Pago Quando Puder
Bancos Digitais

Bancos Digitais: quais são e quais os benefícios deles

Você deve ter notado que nos últimos anos, especialmente de 5 para cá, vários novos bancos surgiram com opções de crédito e conta 100% digitais.

Eles vêm cada vez mais ganhando espaço entre os gigantes do mundo do crédito e conquistando milhares de clientes, especialmente pelos seus diferenciais: sem agências, com taxas menores ou inexistentes e outras exclusividades.

Por isso nós queremos te explicar exatamente como eles funcionam, como escolher o seu, como abrir uma conta e quais os maiores diferenciais que você pode encontrar. 

O que são bancos digitais 

Que atire a primeira pedra quem nunca passou horas na fila do banco ou sofreu com as burocracias para realizar procedimentos bancários que deveriam ser simples, como pagar um boleto.

Infelizmente, essa foi a realidade dos brasileiros durante muitos anos. Por sorte, a tecnologia aliada à algumas instituições financeiras chegaram para mudar este cenário.

Os bancos digitais ou bancos virtuais, são instituições financeiras que concedem a maior parte ou até 100% de sua cartela de serviços de forma online.

Nessas instituições você cria, acesse e gere a sua conta por plataformas digitais (geralmente aplicativos) no seu computador ou celular.

A solução por si só, já desburocratiza a maior parte dos problemas cotidianos que levam as pessoas até as agências.

Mas a melhor parte é que sem essas burocracias a maioria destes bancos conseguem diminuir ou até mesmo eliminar as altas taxas de serviço cobradas em forma de anuidade pelos bancos tradicionais

Exemplos de bancos digitais do Brasil

Abaixo compilamos alguns dos bancos mais conhecidos e recomendados pelos usuários.

Vale lembrar que a sequência não se trata de um ranking, e sim dos bancos mais famosos e organizados em ordem alfabética.

Banco Inter

“Completo, digital e gratuito”: esse é o slogan e também a filosofia da existência do Banco Inter.

Quase sempre figurando o primeiro lugar nas listas de maiores e melhores bancos digitais do país, o Banco Inter já possui mais de 2 milhões de correntistas, e passou de um banco tradicional com a marca Intermedium, para um banco moderno e com um crescimento surpreendente.

Com uma política de 100% de isenção de tarifas, a conta digital  do Inter é super completa e transparente.

Pelo app do banco você consegue por exemplo: realizar transferências para outros bancos sem pagar encargos bancários na transação, gerar boletos gratuitos, fazer depósito de cheques por foto, aplicar ou investir o seu dinheiro em renda fixa e variável e muito mais!  

Neon

Com procedimento facilitado para abertura de contas, a Neon é mais uma das várias opções de bons bancos digitais.

A instituição oferece cartão de débito internacional, cartão de crédito sem anuidade, transferências e boletos grátis e cartela de investimentos

Além disso, também disponibiliza um app de gestão financeira e serviços para empresas. Uma ótima alternativa de gestão para MEI’s e pequenos empresários.

Tudo isso para te ajudar a te livrar da burocracia e a criar um jeito mais fácil e acessível de cuidar do seu dinheiro. 

Next

Mostrando que a revolução bancária chega para todos, o Next é uma proposta de banco digital do já conhecido Bradesco, mas com um foco claro: o público mais jovem.

Assim como os demais da categoria, o Next promete ser um banco 100% virtual, com conta corrente e cartão grátis, saques ilimitados e vários diferenciais competitivos.

Apesar de todos os “mimos” prometidos por ele, o verdadeiro e maior diferencial para os correntistas do Next é a segurança de ter uma instituição financeira consolidada por detrás das operações. 

Nubank

A maioria das pessoas conhece o Nubank principalmente pelo cartão de crédito internacional com zero taxas

Logo que foi lançado no mercado, este produto conquistou de cara milhares de brasileiros, o que gerou uma fila de espera de meses.

