fbpx
Pago Quando Puder
desbloquear-cartao-banco

Passo a passo para desbloquear cartão dos principais bancos

Chegou o momento de fazer aquela compra ou pagar por um serviço desejado, mas você ainda não sabe como fazer o desbloqueio de cartão para utilizá-lo: e agora?

Cartões já chegam bloqueados, ou são bloqueados em algum momento com o objetivo principal de garantir a segurança do usuário

Para poder usá-los, cabe ao dono ou dona do cartão seguir as instruções para desbloqueá-lo da forma correta. E é sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

Principais motivos pelos quais o cartão pode estar bloqueado

Antes de apresentarmos o passo a passo de desbloqueio de cartão, consideramos válido esclarecer por quais razões ele pode estar ou foi bloqueado.

Comecemos pelo fato de que um cartão de crédito novo sempre vem bloqueado. Quando você solicita ou recebe um cartão do banco, ele estará bloqueado. Caso decida usá-lo, precisa efetuar o desbloqueio e cadastrar uma senha para realizar as compras.

Uma vez desbloqueado, o seu cartão pode sofrer novos bloqueios. Assim, outra das razões que levam a essa situação é a da senha sendo digitada de forma incorreta repetidas vezes.

Em um cenário ideal, nós não deveríamos esquecer ou errar a senha de nossos cartões de crédito, ainda que isso possa acontecer eventualmente. 

Para evitar perdas, porém, os bancos entendem que se a senha for digitada de forma incorreta três vezes seguidas, existe a probabilidade de que o cartão esteja sendo usado indevidamente.

Se alguém roubar seu cartão de crédito, por exemplo, pode tentar diferentes combinações de senha para fazer compras. Os erros podem ser um sinal de que isso está acontecendo e, para a sua proteção, o cartão é bloqueado.

Além disso, o banco pode bloquear seu cartão caso os dados cadastrais estejam desatualizados. Em geral, quando isso acontece, a instituição envia um e-mail informando que você deve enviar-lhes alguns documentos para ter a situação normalizada.

Por fim, outra situação possível de bloqueio do cartão de crédito é a solicitação feita pelo próprio cliente. Por vezes, a melhor forma de evitar gastos e dívidas é “secar a fonte” das compras, ou seja, bloquear o cartão temporariamente por vontade própria. Isso também pode ser feito em caso de perda ou roubo do cartão.

Como desbloquear seus cartões em cada banco

Agora que você já sabe os motivos por trás dos bloqueios de cartão, vamos a alguns passos para que você saiba como liberá-los para uso. Apresentamos os caminhos possíveis considerando os principais bancos do país.

Cartão do Bradesco

Existem quatro formas de fazer o desbloqueio de cartão Bradesco:

  1. baixe o aplicativo Bradesco Cartões em seu dispositivo móvel e selecione a opção “desbloqueio de cartões”;
  2. pelo computador ou notebook, acesse o Internet Banking do Bradesco e siga os passos para acessar sua conta. A plataforma permite que você siga os comandos de “cartão novo” -> “desbloqueie agora” ou de “cartão de crédito bloqueado por erro de digitação de senha”;
  3. por telefone, entre em contato com banco e solicite o desbloqueio. Tenha em mãos seu cartão e documentos para confirmar as informações que forem solicitadas;
  4. dirija-se a uma máquina de autoatendimento do Bradesco e siga as instruções para desbloquear o cartão. Em caso de dúvidas, estando em uma agência, você pode solicitar orientações a um profissional do “posso ajudar?”.

Cartão do Itaú

Para fazer o desbloqueio de cartão do Itaú, você tem cinco opções. Quatro delas, em essência, são as mesmas das já apresentadas. Mas existem algumas diferenças que surgem de uma instituição bancária para a outra. Veja:

  1. baixe o aplicativo do Itaú em seu dispositivo móvel, selecione “cartões” -> “desbloqueio de cartões”. O principal detalhe, aqui, é que você vai precisar usar o iToken, um código de segurança que é gerado na tela do app para validar o uso de suas funções.

