fbpx
Pago Quando Puder
caixa-tem-nao-funciona

Caixa Tem Não Funciona: Como Resolver?

Tem direito ao auxílio emergencial, mas não consegue acessar o app Caixa Tem ou o aplicativo não funciona toda vez que você tenta usá-lo? Milhares de brasileiros estão passando pela mesma situação que você, viu? 

Tanto é que, nas últimas semanas, o problema foi um dos assuntos mais comentados nas principais redes sociais e surgiu até a hashtag #caixatemnãofunciona. Porém, se você chegou até este post, o seu objetivo é encontrar uma solução, certo?

Saiba que é possível acessar o app a partir das dicas que selecionamos aqui! Confira agora como resolver e o que fazer em cada situação quando o Caixa Tem apresentar erros.

Os principais problemas enfrentados pelos usuários

O Caixa Tem é o principal meio de acesso e ferramenta fundamental para a gestão do benefício liberado pelo governo para minimizar os impactos econômicos causados pela crise do coronavírus na vida de milhares de brasileiros. 

Desde o início do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 muitas pessoas tiveram que baixar o app para receber e movimentar seus pagamentos, e esse foi o principal causador de tanta instabilidade na ferramenta.

A partir dos relatos dos usuários, a Caixa tem tentado resolver os problemas pontualmente. Porém, sabemos que muitas ações que envolvem serviços públicos e processamentos realizados pela internet podem demandar uma certa burocracia.

Desde então, a população vem enfrentando os seguintes desafios e alguns foram solucionados, enquanto outros ainda estão com a solução em andamento. Confira:

  • dificuldade de acesso;
  • problemas na hora de realizar pagamentos;
  • tela em branco;
  • fila de espera de mais de 1 hora;
  • app entra, mas trava a todo momento.

O que a Caixa diz

Apesar de reconhecer as falhas, de maneira geral, o posicionamento da Caixa em relação à instabilidade se deve ao fato de que muitas pessoas estão acessando o aplicativo ao mesmo tempo. A instituição orienta que se evite entrar no sistema no início de cada mês, pois os pagamentos ainda estão sendo lançados nesse período.

O que fazer quando o Caixa Tem não funciona?

É muito provável que você não consiga entrar no aplicativo na primeira tentativa devido ao alto volume de acessos simultâneos. Por isso, a primeira dica é: tenha paciência! Sabemos que a situação está complicada para todo mundo, mas tenha em mente que perder a calma só piora o problema. Confira o que fazer em cada caso:

Quando aparecer a mensagem “sessão expirada”

Essa é uma informação que aparece em muitos casos quando a pessoa já está aguardando na fila de espera por muito tempo e, quando chega a sua vez, a sessão expira. Usuários relataram conseguir acesso na segunda tentativa. 

Ou seja, se você abrir o app e deparar-se com uma sala de espera, aguarde a sua vez. Caso a sessão expire, não saia da fila, apenas reinicie o processo. Muitas vezes, na segunda tentativa o tempo de intervalo é menor. Por isso, não desista!

Quando aparecer a mensagem “app desatualizado”

O app Caixa Tem está sempre recebendo atualizações para aprimorar o atendimento, por isso, é muito comum abrir a ferramenta e descobrir que você precisa atualizá-lo. 

Para isso, basta ir na loja de aplicativos, a que você baixa os apps no seu celular — normalmente são Play Store, para smartphones Android, e App Store, para IOS —, procurar pelo Caixa Tem e apertar o botão “atualizar”. Como o app é leve, o processo costuma ser rápido. Assim que finalizado, volte à ferramenta e reinicie o processo.

Outra dica é sempre verificar se o Caixa Tem já está na versão mais recente antes mesmo de acessar o app. Assim, você otimiza seu tempo e evita o desgaste de ter que refazer procedimento.

Quando aparecer uma tela em branco

Como o aplicativo recebe atualizações com frequência, muitos usuários relataram o aparecimento de uma tela branca ou que o Caixa Tem não abre ao acessar a ferramenta. A solução para esse problema é simples: desinstale o app, instale-o novamente e limpe o cache do seu celular.

Essa é uma medida que pode ser tomada quando o smartphone tiver o Android como sistema operacional. Para IOS, infelizmente, ainda não há informações para resolver o problema. Após desinstalar e instalar novamente, para limpar o cache, siga as instruções:

  1. abra o menu de “Configurações” do seu aparelho;
  2. vá em “Aplicativos” e busque pelo Caixa Tem;
  3. clique em “Armazenamento” e, em seguida, na opção “Limpar cache”;
  4. entre no app novamente e digite seu login e senha para acessar.

Quando aparecer a mensagem “erro de código” ao pagar boletos

Um dos erros do Caixa Tem aparece na hora de tentar pagar boletos. Porém, saiba que duas situações podem acontecer: ou o app não aceita aquele tipo de conta — sim, não são todos os tipos que são aceitos — ou o sistema (ou a internet) falhou naquele momento.

A dica então é: se você já pagou o mesmo tipo de conta pelo aplicativo, saia da opção de pagamentos e volte alguns minutos depois, pois o sistema pode ser normalizado em pouco tempo. Já se você não tem certeza de que aquele tipo de boleto é aceito, entre em contato com o suporte que atende pelo app.

Vale também confirmar se o código foi digitado corretamente ou se a leitura do código de barras está nítida. Saiba, porém, que o pagamento de contas essenciais, como água, luz, telefone e cartão de crédito é permitido pelo Caixa Tem, normalmente.

Quando aparecer a mensagem “horário excedido”

Para pagamentos de boletos, a ferramenta funciona de forma diferente de muitos outros apps de bancos digitais. As transações desse tipo só podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Por isso, se o horário já tiver passado, tente pela manhã, no dia seguinte, ou em horários com menos acessos, como no meio da tarde.

Dicas extras

Relatamos aqui as principais medidas que você deve se atentar para enfrentar os erros mais comuns informados sobre o Caixa Tem. Mas ainda temos algumas dicas que podem facilitar o acesso e tornar sua experiência com o app mais proveitosa:

  • evite acessar o aplicativo assim que a Caixa anunciar a liberação de novos pagamentos. Nesses dias, a instituição ainda está lançando os créditos e ajustando as transações pelo sistema, o que provoca ainda mais congestionamento;
  • coloque um lembrete para acessar o app em horários estratégicos. Na correria das tarefas diárias, ficamos de realizar atividades importantes, mas esquecemos. Por isso, defina um despertador para entrar entre 13h e 16h, por exemplo;
  • não desista na primeira vez que não conseguir acesso. Tenha em mente que muitas pessoas estão entrando e que se você sair da fila, o tempo de espera será ainda maior;
  • faça outras coisas enquanto aguarda na fila. Você pode minimizar a tela do app e realizar outras atividades pelo celular enquanto espera, sem precisar sair da fila. Essa é uma forma de otimizar seu tempo sem perder seu lugar;
  • atente-se à sua data de recebimento. Há um calendário para pagamento que varia conforme a data de nascimento, por isso, verifique se já está no seu dia antes de acessar o app.

Vale ressaltar que, para a terceira parcela, o gerenciamento de pagamentos e a liberação para saques e transferências serão diferentes dos últimos meses.

O dinheiro é enviado ainda no início de julho apenas para pagar contas pelo app, mas a maioria dos saques e transferências para outras contas será liberada aos poucos e ao longo dos próximos meses.

Aproveite para receber outras dicas sobre pagamentos de benefícios sociais no seu e-mail! Assine nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais importantes para você!

Avatar

Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!