O Nubank cresceu — muito —  e hoje expandiu seus serviços, oferecendo uma conta digital cheia de diferenciais. Sem papeladas e nem exigências, seu dinheiro rende até mesmo quando está parado na conta corrente.

Outro diferencial é que no cartão de crédito você consegue economizar se antecipar suas faturas parceladas.

Apesar de ser uma opção muito boa de conta digital, o Nubank ainda tem alguns problemas em relação aos demais bancos. A funcionalidade de débito por exemplo, ainda está em fase de teste e, para você utilizar o seu cartão para saque, você paga uma taxa de R$6,50 em cada transação.   

Original

Prometendo uma linguagem mais simples e intuitiva, o Banco Original também tem uma proposta de serviço 100% online.

Com transações bancárias sem taxas, atendimento por app e telefone, e um gerenciador financeiro que categoriza seus gastos automaticamente, ele preza pela transparência e eficiência nas transações.

Um dos maiores diferenciais do Original é seu programa de bônus no cartão de crédito. Em formato de cashback, parte do valor das suas compras, seja no débito ou no crédito, voltam para você usar como e onde quiser.

Relação: bancos digitais e fintechs

Fintechs são do que empresas de tecnologia criadas para resolver problemas e gerar valor na área da economia. 

Amplamente falando, as fintechs podem ser desde bancos digitais, à apps de controle de gastos, passando por carteiras e soluções digitais de pagamento. No geral elas são melhorias dos serviços que já conhecemos, com custos mais baixos e menos burocracias.

Conforme você deve ter percebido, a maioria dos bancos digitais são fintechs. Isso por que, eles nasceram para suprir demandas do mercado financeiro que geravam muita insatisfação por parte dos consumidores, solucionando esses problemas através da tecnologia.

Benefícios dos bancos digitais

Pela nossa lista do início, dá para ter uma ideia boa de como os bancos digitais possuem soluções incríveis para todos os tipos de consumidores.

Mas nós resolvemos listar os principais motivos pelos quais você deve começar a pensar em migrar do seu banco tradicional para uma opção digital.

Facilidade para abrir uma conta

Indo na contramão dos processos burocráticos de abertura de conta dos bancos tradicionais, nos digitais você realiza tudo pelo app ou site, sem precisar ir a uma agência física. 

O processo para a grande maioria das instituições é o mais simplificado possível: normalmente consiste apenas em um cadastro por formulário e no envio de fotos dos documentos originais da pessoa que deseja abrir a conta. 

Tudo intuitivo e rápido! 

Diminuição ou ausência de taxas

Talvez a característica mais significativa dos bancos digitais é a diminuição ou até mesmo a total isenção de taxas. 

Serviços como transferências e depósitos e principalmente os mensalidades de cartão e conta, foram substituídas por isenção ou valores muito baixos, já que a maioria das pessoas já paga suas contas pela internet. 

Isso sem abrir mão nem da qualidade e muito menos da segurança.

Fim das agências

Se você, assim como milhares de brasileiros, não entende a necessidade de ir até uma agência para resolver pendências simples, os bancos online vão transformar a sua rotina! 

A partir de agora, solucionar problemas sem ter que passar por uma porta giratória será o primeiro passo para o seu futuro digital.

Para os céticos, a falta de uma agência física pode parecer um problema, mas acredite, isso é uma solução. 

Os bancos digitais prometem resolver todos os seus problemas e solucionar todas as suas dúvidas sem que você precise se deslocar, pois além de canais facilitados, o suporte e atendimento online e por telefone são muito bons. 

No geral, os apps possuem excelentes plataformas, com perguntas e respostas úteis e chats em tempo real. Além da solução online instantânea, você consegue se comunicar com um atendente, tanto pelo telefone quanto pelas redes sociais e e-mail. 

Ainda tem dúvida de como vai sacar seu dinheiro? Não se preocupe, na grande maioria deles, os saques podem ser feitos em caixas rápidos e bancos 24 horas. 