Quanto a isso, a orientação do próprio Itaú é a seguinte: “Se você ainda não tem esse dispositivo, é só cadastrar em Segurança > iToken no aplicativo ou iToken por SMS”;

  1. utilize o Internet Banking para acessar sua conta e digite “desbloquear cartão” no campo de busca. Para este procedimento, você também vai precisar cadastrar e usar o iToken;
  2. caso você já tenha a biometria cadastrada, vá a um caixa eletrônico. Ao inserir o cartão, o desbloqueio será autorizado mediante o reconhecimento de sua impressão digital;
  3. vá a uma agência do Itaú. Caso você não tenha o cadastro biométrico, siga até um dos terminais do caixa para realizá-lo e, depois, faça o desbloqueio do cartão;
  4. pelo telefone, entre em contato com o Itaú e solicite o desbloqueio de cartão.

Cartão do Santander

Para fazer o desbloqueio do cartão Santander, você tem as seguintes alternativas:

  1. baixe o app Way de desbloqueio de cartão, o aplicativo especial do Santander para essa finalidade, cadastre-se e siga as instruções;
  2. acesse o Internet Banking e, na aba “cartões”, selecione a opção de “desbloqueio de cartão”;
  3. entre em contato com a central de atendimento do Santander e solicite que o desbloqueio seja feito via telefone;
  4. vá até um terminal de autoatendimento e siga as instruções na tela para desbloquear seu cartão.

Cartão do Banco do Brasil

A essa altura, você já deve estar deduzindo como fazer o desbloqueio de cartão do BB, não é mesmo? 

Os bancos, em geral, oferecem alternativas muito similares para esse serviço, mas vale ressaltar que o Banco do Brasil não tem um, mas dois aplicativos que podem ser usados. Com isso, as dicas são:

  1. baixe o aplicativo Banco do Brasil em seu dispositivo móvel, faça o cadastro e vá em “menu” -> “cartão” -> “mais opções” -> “liberar cartão”;
  2. baixe o app Ourocard, faça seu cadastro e vá em “menu” -> “cartões” para encontrar a opção do desbloqueio;
  3. acesse o Internet Banking do BB e busque no menu os passos para desbloquear seu cartão;
  4. vá a um caixa eletrônico biométrico e utilize a identificação digital para validar o desbloqueio de cartão;
  5. entre em contato com o Banco do Brasil e solicite o desbloqueio por telefone.

Cartão da Caixa

Em sua seção de perguntas frequentes, o banco orienta que, para o desbloqueio do cartão Caixa, você deve se dirigir a um terminal de autoatendimento e seguir as instruções da tela.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, você pode solicitar ajuda aos profissionais do “posso ajudar?” ou entrar em contato com a Caixa em busca de orientações.

Cartão do Banco Inter

Se você recebeu seu cartão do Banco Inter e quer fazer o desbloqueio, tudo o que precisa é acessar o aplicativo ― que, obrigatoriamente, deve ser baixado para fazer a abertura da conta ― e seguir esses passos:

  1. no menu, selecione a opção “cartão”;
  2. em seguida, clique em “recebi meu cartão”;
  3. depois em “desbloquear meu cartão”;
  4. então, preencha as informações requisitadas e informe uma senha de quatro dígitos.

Cartão do BMG

Por fim, se você é cliente BMG e precisa desbloquear seu cartão, a orientação do banco é para entrar em contato com a Central de Relacionamento e fazer a solicitação.

Como você deve imaginar, nesse processo, o atendente vai solicitar a confirmação de alguns dados. Então, é importante que você tenha o cartão e seus documentos em mãos.

Dúvidas no desbloqueio de cartão

Como visto, a maioria dos bancos oferece diferentes opções para que você efetue o desbloqueio de cartões. Atualmente, com a praticidade do uso dos celulares, é comum e seguro optar pelo desbloqueio via aplicativo.

O Internet Banking, serviço de acesso aos bancos via internet, também tem seus dispositivos de segurança para evitar roubo de senhas e outros problemas. 

Se optar pelo desbloqueio dessa forma, evite acessar o site de computadores que não sejam seus e certifique-se de que o site é seguro.

Em todo caso, se você não se sentir confortável com as opções mais tecnológicas, não há problema em buscar outra alternativa que lhe pareça mais simples. E, seja como for, em caso de dúvidas, entre em contato com o banco e solicite ajuda.

Gostou do post e quer receber mais conteúdos e dicas que vão tornar sua vida financeira mais fácil? Assine já a nossa newsletter!

Larissa Reis

Larissa Reis

Deixa que eu escrevo! Como jornalista, sempre acreditei no poder da comunicação bem feita para compartilhar informações relevantes, e é para isso que produzo conteúdo!

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!