Pago Quando Puder
Economizar na conta de luz

12 dicas para economizar na conta de luz

A conta de luz está cada vez mais cara. 

E, além disso, nós passamos a usar novos produtos que dependem dela: panelas elétricas, aspiradores de pó, diversos carregadores, máquinas de café… o que só torna o nosso consumo ainda mais alto e, no final, o nosso gasto também.

Mas com pequenas mudanças nos seus hábitos — que talvez você já conheça e mas não tenha colocado em prática — você pode sentir a diferença na sua conta no fim do mês.

1. Não está usando? Tire da tomada.

Muitos aparelhos eletrônicos consomem energia elétrica mesmo quando estão desligados, como cafeteiras, microondas, televisão e outros eletroeletrônicos

Um excelente exemplo são os carregadores de celular, que podem consumir energia mesmo sempre estarem conectados ao aparelho, e muitas vezes tem uma tomada fixa em sua casa. 

2. Espere juntar roupas suficientes para encher a máquina de lavar

Nada de usar a máquina de lavar para lavar poucas roupas, porque não importa a quantidade de roupa, ela vai usar a mesma quantidade de energia

Por isso, você economiza se fizer um número menor de ciclos, lavando o máximo de roupa em cada um deles e ainda economiza água, sabão, amaciante… 

Uma dica é estabelecer um dia da semana para lavar roupas, para programar não só você, mas toda a casa a participar da economia.

3. Também prefira juntar roupas na hora de passar 

O ferro de passar tem uma resistência, que consome uma média de 500 a 1.500 W — especialmente na hora de aquecer. E esse consumo não depende de você utilizar ou não o ferro — basta que ele esteja conectado à tomada.

Por isso, quando você junta muitas peças, pode controlar a temperatura por tecido e desligar na hora de passar roupas mais leves, ao final, gastando ainda menos.

4. Se possível, troque os aparelhos antigos

Aparelhos antigos consomem uma quantidade muito maior de energia. 

Os componentes elétricos desses aparelhos são substituídos com o passar do tempo, pelo desenvolvimento de novas tecnologias. Por isso, quando comparados com aparelhos mais modernos, os antigos gastam mais energia. 

Veja o exemplo uma geladeira com mais de 10 anos: o aparelho consome em média 63 kWh/mês, enquanto uma geladeira nova, com nota “A” dada pelo Inmetro, consome  38 kWh/mês. 

5. Troque as lâmpadas 

Troque suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou, melhor ainda, por lâmpadas de LED

As fluorescentes duram em média 10 mil horas, enquanto as lâmpadas incandescentes duram apenas 1 mil horas. Já as luzes de LED duram de 25 a 50 mil horas. 

Além disso, enquanto uma lâmpada incandescente consome 50W, lâmpadas fluorescentes e de LED com a mesma potência consomem 10W e 5W respectivamente. Portanto, as lâmpadas de LED têm maior durabilidade e menor consumo. 

6. Envolva a família na economia.

Quanto mais pessoas você tem em casa, maiores as chances do desperdício de energia acontecer. Por isso elas precisam estar tão conscientes quanto você.

Converse com a família e compartilhe com eles as suas dicas de consumo, preferencialmente ajudando todo mundo a entender como cada um se beneficia com essa economia: mais dinheiro, mais oportunidades de lazer, por exemplo.

E assim eles acabam se tornando co-responsáveis, e monitorando os usos, desde apagando uma lâmpada sem necessidade a lembrar de desligar os aparelhos não utilizados.

7. Não deixe os celulares carregando durante a noite.

Assim como os carregadores de celular podem consumir energia mesmo quando desconectados do aparelho, o próprio aparelho continua consumindo energia depois que chega a 100% de carga

Por isso, procure carregar o seu celular durante o dia. Assim, você controla o quanto ele já carregou e também evita que a bateria do seu celular fique viciada. 

8. Diminua a potência do chuveiro durante o verão.

Se você não precisa tomar banho tão quente, utilize o modo verão ou reduza a chave de temperatura para as menores posições. 

Quanto mais quente fica a água, mais energia é consumida pela resistência. Além de a temperatura máxima desgastar a resistência. 

9. Não coloque alimentos quentes na geladeira 

Evite colocar alimentos quentes na geladeira, porque o aparelho vai consumir mais energia. 

Isso acontece, porque o sensor de temperatura — o famoso termostato —  evita variações. Com isso, quando você coloca um alimento quente na geladeira, ela trabalha mais para voltar a equilibrar a temperatura interna, gastando mais energia.

Por essa mesma lógica, você deve evitar abrir a geladeira sem necessidade

10. Limpe o freezer

O gelo acumulado dentro do freezer faz com que o aparelho gaste mais energia. 

Afinal ele cria uma barreira entre o aparelho e os produtos, fazendo com que ele gaste mais energia para manter a temperatura interna no nível que considera ideal.

11. Mantenha a geladeira longe da parede e não seque roupa atrás dela

Posicione o aparelho a pelo menos 10cm da parede. A geladeira precisa de espaço para eliminar calor. Isso é feito pela parte de trás. Por isso, muitas pessoas colocam roupas para secar ali. Isso tem duas consequências:

  1. A geladeira vai gastar mais energia para resfriar seu interior;
  2. O aparelho pode estragar por não conseguir eliminar o calor.

O funcionamento da geladeira é baseado em dois princípios. Um deles é retirar o calor que entrou quando você abriu a porta ou o calor dos alimentos. O outro princípio é fazer circular ar frio no interior. Por isso, ela precisa de espaço e de um ambiente com a menor temperatura possível. 

12. Vai viajar? Desligue a chave de energia

Sabe aquela regra de “não está usando, desliga”? Isso vale, também, para a energia geral da sua casa.

Se você vai viajar, é melhor desligar os disjuntores. Com isso, você garante que nenhum aparelho consuma energia sem necessidade, além de protegê-los contra picos de luz.E se você estiver pensando “mas e a geladeira”, saiba que muitos disjuntores possuem separação entre os cômodos da sua casa, e você pode deixar só o da geladeira funcionando enquanto o resto fica protegido.

Meu Acerto

Simples. No seu tempo. Do seu jeito. 💚
Negocie suas dívidas online e de um jeito diferente.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!