Novas funcionalidades

Além de tudo isso, por serem criados e funcionarem 100% online, esses bancos criaram novas possibilidades para solucionar antigos problemas, dispensando ainda mais as agências e facilitando a nossa vida.

Alguns dos diferenciais mais recentes: 

Transferência e pagamento por QR code – Inter

Por meio do app do Banco Inter, você consegue pagar contas e realizar transferências de valores para outros correntistas do banco na hora e sem custos. 

O processo é simples e rápido. Você gera na hora um QR code (código de barras bidimensional) com o valor exato que você tem que pagar ou receber, e a pessoa que está fazendo a transação com você utiliza a câmera do celular dela para te pagar ou para receber a quantia que você deve a ela

Dinheiro rendendo na conta corrente – NuBank

Um dos principais motivos pelo qual as pessoas costumam não investir o dinheiro que está parado na conta corrente é a burocracia das transações e falta de conhecimento. 

No Nubank você nem precisa se preocupar com esse processo! 

Na NuConta o dinheiro que você tem na sua conta corrente rende juros positivos sem nem precisar ser aplicado na poupança ou investido

Atualmente o rendimento da NuConta é de 100% do CDI. Ou seja, automaticamente qualquer valor que você tenha, normalmente já rende mais do que a poupança. 

Transferência por boleto (e ausência de taxas) – Inter, Nubank e Neon

Está precisando depositar algum dinheiro na sua conta ou quer ajudar aquele amigo de outro banco a te pagar o que ele te deve sem ter que lidar com taxas de transferência? 

Os bancos digitais também estão preparados para isso! 

Em vários deles você pode gerar um boleto do valor do depósito necessário e compartilhá-lo com que deseja te pagar. 

Essa modalidade também te ajuda a depositar dinheiro na sua própria conta. Pois com o auxílio do boleto você pode enviar dinheiro para a sua conta corrente em qualquer Casa Lotérica sem pagar por isso, ou transferindo de outros bancos que você tenha conta. 

Transferência por CPF – Nubank

Precisa fazer ou receber uma transferência rápida? O Nubank facilita esta operação para os seus correntistas. 

Na NuConta você consegue realizar transferências instantâneas e ilimitadas entre usuários do banco através do CPF ou com o auxílio de um QR Code. 

Dentro do mesmo banco o valor transferido cai na hora.

Benefícios exclusivos – Mimos”do Next

Ao contrário dos programas de pontos de cartão de crédito, os mimos da Next são descontos e benefícios no ato da compra. 

Para proporcionar isto a seus correntistas, a Next firma rotineiramente parcerias com dezenas de grandes empresas como McDonald’s, Uber, Natura, Cinemark e muitas outras.

Os benefícios destas parcerias podem chegar a representar uma economia de cerca de R$300,00 por mês

Como a maioria dos mimos são de produtos ou serviços comuns à rotina dos usuários, com a economia desse dinheiro você consegue otimizar sua renda mensal para investir ou para colocar mais projetos em prática. 

Facilidade da negociação

É sempre bom lembrar, que mesmo com todas as facilidades dos bancos digitais, o controle do dinheiro em conta e do cartão de crédito continuam sendo sua responsabilidade. 

Então é sempre bom conferir com frequência seu extrato e fatura para que você não tenha problemas.

A boa notícia, é que ao contrário das longas e burocráticas negociações dos bancos tradicionais, caso você encontre alguma incoerência no banco digital você resolve tudo do conforto da sua casa. 

Por ser 100% online o processo de negociação é mais simples e fácil. Principalmente porque em muitos casos você consegue fazer propostas de negociação, escolher o número de parcelas e quando você começa a pagar.

E nós temos 2 conteúdos: um sobre como negociar com o Banco Original e outro sobre como negociar com o Banco Inter de um jeito fácil e online. É só clicar nos links e seguir o passo a passo.

Como abrir sua conta

Se todos os benefícios citados anteriormente te convenceram, agora vem a melhor parte. A abertura de conta nesses bancos é totalmente gratuita, facilitada e pode ser feita a qualquer hora do dia sem que você precise sair de casa. 

