fbpx
Pago Quando Puder
fgts-garantia-emprestimo

Como usar FGTS de garantia para empréstimo?

O FGTS é um velho conhecido do trabalhador brasileiro. A grana pode ser uma mão na roda em várias situações como em financiamentos, demissões sem justa causa ou em casos de doença grave.  

Acontece que, recentemente, o Conselho Curador do FGTS passou a permitir que o dinheiro de quem optou pelo saque-aniversário do FGTS seja aproveitado como garantia para empréstimo consignado.

Como funciona? Será que vale a pena? Quem pode utilizar? Vamos responder todas as dúvidas sobre o assunto ao longo deste conteúdo. Acompanhe! 

O que é e como funciona o empréstimo com garantia do FGTS? 

O empréstimo com garantia do FGTS é um tipo de crédito que permite às pessoas antecipar até 3 anos dos valores do saque-aniversário

Ao invés de esperar o período divulgado pelo governo federal para poder sacar a parcela anual que tem direito, você pode fazer um empréstimo para receber o valor agora e devolvê-lo com juros para o banco. 

Se você não sabe como funciona o saque-aniversário do FGTS, temos um conteúdo completo em nosso blog que explica como essa modalidade funciona e o que você precisa avaliar se vale a pena optar por ela. 

Mas, em resumo, quem escolhe o saque-aniversário poderá retirar um percentual de cada conta (inativa ou ativa) do seu fundo no mês do seu aniversário

Ao fazer a contratação do empréstimo com garantia do fundo, a pessoa oferece todo o saldo do FGTS como garantia do pagamento do empréstimo. 

Isso significa muito menos risco de calote para as instituições financeiras e faz com que a taxa de juros do empréstimo também seja menor (a partir de 0,99% ao mês)

Quem pode usar o FGTS de garantia para empréstimo?

Apenas as pessoas que optaram pelo saque-aniversário podem solicitar o empréstimo com garantia de FGTS. Afinal, esse crédito é uma antecipação dos saques disponibilizados para elas. 

Como se trata de um empréstimo consignado, em que o risco de inadimplência é menor, as instituições podem oferecer mesmo para quem está com o nome sujo

Sendo assim, as principais exigências para usar o saldo do FGTS como garantia são:

  • ter aderido ao saque-aniversário;
  • estar com o CPF regular na Receita Federal;
  • ter mais de 18 anos;
  • ser correntista do banco escolhido;
  • ser titular de contas do FGTS (ativas ou inativas) com saldo. 

Quais bancos oferecem essa modalidade de empréstimo?

A resolução do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço autorizou todos os bancos brasileiros a disponibilizar empréstimo com garantia do FGTS. Entretanto, a maioria deles ainda não começou a oferecer a linha de crédito. 

Veja quais as instituições que trabalham com a antecipação do saque-aniversário atualmente:

Se você tem conta em um (ou mais) desses bancos, é interessante entrar no app ou site (internet banking) para fazer uma simulação do empréstimo. Dessa forma, você fica sabendo das condições do serviço e pode escolher o que fazer com mais tranquilidade. 

Como pedir o empréstimo com garantia do FGTS?

Fez simulações e já sabe em qual instituição quer fazer o empréstimo? Beleza! Agora, é preciso autorizar o banco a verificar e fazer o bloqueio do saldo do seu FGTS para ser utilizado como garantia do empréstimo. Você pode fazer isso:

Nesses locais você também vê o valor que tem direito nos próximos anos e, se ainda não tiver escolhido, optar pelo saque-aniversário. Pode ir sem medo, que essas plataformas são bem fáceis de usar. 

Depois, é só finalizar a contratação do empréstimo no aplicativo, agência ou internet banking do banco escolhido da forma convencional e aguardar a análise. 

O dinheiro será liberado depois que a instituição fizer reservar o saldo do fundo como garantia. Geralmente, a quantia cai na conta no dia seguinte

Quando vale a pena usar o FGTS de garantia para empréstimo?

Se você ainda não optou pelo saque-aniversário e está pensando em fazer isso apenas para pegar o empréstimo, é necessário ter muito cuidado. 

Lembre-se que se você fizer isso vai perder o direito de sacar o saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa por 2 anos. Portanto, pode ser que essa grana faça falta no futuro

Agora, se você estiver precisando de dinheiro com urgência para pagar dívidas ou complementar a renda nesse momento difícil que estamos vivendo por conta do coronavírus, essa linha de crédito pode ser uma boa alternativa.

O empréstimo com garantia do FGTS tem juros baixos, aprovação facilitada (mesmo para quem está com o nome sujo) e é uma dívida controlada — ou seja, você e o banco têm mais garantias de que terá o dinheiro para pagar o empréstimo. 

Antes de tomar a sua decisão, faça a simulação nos sites dos bancos que você tem conta e que estão oferecendo essa linha de crédito, e avalie com calma as condições oferecidas por eles. 

Afinal de contas, estamos falando de um empréstimo com juros (que existem, apesar de serem mais baixos) e da antecipação de uma grana que pode ser muito importante para você no futuro. 

Vale destacar que esse dinheiro já é seu por direito: será que vale a pena fazer um empréstimo (e perder o percentual da taxa de juros) para ter a grana agora ou é melhor esperar as datas certas para fazer os saques sem nenhum desconto?  

Ah! Se decidir contratar o empréstimo, planeje o que vai fazer com o dinheiro para não perder o foco e acabar gastando com coisas desnecessárias e se arrepender depois. 

Quer ler mais conteúdos como esse? Assine a nossa newsletter (é de graça, viu?) para receber outros materiais sobre finanças pessoais no seu e-mail!

Avatar

Carol de Assis

Mãe e redatora freelancer, aprendeu (depois de vários apertos) a importância de administrar bem o dinheiro e ter uma reserva financeira.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!