fbpx

>

>

Cetelem Consignado: Veja Antes de Pedir!

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitos bancos e instituições financeiras do Brasil têm permissão para oferecer o tipo de empréstimo consignado. Neste texto, você vai saber como funciona o Cetelem Consignado para poder avaliar se vale a pena ou não negociar com essa empresa.

O consignado é uma das principais formas de empréstimo para quem é concursado, aposentado ou pensionista no Brasil. A segurança para bancos e instituições financeiras, já que a cobrança é feita direto na folha de pagamento, permite cobrar juros muito mais baixos do que outras modalidades de empréstimo.

Como funciona o Cetelem Consignado?

O banco Cetelem possui duas formas de consignado: o empréstimo e o cartão. Ambos fazem a cobrança da parcela direto na fonte, mas cada uma de acordo com os limites permitidos pela Lei.

Pela legislação, aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo, só podem comprometer até 30% da margem com empréstimos e mais 5% com a fatura do cartão de crédito consignado.

Assim, para conseguir dar esse tipo de crédito, o Cetelem verifica se o solicitante tem essa margem disponível e quanto é a porcentagem restante para poder aprovar o valor.

Além de aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos federais e militares do exército podem fazer o empréstimo consignado do Cetelem.

Quanto o Cetelem cobra de juros no empréstimo consignado?

Para tomar empréstimo consignado no Cetelem pode ser preciso pagar uma taxa de cadastro de até R$ 1.000. Sobre juros, a taxa varia de acordo com o perfil do solicitante, com o valor da parcela que o cliente quer pagar e do valor total emprestado.

Para aposentados e pensionistas, essa taxa varia de 1,29% a 1,80%, que é o teto estabelecido pelo INSS. Já para servidores públicos federais, a taxa de juros do Cetelem varia entre 1,29% e 2,05%, que é o máximo permitido pela legislação vigente. Essa variação também é de acordo com a parcela e o total do crédito tomado.

No entanto, é preciso cuidado para não tomar uma decisão apenas olhando para essa taxa de juros. É importante prestar atenção principalmente ao Custo Efetivo Total (CET).

Para você ter uma ideia, enquanto a taxa de juros máxima para aposentados e pensionistas do INSS é de 1,80% ao mês, como dissemos, o CET por mês pode chegar a mais de 2% devido a outras taxas cobradas pelo banco que são embutidas no contrato.

E o Cartão Consignado Cetelem?

Esse tipo de cartão é exclusivo para aposentados e pensionistas do INSS, e parte do valor da fatura é cobrada direto na folha, desde que não ultrapasse a margem de 5%. 

Além disso, este cartão oferece os benefícios:

  • não há cobrança de anuidade;
  • é possível fazer saque em dinheiro nos caixas eletrônicos da rede Banco24Horas;
  • é possível fazer saque com depósito em conta corrente por meio do Cetelem Online, APP Cetelem ou da Central de Relacionamento Cetelem;
  • até 20% de desconto em diversas lojas.

Para a contratação do cartão consignado, o banco também faz uma avaliação de crédito do cliente.

Quais outros tipos de empréstimo o Cetelem possui?

Além do empréstimo e cartão consignado, o Cetelem faz empréstimo pessoal e crediário aos seus clientes.

No empréstimo pessoal, a taxa de juros começa em 2,5% ao mês e o crédito pode ser parcelado em até 48 meses. Nesse caso, a empresa faz uma análise de crédito do solicitante antes de aprovar.

Já o crediário é um meio de pagamento que financia compras nas lojas parceiras do banco. No crediário, o cliente paga parcelas fixas e um prazo determinado para quitar a dívida.

Vale ressaltar que o banco pode cobrar uma tarifa de cadastro na aprovação. As vantagens do crediário do Cetelem, no entanto, são:

  • possibilidade de pagar no boleto ou no débito em conta corrente;
  • não há a necessidade de comprovar renda e endereço;
  • é preciso apresentar somente documento com foto e CPF.

Como o Cetelem é avaliado pelos seus clientes?

Agora que você já sabe como funciona a oferta de empréstimos do banco, é importante saber o que outras pessoas que já tiveram experiência com a empresa dizem sobre ela.

No Reclame Aqui, um dos principais sites de reclamações do país, o Cetelem possui nota 5.7 na média de junho a novembro de 2020. Essa é considerada uma nota ruim pelo site.

Nesse período, foram feitas 9.797 reclamações. O banco respondeu 8.826 e resolveu 61,3% delas.

As principais queixas dos clientes são por causa de cobranças indevidas e problemas com o cartão de crédito.

De todos que reclamaram, 44,5% disseram que voltariam a fazer negócio com a empresa, e deram uma nota média de 4.04 para o atendimento.

Como contratar empréstimos no Cetelem?

Se após entender como funciona o empréstimo consignado no Cetelem e ter conhecimento da sua avaliação você ainda quiser tomar crédito por esse banco, há diversas formas de fazer isso.

A primeira é pela Central de Relacionamento Cetelem, nos telefones 4004 5280 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 701 5280 (demais localidades).

Também é possível simular e contratar o empréstimo via WhatsApp no número (11) 98928-0733.

Se preferir, ainda é possível contratar os produtos e serviços do banco presencialmente em um dos correspondentes do banco. Veja a lista aqui.

Conclusão

Com essas informações, você já está preparado para tomar sua decisão. Porém, não esqueça de pesquisar em outros bancos e instituições com melhores condições se precisar fazer um empréstimo.

Além disso, é importante que, antes de fazer um empréstimo, você faça um planejamento financeiro pessoal para não se meter numa fria.

Se quiser mais dicas sobre empréstimos e finanças pessoais, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossas novidades direto no seu e-mail.

    Tags relacionadas

    Kleiton Reis

    Kleiton Reis é jornalista e apaixonado por marketing, finanças e por ensinar. Acredita que pequenas ações geram grandes resultados e que as mudanças devem começar dentro de cada um antes de tomar o mundo.
    ilustração de envelope com 1 notificação

    Participe do Clube do Corre

    E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

      Compartilhe

      Compartilhar no facebook
      Compartilhar no whatsapp
      Compartilhar no email
      Compartilhar no linkedin
      Compartilhar no twitter
      Compartilhar no pinterest

      Você pode gostar também

      Uma resposta

      1. Estou negativado e preciso de um empréstimo pra pagar uma dívida a Bradesco promotora ela AVERBOU minha pensão sem minha permissão pois nunca pedi nada a ela recebeu 17 parcelas de 264.15. E não quer liberar minha margem ela só depositou na minha conta sem mina permissão 1.078 reais agora quer receber 10 654 86. Pra liberar minha margem. Mas ninguém quer me emprestar pq estou no Serasa só que fiquei inadimplente pq tava pagando inventário sou viúva mieira de 50% ranção meu marido preciso que alguém me dê um voto de confiança

      Queremos saber o que você achou!

      Deixe aqui seu comentário.