Confira abaixo o passo a passo para cada um dos bancos que listamos acima: 

Banco Inter 

1 – Separe os documentos necessários

São eles:

  • Documento de identidade, carteira de motorista ou RNE permanente;
  • Comprovante de residência atual (pode ser contas de luz, água, internet, telefone, etc; com vencimento máximo de 90 dias).

2 – Solicite a abertura da conta

  • Baixe o aplicativo do Banco Inter na App Store ou no Google Play;
  • Preencha seus dados e aceite a proposta;
  • Tire um selfie;
  • Fotografe e envie os documentos solicitados usando o próprio app;

Observação: antes de enviar as fotos dos documentos, verifique se elas estão legíveis.

3- Aguarde a resposta do Banco

Após enviar todos os documentos e concluir a solicitação de abertura da conta pelo app, você terá uma resposta em até 10 dias corridos.

Next 

1 – Baixe o aplicativo Next direto no seu celular ou tablet na App Store ou Play Store

2 – Abra o aplicativo e clique em “Criar conta”

  • Preencha seus dados cadastrais;
  • Crie um login e senha para o app;
  • Fotografe seus documentos;
  •  Faça um vídeo selfie. Nele você apenas precisa falar o seu nome completo e a frase: “eu desejo abrir uma conta no banco Next”;
  • Selecione o tipo de conta que você deseja criar;
  • Cadastre uma senha para o seu cartão;
  •  Leia e aceite os termos e condições de uso do banco;

3 – Aguarde seu e-mail de confirmação de abertura de conta 

Neon 

1 – Baixe o aplicativo Neon direto na App Store ou Play Store

2 – Faça uma conta passando pelos seguintes passos:

  • Crie seu perfil adicionando seus dados pessoais;
  • Tire um selfie;
  • Tire uma foto de um dos seus documentos de identificação (RG ou CNH) ;
  • Cadastre sua assinatura, assinando com o dedo direto na tela;
  • Registre seu endereço;
  • Responda algumas perguntas pessoais para que a Neon possa entender melhor as suas necessidades e personalizar sua conta.

3 – Aguarde a análise de cadastro do banco

4 – Depois de aprovado, faça um depósito inicial mínimo para ativar a sua conta 

NuBank 

Se você nunca utilizou nenhuma solução da Nubank ou não tem um convite, você deve solicitar este benefício ao banco online. Para isso:

  • Acesse o site;
  • Clique em “Abra a sua NuConta”;
  • Crie um cadastro. 
  • A partir deste processo inicial o NuBank te guiará nos próximos passos.

Agora se você recebeu um convite ou já faz uso do cartão de crédito da Nubank o processo é mais simples.

  1. Abra o app do Nubank no seu smartphone. (IOS ou Android);
  2. Selecione no botão “Conheça”, localizado na aba de descrição da NuConta;
  3. Na tela seguinte, toque em “Ative sua NuConta” e aguarde até aparecer uma mensagem de boas-vindas com os dados de sua conta;

Prontinho, sua NuConta digital já está criada! 

Original

1- Baixe e acesse o app Banco Original no seu Iphone ou outros aparelhos.

2- Crie seu cadastro com fotos dos documentos necessários. 

São eles: 

  • Documento de identificação (Carteira de identidade ou CNH); 
  • Comprovante de endereço recente; 
  • Demonstrativo de vencimentos (contracheque ou comprovante de renda);

3- Tire uma selfie 

4- Envie seus documentos para análise 

5- Quando aprovada, comece a utilizar a sua conta!  

Uma dica bônus para quem quer usufruir das facilidades destes bancos é a portabilidade de salário. 

Depois da aprovação do cadastro, você pode receber sua renda mensal (salário) diretamente na sua conta virtual. 

Carol Andrade

Acredito na comunicação como maior instrumento educacional. Por isso, como jornalista, amo consumir e criar conteúdo para ajudar a democratizar as informações.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!