Pago Quando Puder
cartao-do-cidadao

Como desbloquear o Cartão Cidadão em poucos passos

Assim como o cartão de débito, o Cartão Cidadão tem o objetivo de facilitar suas movimentações na hora de sacar benefícios da Caixa, como o Seguro Desemprego, o PIS (Programa de Integração Social) e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Ele oferece uma série de vantagens ao trabalhador de carteira assinada, principalmente pela comodidade de poder utilizar o caixa eletrônico e não ter que enfrentar filas das casas lotéricas para sacar os valores que têm direito. 

Mas o que fazer para desbloquear o cartão? Acompanhe para entender como o procedimento é fácil!

O que é e quem pode ter o cartão cidadão 

O Cartão Cidadão é gratuito e emitido pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores que são contratados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), e também para quem tem direito a receber algum benefício dos programas sociais do Governo, como o Bolsa Família, e não possui conta corrente na Caixa.

Ou seja: o Cartão Cidadão torna mais prático o dia a dia das pessoas que precisam sacar o dinheiro de forma rápida, cômoda e segura em todos os canais de atendimento autorizados pela Caixa, como as Casas Lotéricas, as agências e terminais de autoatendimento.

Tem direito ao Cartão Cidadão quem recebe os seguintes benefícios sociais e trabalhistas:

Além disso, o cartão permite fazer consultas de saldos e extratos de FGTS, cotas ou rendimento do PIS, saber quantas parcelas ainda tem direito no Seguro Desemprego e diversos outros serviços.

Para emitir o cartão, o cidadão deve solicitá-lo pelo atendimento da Caixa no 0800-726-0207 ou em qualquer agência do banco. Também é possível fazer o pedido do cartão presencialmente, em uma Agência da Caixa.

Após solicitado, o cartão chega na casa do trabalhador em poucos dias e deve ser desbloqueado depois de ser recebido. 

Vale ressaltar que o cartão não pode ser feito na Casa Lotérica e nem pela internet. 

Como a senha é cadastrada 

Com a senha do cartão, o cidadão pode fazer consultas, retirar extratos e fazer saques nos Correspondentes Caixa Aqui, nas agências, nos pontos de atendimento da Caixa e nos terminais eletrônicos somente com o cartão cidadão e o documento original de identidade.

Quando o trabalhador recebe o cartão em casa, ele deve cadastrar a primeira senha após o desbloqueio. Com o cartão em mãos, para cadastrar a senha é necessário ligar no número 0800-726-0207 para autorizar a criação da senha (caso queira cadastrar pela Casa Lotérica) ou ir até uma agência da Caixa com um dos seguintes documentos:

  • carteira de identidade original;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) original. O documento vencido também vale;
  • passaporte;
  • carteira de trabalho do modelo novo (informatizada e plastificada);
  • identidade militar;
  • qualquer documento de identidade que seja original e tenha foto.

Ao cadastrar a senha pela primeira vez, você vai assinar um Termo de Responsabilidade para provar que recebeu e já cadastrou o cartão. Guarde esse comprovante, pois ele será útil para os casos em que precisar desbloquear o cartão futuramente.

Motivos pelos quais seu cartão pode estar bloqueado 

Como você pôde perceber, ao receber o cartão, ele estará bloqueado para sua segurança. O desbloqueio, nesse caso, é feito de acordo com o que informamos acima, nas Casas Lotéricas ou agências da Caixa.

Porém, após usá-lo pela primeira vez é possível que seu cartão seja bloqueado porque você digitou a senha errada várias vezes. Sendo assim, também por questão de segurança e para evitar que outra pessoa saque o seu benefício, o sistema bloqueia o cartão automaticamente.

Passo a passo para desbloquear o seu cartão

Veja como é simples fazer o desbloqueio do seu Cartão Cidadão em cinco passos:

  1. Pegue seus documentos e já deixe junto com você, pois precisará confirmar o número da identidade, do CPF, título de eleitor, endereço e outros;
  2. Ligue gratuitamente para a Caixa, pelo número 0800-726-0207;
  3. Ouça a gravação e escolha a opção “Desbloquear Cartão Cidadão” e aperte o número da opção que será informada;
  4. Aguarde a ligação ser passada para um atendente e faça as confirmações que ele solicitar;
  5. Após o atendimento, o Cartão Cidadão já estará disponível para uso em até 24 horas;
  6. Após desbloqueado, você precisa escolher uma senha de seis dígitos e ir até uma agência da Caixa ou terminal de autoatendimento para cadastrá-la novamente.

Como consultar a senha, saldo e outras informações

Após cadastrar a senha do seu Cartão Cidadão, anote-a em local seguro — de preferência, em casa para lembrar-se dela sempre que precisar. Jamais anote a senha no verso do cartão e no celular, pois isso facilita que outras pessoas tenham acesso caso você perca o cartão.

A Caixa não oferece um serviço em que o cidadão pode consultar a senha, por medida de segurança do próprio cliente. Por isso, recomendamos que você anote ou memorize-a. Do contrário, terá que cadastrar uma nova senha para o seu cartão indo até a agência ou no terminal eletrônico do banco.

Para consultar saldos, datas de pagamento do seguro desemprego, benefícios do PIS e outros, você pode utilizar o caixa eletrônico, seguir as instruções, visualizar na tela ou retirar um extrato da sua conta de cidadão. Ainda, a Caixa oferece um app gratuito que pode facilitar o seu dia a dia.

O que fazer em caso de perda do cartão?

A primeira medida é entrar em contato com a Caixa e solicitar o bloqueio do cartão perdido. Você pode fazer isso ligando para o número que citamos anteriormente, 0800-726-0207, ou indo até uma agência para pedir o cancelamento, informando o motivo. Assim, a Caixa vai enviar uma segunda via do cartão para a sua casa em até 30 dias.

Se o cartão foi cancelado, o que fazer? 

Se o cartão foi cancelado por motivos de roubo ou furto ou ainda porque sofreu algum dano físico no material, não se preocupe! Basta pedir um novo cartão pelos procedimentos que informamos acima. 

Além disso, enquanto recebe seus benefícios, você pode fazer o saque e retirada de extratos nas Casas Lotéricas ou mesmo indo até uma agência da Caixa. Não se esqueça que, para ambos os casos, será necessária a apresentação do documento de identidade original e com foto.

Desbloquear o Cartão Cidadão e cadastrar a senha para utilização é fácil, você percebeu? Aposte na praticidade desse recurso para agilizar o seu dia a dia e não depender de longas filas das lotéricas e dos bancos. Ganhe tempo e evite dor de cabeça!

Se você gostou das dicas que demos aqui sobre como desbloquear o seu Cartão Cidadão, assine a nossa newsletter gratuita e receba no seu e-mail outras dicas e informações importantes como essas!

Avatar

Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!