fbpx

>

>

Conta digital para menores de 18 anos: qual é a melhor?

Conta digital para menores de 18 anos: qual é a melhor?

Tempo de leitura: 6 minutos

Nós, adultos, precisamos ensinar várias coisas para as crianças em seus primeiros anos de vida, como andar, comer, falar, fazer a higiene pessoal, lidar com dinheiro… Pois é, a última opção pode surpreender algumas pessoas, mas não tem jeito: a educação financeira também precisa vir de berço

Afinal, a nossa relação com o dinheiro começa na infância e o ideal é que a gente cresça sabendo lições importantes, como a importância de se planejar e aguardar o melhor momento para comprar. Diante dessa necessidade, as contas digitais para menores de 18 anos podem ter um papel importante.

Como sabemos que você quer sempre o melhor para a sua criança, fizemos este conteúdo para te ajudar a entender a utilidade desse tipo de conta e escolher a opção ideal. Vamos lá?

Como funciona uma conta bancária para menores de idade? 

Existem opções no mercado para quem quer abrir conta (corrente ou poupança) para menores de todas as idades, até mesmo recém-nascidos. Elas têm muitas semelhanças com uma conta convencional, como cartão de débito, saque e, em alguns casos, até permitem a realização de investimentos.

Mas, elas também possuem particularidades que precisam ser observadas.

Não tem cartão de crédito

Menores de idade não podem solicitar cartão de crédito no Brasil. A exceção acontece quando o menor tem mais de 16 anos e renda própria, é universitário ou emancipado. Em todo caso, esse tipo de conta não costuma oferecer esse recurso. 

Os responsáveis podem (e devem) acompanhar a conta

Normalmente, não mostramos nossa conta bancária para ninguém, certo? Mas quando a conta é de um menor de idade, os pais e responsáveis podem e precisam acompanhar a movimentação da conta para conseguir orientá-lo da melhor forma possível. 

Os responsáveis precisam enviar os documentos

Os pais precisam acompanhar a abertura da conta e, se o menor tiver menos de 16 anos, vão ser os responsáveis legais por ela. Para isso, também é necessário que um dos responsáveis envie a sua documentação pessoal e, se for o caso, compareça até à agência bancária para realizar a abertura.

Além dos documentos do pai ou responsável, as empresas costumam pedir o CPF e a carteira de identidade do menor. Se você ainda não providenciou esses documentos pessoais da sua criança, vale a pena fazer isso antes de iniciar a abertura da conta.

planilha controle financeiro

Vale a pena criar conta para menores de idade?

Infelizmente, a educação financeira ainda está engatinhando no Brasil e isso influencia (junto com vários outros fatores sociais e econômicos) a atual situação dos brasileiros. Mais de 62 milhões de pessoas estão com o nome sujo e muitas outras estão com o orçamento familiar desequilibrado.

Usar exemplos do dia a dia, conversar sobre dinheiro, dar mesada e oferecer uma conta bancária podem ser ações importantes para ensinar a educação financeira desde cedo. 

Criar uma conta digital para uma pessoa menor de idade pode ser útil para uma série de motivos. Veja alguns deles!

Estimular a criança ou o jovem a guardar dinheiro para atingir seus objetivos 

É importante saber desde cedo que dinheiro não nasce em árvore e que muitas vezes é necessário fazer algum esforço para ter aquele brinquedo novo ou sair com os amigos.

Fazer uma reserva de dinheiro para o futuro

Um recém-nascido, por exemplo, ainda não vai poder aprender lições com uma conta própria, mas isso pode ajudar a família a poupar e investir grana para as suas necessidades futuras.

Explicar o “na volta a gente compra”

Já virou meme e todo mundo já ouviu ou falou isso alguma vez, não é verdade? Apesar de ser engraçada, essa frase também demonstra a nossa dificuldade de conversar sobre dinheiro, consumo e prioridades.

É importante trabalhar isso e, quem sabe, substituir o “na volta a gente compra” por uma explicação do motivo pelo qual aquele item não será comprado naquele momento. A conta bancária pode ser uma boa oportunidade de mostrar didaticamente, na tela do celular, como a dinâmica do dinheiro funciona. 

Opções de conta digital para menores de 18 anos

Nem todos os bancos digitais permitem a abertura de contas para menores de idade, mas a boa notícia é que existem ótimas opções atualmente. Confira!

Conta Kids Banco Inter

O Banco Inter tem uma conta digital e 100% gratuita para crianças e jovens com menos de 18 anos. Entre as vantagens do serviço estão o cartão de débito em nome do correntista, saques e transferências gratuitas e a possibilidade de fazer investimentos com o acompanhamento do adulto responsável. 

