para manter as aparências.

O que filme nos ensina

Dick foi mandado embora de repente e isso impacta toda a sua vida financeira, que não tinha um planejamento e era baseada apenas em gastos e excessos. 

Como eles não tinham uma reserva de emergências, em pouco tempo o dinheiro acaba, e o desespero começa.

Além disso, ficamos com a lição de que é possível sermos felizes com o que temos e que a felicidade está nos pequenos prazeres, como passar momentos com a família.

7. O homem que mudou o jogo

Outro exemplo de uma pessoa que conseguiu seguir em frente e ter sucesso em meio aos desafios. 

Nesse enredo baseado na história real de Billy Beane, percebemos como o diretor de um time de baseball se virou para realizar o sonho de ver seu time campeão, mesmo sem verba. 

O que o filme nos ensina

Nem sempre vamos ter o dinheiro que precisamos para todas as realizar nossas metas

E, nesses momentos, a sua criatividade vai contar muitos pontos a favor do seu sonho, além é claro, de dedicação e foco.

8. Joy. O nome do sucesso

Joy é  realmente uma mulher de sucesso. 

Com uma vida complicada, nesse drama, a jovem talentosa tem uma ideia brilhante ao desenvolver um esfregão de limpeza que foi sucesso de venda nos Estados Unidos, fazendo dela uma empreendedora de sucesso no país.

O que o filme nos ensina

Ter uma ideia genial e lutar para que ela dê certo pode transformar a sua vida. 

Porém, nós sabemos que não é todo dia que essas ideias aparecem. Mas, acima de tudo, conquistar os seus sonhos é algo que depende muito mais de você que qualquer outra coisa. 

Por isso você precisa assistir ao filme.

9. Fome de Poder

A obra, baseada em fatos reais e disponível no Netlix, conta a história do fundador do Mc Donald´s, Ray Kroc (Michael Keaton). Ele é vendedor e tenta ganhar comissão com a venda de máquinas de milk shake, porém, muitas vezes sem sucesso.

Até que um dia, dois irmãos do interior da Califórnia fazem uma grande encomenda com Ray e ele vai até o local para conhecer esses clientes. Ao chegar na cidade, ele se depara com o restaurante dos irmãos, que oferece algo que era totalmente diferente das lanchonetes da época. 

O que o filme nos ensina

Kroc, apesar de tomar muitas decisões controversas, é uma pessoa persistente, que luta e não pensa em desistir diante do fracasso. 

Visionário, ele consegue ver oportunidades onde os irmãos Donald´s não veem e aposta alto no negócio. 

Porém, também vale a pena assistir o filme para entender: o que você está disposto a fazer pelo sucesso?

10. Bonequinha de Luxo

Este foi um grande sucesso de 1961, mas que ainda nos traz lições para a vida moderna. Holly Golightly é uma garota de programa que está disposta a se casar com um milionário para ter uma vida de luxo. 

Ela adora a famosa joalheria Tiffany e toma café da manhã em frente à loja, onde fica admirando e tentando esquecer seus problemas. 

A personagem tem uma vida cheia de mistérios que ficam subentendidos e utiliza as compras e o luxo como um refúgio.

O que o filme nos ensina

Bonequinha de Luxo nos traz uma reflexão diferente, mas que tem muito a ver com os hábitos de muitas pessoas: o consumismo e a vontade de mudar de padrão de vida a qualquer custo.

Utilizar as compras como uma válvula de escape dos problemas pessoais não é nada saudável e pode trazer problemas sérios, além do próprio endividamento.

11. Freakonomics: O Filme

Falamos na ficção acima sobre como Holly é uma garota deslumbrada com o luxo. Mas em Freakonomics esse e outros tipos de comportamentos são explicados cientificamente.

A ideia é realmente mostrar como alguns dos nossos comportamentos relacionados ao dinheiro podem ter outras fontes, muito mais profundas, e que se percebidas e administradas podem mudar a nossa relação com nossas finanças.

O que o filme nos ensina

A repensar a verdadeira fonte dos nossos gastos.

O que nos faz comprar? Que sensações uma nova compra te dá, especialmente na hora que ela acontece? Como controlar — de forma prática — o impulso de comprar o que não se precisa.

12. Que horas ela volta?

Esse drama de 2015, gravado de forma muito simples e bem real, mostra a realidade de Val (Regina Casé) que saiu do interior para trabalhar em São Paulo, deixando a filha com o pai. 

Ao longo da trama, a relação da filha — que acaba indo para São Paulo prestar vestibular — com a mãe, da mãe com o dinheiro e dos patrões com Val, te faz repensar diversas situações.

O que o filme nos ensina

Escolhemos encerrar também com um filme brasileiro e que passa uma lição de vida muito importante. Principalmente para pessoas que têm uma realidade difícil e são condicionadas a pensar que o destino não pode ser transformado com boas oportunidades.

O filme ajuda também a entender como as diferenças sociais impactam diretamente nas relações entre as pessoas, e o que você pode fazer para minimizar isso.

Gostou das nossas dicas de filmes? Já assistiu algum que não listamos aqui e que seria legal falarmos sobre ele? Deixe seu comentário!

Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!