fbpx

>

>

Boa vista score SCPC: o que é, como funciona e como controlar

Boa vista score SCPC: o que é, como funciona e como controlar

Tempo de leitura: 4 minutos

É bem provável que você já tenha lido sobre a Boa Vista Score ou Boa Vista SCPC por aí, mas talvez ainda não saiba exatamente o que a empresa faz. Estamos falando de um dos principais birôs de crédito do país e que investe há anos em soluções financeiras para pessoas físicas e jurídicas.

Continue acompanhando para entender o que é Boa Vista, como ela calcula o seu score de crédito e o que é possível fazer para melhorar a sua pontuação com a empresa.

O que é Boa Vista?

A Boa Vista é uma empresa brasileira que utiliza inteligência analítica e alta tecnologia para criar soluções para negócios e consumidores. Ela tem mais de 60 anos de existência e, ao contrário do que muitos imaginam, oferece negativação de CPFs inadimplentes.

A empresa é precursora do Cadastro Positivo — banco de dados que reúne o histórico de pagamentos e os compromissos em andamento de pessoas físicas e jurídicas. O objetivo é deixar a análise de crédito mais justa. Afinal, nem só de atrasos e inadimplências vivem os consumidores, não é verdade?

Além disso, assim como a Serasa, a Boa Vista realiza o cálculo e a consulta do score de crédito. O score Boa Vista é uma pontuação (que vai de 0 a 1.000) e varia de acordo com o comportamento financeiro de cada consumidor. 

Quanto maior é o score, maiores são as chances de conseguir empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e melhores condições de negociação. Qualquer pessoa pode consultar a situação do seu CPF gratuitamente por meio do site Consumidor Positivo.

Boa vista e SCPC: Qual a diferença?

Há mais de 60 anos, a empresa que hoje conhecemos como Boa Vista foi criada com o nome de SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O nome era ideal à época, já que a empresa focava muito na notificação e negativação de clientes.

Desde 2010, a cartela de soluções oferecidas aumentou e a empresa passou a ser conhecida como Boa Vista. O SCPC, por sua vez, é um serviço administrado pela empresa Boa Vista.

Como aumentar o score Boa Vista?

Como já falamos, ter um bom score é benéfico em diversos aspectos. A maioria das empresas costuma consultar a pontuação antes de conceder algum crédito para se certificar de que é — ou não — um bom negócio. 

Quem tem score baixo tem mais dificuldade em realizar empréstimos, financiamentos, compras a prazo e outras facilidades. Diante disso, é natural procurar soluções para melhorar a pontuação.

A seguir, confira algumas medidas que podem ajudar a aumentar o seu score Boa Vista:

Pague as contas em dia

Um dos principais indicadores que influenciam o score é o pagamento adequado das contas. Então, mantenha a organização e evite pagar boletos depois da data de vencimento.

Atrasar uma conta por alguns dias ou até mesmo semanas talvez nem faça o seu nome ficar sujo. Entretanto, a pendência pode ser considerada uma desordem financeira que será avaliada  no cálculo do score.

Mantenha o seu Cadastro Positivo Boa Vista

O Cadastro Positivo é um histórico de pagamentos realizados em dia. Isso significa que o pagamento de contas de água, luz e cartão de crédito, entre outros boletos pagos cotidianamente também são considerados pelos birôs de crédito.

Desde de 2013, a inclusão no cadastro é automática, mas você pode optar por sair quando quiser. Entretanto, manter os seus dados de bom pagador disponíveis para o mercado é algo que ajuda a melhorar o seu score de crédito

Solicite crédito apenas quando necessário

Pedir crédito para várias empresas em um curto espaço de tempo faz com que você pareça uma pessoa desorganizada financeiramente, além de um potencial inadimplente. Afinal, não é saudável que os custos com cartão de crédito, empréstimos e financiamentos ultrapassem 30% da sua renda mensal.

Mantenha o nome limpo

Se você tem dívidas, é bem provável que o seu CPF esteja negativado nos sistemas dos principais birôs de crédito do país. Essa é uma das formas que as empresas têm de demonstrar ao mercado quem não honrou adequadamente com os seus compromissos e pressionar essas pessoas a realizarem o pagamento.

É importante buscar formas para negociar as dívidas e colocar a vida financeira em dia para conseguir melhorar o score (e voltar a dormir tranquilamente😴).

Como saber se meu nome está no Boa Vista?

Milhares de bancos e outras empresas consultam o banco de dados Boa Vista para entender a situação financeira de seus clientes e potenciais consumidores. 

Sendo assim, vale a pena realizar a consulta na plataforma da empresa para saber se existe negativação ou se o seu score Boa Vista está baixo. É rápido, fácil e gratuito. Veja o passo a passo para consultar o seu CPF no Boa Vista:

  • acesse o site Consumidor Positivo;
  • na página inicial, informe o seu CPF;
  • se não tiver cadastro, o próximo passo vai ser responder algumas questões básicas para criar um perfil;
  • após fazer o cadastro (ou se já tiver um) é só digitar a senha.

Pronto! Agora é só conferir o seu score e pendências. O processo é muito intuitivo e também pode ser feito pelo app Boa Vista (disponível para Android e iOS).

Manter o nome limpo é o melhor jeito de garantir um bom score no Boa Vista e também nos outros birôs de crédito. Parece simples, mas nós sabemos que imprevistos acontecem e podem atrapalhar a vida financeira por meses ou até anos.

Se esse for o seu caso, saiba que sempre é tempo de retornar o controle e negociar as suas dívidas.

A Meu Acerto está aqui para ajudar a fazer isso com praticidade, segurança e excelentes descontos. Consulte o seu CPF agora mesmo!

Tags relacionadas

Carol de Assis

Mãe e redatora freelancer, aprendeu (depois de vários apertos) a importância de administrar bem o dinheiro e ter uma reserva financeira.
ilustração de envelope com 1 notificação

Participe do Clube do Corre

E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no email
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no pinterest

    Você pode gostar também