O processo de abertura é muito simples:

  • baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS;
  • abra o app e clique em “Abrir conta gratuita”;
  • insira os dados solicitados e aguarde a análise dos documentos (a certidão de nascimento não é aceita, é necessário enviar o CPF e RG do menor). 

Se você for correntista do banco, não se preocupe: vai poder utilizar o mesmo celular para abrir e movimentar a conta kid. Nesse caso, é só limpar o cache do aparelho e utilizar normalmente.

NextJoy

O banco Next, em parceria com a Disney, oferece uma conta digital 100% gratuita para pessoas de 0 a 17 anos. O app pode ser personalizado com os desenhos animados e a conta oferece outros recursos interessantes, entre eles:

  • mesada programada (é só programar o valor e ele será transferido automaticamente);
  • transferências gratuitas entre pais e filhos;
  • biblioteca de conteúdos e trilhas sobre educação financeira personalizados e adaptados para a faixa etária da criança;
  • configuração de alertas para os responsáveis acompanharem as movimentações da conta.

Para criar a conta, o pai ou responsável da criança precisa ser cliente Next, procurar a opção ‘nextJoy’ no aplicativo (disponível para Android e iOS) e iniciar o cadastro (será preciso enviar o RG e CPF do menor).

Banco Modalmais

O Banco Modalmais disponibiliza a sua conta digital para menores de idade, mas o processo de abertura é feito manualmente (e não pelo app da empresa). É preciso fazer o download e o preenchimento dos documentos que estão neste link, além de enviar os documentos pessoais dos responsáveis e do menor (RG ou certidão de nascimento) no formulário indicado.

A abertura da conta é gratuita e é possível fazer transferências para outros bancos sem pagar nada. Mas, a grande vantagem dessa alternativa é a facilidade de realizar investimentos.

Outras opções de conta para menores de 18 anos

Os bancos tradicionais também disponibilizam opções para menores de idade. Veja algumas opções a seguir!

BB Conta Jovem

A Conta Jovem do Banco do Brasil é direcionada para pessoas entre 12 e 21 anos que ainda não entraram na universidade. A opção dá direito a um cartão de débito, cheque e realização de saques e transferências, entre outros serviços bancários comuns.

Para fazer a abertura é preciso ir até uma agência do banco com a carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço emitido nos últimos 90 dias. Se o correntista for menor de idade, o responsável também precisa apresentar os documentos.

Conta poupança Caixa

A conta poupança da Caixa é uma velha conhecida dos brasileiros e não exige limite de idade para abertura.

O processo de criação da conta não é digital, é preciso ir até uma agência com os documentos pessoais do menor e do responsável. Em caso de menores de 16 anos, o responsável precisa realizar a abertura e realizar as movimentações. Jovens entre 16 e 18 anos podem fazer a abertura da poupança sozinhos, desde que acompanhados por um responsável, e podem fazer as movimentações da conta.

A abertura é gratuita e não é necessário fazer um depósito inicial. Vale lembrar que, apesar de a poupança ser um investimento seguro, atualmente existem outras opções de baixo risco e que rendem mais, como Tesouro Selic e CDBs. 

Bradesco Click Conta

A Click Conta do Bradesco é destinada a pessoas de até 21 anos, sem limite mínimo de idade. Para fazer a abertura, é preciso ir em uma das agências do banco com o RG e CPF do responsável legal e do menor, além do comprovante de residência. 

Após a abertura, uma conta poupança (com o mesmo número da conta corrente) é aberta e você pode fazer a ativação por meio de um depósito ou transferência. Outra vantagem é que os pais ou responsáveis podem definir limites de movimentação diária e fazer a mesada programada.

Para decidir qual é a melhor conta digital (ou não digital) para um menor de 18 anos, é fundamental ter em mente a faixa etária do correntista e o objetivo da conta. Como vimos, existem opções mais voltadas para investimentos, outras oferecem mais recursos para o dia a dia e possuem mais facilidade para abertura. Tudo isso precisa ser colocado na balança.

Na hora de ensinar lições sobre dinheiro para uma criança, adolescente ou jovem, é interessante lembrar que educação financeira não precisa ser algo chato e complicado. Precisa de inspiração? Faça parte do Clube do Corre e receba semanalmente conteúdos irresistíveis sobre como cuidar bem do seu dinheiro e sair do aperto! É grátis!

Tags relacionadas

Carol de Assis

Mãe e redatora freelancer, aprendeu (depois de vários apertos) a importância de administrar bem o dinheiro e ter uma reserva financeira.
ilustração de envelope com 1 notificação

Participe do Clube do Corre

E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no email
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no pinterest

    Você pode gostar também

    Queremos saber o que você achou!

    Deixe aqui seu comentário.