fbpx
Pago Quando Puder
carteira-de-trabalho-digital

Carteira De Trabalho Digital: Como Fazer?

A facilidade que a tecnologia promove já chegou também ao contexto de trabalho, ambiente em que, geralmente, temos de lidar com vários documentos e burocracias. Para tornar questões trabalhistas mais fáceis e ágeis, o governo federal criou a carteira de trabalho digital

Você já conhece?

Esse é um formato que chegou para substituir as carteiras de trabalho impressas e, para quem está começando agora na vida profissional, não é necessário se preocupar em ter uma em papel, apenas a versão online. 

A carteira de trabalho digital é um recurso novo para muitas pessoas e se você ainda não conhece, não perca essa leitura para entender como funciona!

Como funciona a carteira de trabalho digital?

Apesar de ter entrado em vigor no final de 2019, a carteira de trabalho online existe desde 2017 e equivale à tradicional. A implantação foi feita para facilitar o acesso ao mercado de trabalho — em especial os trabalhadores que perderam seus documentos ou, por algum motivo, não têm mais acesso à carteira impressa.

Outro objetivo para a aprovação da carteira profissional digital foi evitar burocracias tanto para trabalhadores quanto para as empresas, que terão informações à disposição de forma eletrônica e que podem ser acessadas online, ou seja, de qualquer lugar.

carteira-de-trabalho-digital

Quem precisa ter?

Como o sistema foi elaborado com o objetivo de integrar os dados trabalhistas de todos os brasileiros, desde o início a plataforma já gerou, automaticamente, uma carteira digital para quem tem CPF, bastando apenas ativá-la por meio do cadastro que vamos ensinar adiante.

Isso quer dizer que todos os trabalhadores já têm a carteira digital e, mesmo que esse assunto seja novo para você, a sua já consta no sistema do governo federal e com todos os seus dados trabalhistas: as empresas pelas quais já passou, os salários, período de contrato e muito mais. 

Acontece que grande parte das empresas ainda usa a carteira de papel e não conhece (ou está passando a usar agora) esse recurso e, com isso, muitos colaboradores não tomam conhecimento do aplicativo que pode ser usado para acessar a carteira de trabalho pelo celular. 

Já as empresas que fazem uso do e-Social, que é um sistema onde constam todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas do cidadão, não precisam utilizar a carteira impressa, pois já vai tudo automaticamente para o sistema integrado.

Nesse caso, basta o trabalhador informar o número do CPF quando for contratado pela empresa. 

O CPF do cidadão, inclusive, é o número da carteira de trabalho na versão digital. Ou seja, ela não tem a identificação numérica da carteira de papel e todos os registros são feitos por meio do CPF do trabalhador e não mais pelo antigo NIS ou pelo número da carteira antiga.  

Por que eu preciso acessar a minha carteira de trabalho online?

É importante que o profissional acompanhe sua carteira de trabalho digital, pois ela conta com um cadastro prévio e precisa ser habilitada. Com esse recurso, você conta com o benefício de poder acessar de forma mais fácil informações como salário, férias, tempo de trabalho, benefícios do INSS e outras informações profissionais relevantes a qualquer momento.

Como fazer a carteira de trabalho digital?

Não é necessário “fazer” a carteira de trabalho, pois como já dissemos, ela é gerada automaticamente para todos os brasileiros que têm CPF. Então não precisa se preocupar caso ainda não tenha solicitado a sua. 

Mas é necessário acessá-la para atualizar seus dados e conferir suas informações trabalhistas. 

Passo a passo para acessar a carteira profissional virtual

É preciso acessar o portal Acesso, que é o link da plataforma do governo com o cadastro dos cidadãos e seus respectivos serviços digitais:

  1. clique em acesso.gov.br e, caso não possua cadastro nessa plataforma, preencha todos os dados como nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e outros;
  2. responda com atenção ao questionário com cinco perguntas sobre sua vida profissional e prossiga;
  3. anote a senha temporária que você vai receber. Ela deverá ser trocada ao realizar o primeiro acesso;
  4. depois que finalizar o cadastro no site Acesso.gov.br, vá para o portal do Ministério da Economia por meio deste link e clique em “Já tenho cadastro”;
  5. nessa página, você vai ver a “Área do Trabalhador” e pode conferir diversas informações como a carteira de trabalho digital, solicitações de seguro-desemprego, afastamentos por doenças e consulta ao abono-salarial, entre outras.

Além do site, você ainda pode baixar o app da carteira profissional digital que está disponível tanto para Android quanto para IOS (iPhone). Ter o aplicativo no seu celular facilita muito o acesso às suas informações sempre que precisar. 

Devo jogar a minha carteira de trabalho de papel fora?

Não pode, nem deve! Por mais que o mercado de trabalho esteja cada vez mais informatizado, ainda há muitas empresas que não aderiram às transformações digitais e pedem que você apresente a versão impressa no momento da contratação ou do desligamento.

Além disso, pode haver algum erro no processamento de informações na carteira virtual e ter a de papel acessível é uma medida de segurança. Por isso, guarde a sua junto dos seus documentos pessoais e tenha cuidado para não danificar o material; proteja de mofo, umidade e líquidos. 

Por fim, vale uma dica extra do Pago Quando Puder: toda vez que realizar cadastros, principalmente em portais do governo, leia com calma todas as informações, digite-as com atenção e releia antes de enviar os dados. Isso evita que você tenha que refazer todo o registro (que às vezes é burocrático) ou que você tenha sua senha bloqueada.

Gostou de conhecer a carteira de trabalho digital? Você pode receber outras novidades no seu e-mail, sabia? Basta assinar a nossa newsletter gratuita para não perder nada:

Avatar

Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!