Pago Quando Puder
Dúvidas sobre bancos digitais

6 dúvidas sobre Conta Digital que todo mundo tem

Os Bancos Digitais surgiram com tudo nos últimos anos. 

São muitas opções, e cada um tem uma vantagem ou diferencial para o cliente. Mas todos tem uma coisa em comum: praticidade.

Porém nós sabemos que além de eliminar a burocracia, a papelada e as taxas, por serem muito recentes esse tipo de banco ainda causa muita dúvida para os consumidores.

E é com isso que nós queremos te ajudar.

Separamos as 5 principais dúvidas enviadas para o nosso time, e respondemos, para que você se sinta mais seguro e preparado para abrir a sua conta.

1- O que é uma Conta Digital?

Conta Digital, como o próprio nome diz, é uma conta bancária — que pode ser de um banco ou de uma fintech – que é movimentada digitalmente. 

Esta conta pode ser uma conta corrente pessoa física, pessoa jurídica ou MEI. 

Na maioria dos casos a Conta Digital também está ligada à uma instituição digital.

Ou seja, na maioria dos casos não existem agências físicas, porta giratória e um gerente responsável pela abertura da conta, mas ainda assim pode te ajudar a organizar o seu dinheiro.

2- Como se abre uma conta?

Por não terem agências, as Contas Digitais são abertas, em sua grande maioria, usando o aplicativo da instituição. 

Através dele, o futuro cliente envia uma foto dos documentos necessários (RG, comprovante de endereço, selfie, etc…) e solicitar a abertura da conta. 

Depois da análise, o cartão é enviado para o endereço fornecido pelo cliente e ele acompanha toda movimentação da conta no aplicativo ou Internet Banking.

3- Se não tem agência, como fazer saques e depósitos?

Mas e para sacar? 

Essa é uma pergunta recorrente de quem é apresentado para a Conta Digital. 

Nesta modalidade, os saques são feitos nos caixas da Rede Banco24Horas, localizados em farmácias, shoppings e outros pontos estratégicos. 

O restante do dia a dia bancário é todo feito digitalmente pelo cliente — exceto pagamentos convencionais, que são feitos usando cartão de débito ou crédito. 

Alguns bancos cobram por estes saques, outros disponibilizam saques gratuitos. Antes de escolher o seu banco digital, vale a pena pesquisar. 

Para pagar fatura, fazer transferência, e até mesmo para depositar um cheque o cliente usa o aplicativo da instituição e o apoio da câmera fotográfica do celular. 

Por isso, ao escolher sua Conta Digital é essencial optar por uma que seja regulamentada pelo Banco Central. 

4- Por que eles não cobram tarifas? É de graça mesmo?

Depois da praticidade, o segundo argumento mais usado pelas instituições que oferecem a Conta Digital é a ausência de tarifas. Ou seja, você não paga taxas para usar sua conta!

Lembra que dissemos no parágrafo anterior que estas instituições não têm agências bancárias? É justamente esta estrutura mais enxuta que permite a redução das taxas cobradas. 

Sem agência, sem papelada, sem gerentes… mas também sem tarifas para os clientes. 

No vídeo abaixo o Banco Inter explica por que não cobra nenhuma tarifa dos seus clientes. Assim dá para entender na prática:

Mas nem todas as instituições são 100% isentas de tarifas. Algumas cobram tarifas para sacar, ou para transferir ou até mesmo anuidade do cartão de crédito. 

Nós fizemos um comparativo entre elas que pode te ajudar. É só clicar aqui.

5- Na Conta Digital tem todos os produtos de um banco?

Nem sempre. 

Essa resposta vai depender muito do local onde você resolveu abrir sua Conta Digital. 

Algumas instituições são bancos completos, com conta corrente e crédito, investimentos, empréstimo, conta empresarial e outros produtos como seguros. Já algumas instituições oferecem apenas a conta e o cartão de crédito. 

Por isso é sempre bom comparar e conhecer todas as suas opções.

6- É seguro?

Por serem gerenciadas virtualmente e não em uma agência física, as Contas Digitais deixam alguns usuários com medo no quesito segurança. 

Mas tanto os bancos quanto as fintechs que oferecem esse serviço estão sujeitos à fiscalização do Banco Central (BC).

E por isso, além desse quesito segurança que se equipara aos dos bancos tradicionais, os Bancos Digitais, eles ainda contam com criptografia de dados, que ajudam a evitar fraudes.

Agora que você já sabe as principais dúvidas sobre a Conta Digital, que tal escolher a que mais combina com você? Neste post aqui você encontra 4 motivos para abrir a sua

Meu Acerto

Simples. No seu tempo. Do seu jeito. 💚
Negocie suas dívidas online e de um jeito diferente.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!