fbpx
Pago Quando Puder
banco-votorantim-bv

Banco Votorantim (BV): Tudo Sobre o Banco!

Você já deve ter ouvido falar no banco Votorantim, certo? Mas o que você realmente sabe sobre essa instituição financeira?

Existem diversos bancos no mercado ― parte deles já foi apresentada aqui no Pago Quando Puder ― e, para escolher entre eles, você precisa conhecê-los melhor. Certo?

Foi com isso em mente que fizemos esta apresentação com tudo o que você precisa saber sobre o banco Votorantim, também conhecido como BV. Veja mais:

A história do banco Votorantim

O banco Votorantim nasceu em 1988 por meio de uma parceria entre o Banco do Brasil e a Votorantim S.A. São, portanto, mais de 30 anos de mercado.

No início, a instituição funcionava somente como uma distribuidora de valores mobiliários. Mas, em 1990, passou a operar como banco múltiplo.

Com sede em São Paulo e filiais dentro e fora do país, o banco Votorantim cresceu a ponto de se tornar o quinto maior banco privado do Brasil, com mais de quatro milhões de clientes. É também um dos líderes de mercado na oferta de crédito a grandes empresas.

Em 2019, a instituição anunciou a criação de uma nova marca e passou a se chamar banco BV. Parte dos clientes e parceiros já chamava o banco Votorantim dessa maneira, e a mudança oficial do nome acompanha planos de modernização dos serviços oferecidos aos clientes.

O “dono” do banco BV

Credibilidade é coisa séria. Certamente, você não vai querer abrir uma conta e depositar seu dinheiro em uma instituição completamente desconhecida ou que não tenha boa reputação.

Quando lançou sua nova marca, sinalizando a mudança de banco Votorantim para banco BV, a instituição compartilhou uma mensagem dizendo que “você pode nem perceber, mas a gente sempre esteve por perto […]. Afinal, somos um banco que há quase 30 anos está por trás das suas conquistas”.

Considerando que talvez você realmente não tenha percebido a presença do BV e que, por isso, tenha um pouco de receio em relação à instituição, pergunte-se: quem é o dono do banco BV?

O banco Votorantim foi fundado pelo já falecido José Ermírio de Moraes, empresário brasileiro fundador do Grupo Votorantim. Mas tenha em mente que o BV é fruto de uma união com o Banco do Brasil e, assim sendo, conta com a reputação de uma das instituições financeiras mais respeitadas do país.

O que é a BV Financeira

A BV Financeira é uma subsidiária do banco BV que oferece serviços como financiamento, sendo uma das líderes no segmento de financiamento de veículos.

Ainda, oferece serviços de crédito pessoal, empréstimo com garantia, empréstimo consignado e soluções similares.

Uma vez cliente do banco BV, você tem acesso aos serviços e soluções da BV Financeira e, na prática, é como se não houvesse uma separação entre as empresas.

Principais produtos e serviços oferecidos pelo banco

Além de oferecer conta para pessoas físicas e jurídicas, o banco BV possui diferentes produtos e serviços que podem ser interessantes a você. Confira:

Cartões

Além dos cartões de débito, o BV trabalha com cartões de crédito das bandeiras MasterCard, Visa e Elo, e que são divididos em sete categorias para atender a clientes com diferentes perfis e interesses.

O Cartão BV Nacional Básico, por exemplo, é uma opção adequada para quem tem renda a partir de R$ 500 e busca economizar com a anuidade, uma vez que a taxa cobrada é mais baixa.

Por sua vez, o Cartão BV Grafite é indicado para quem tem renda mínima de R$ 7.000 e busca um serviço mais completo para ser utilizado em qualquer lugar do mundo, colhendo vantagens e benefícios do programa BV Merece.

Seja qual for o seu caso, ao abrir sua conta você vai ter acesso ao app Meu Cartão BV que nada mais é do que a solução de internet banking para dispositivos móveis da instituição.

Cartão virtual

Acompanhando a ideia de modernização que foi oficializada com a nova marca, o banco BV também oferece aos clientes um cartão virtual que pode ser acessado por meio do já mencionado aplicativo Meu Cartão BV.

Um cartão virtual é indicado para aumentar a segurança de compras feitas online porque, a cada uso, gera um novo CVV (aquele código de três dígitos que fica no verso do cartão físico), dificultando qualquer tipo de fraude.

Vale saber que a existência do cartão virtual não resulta na geração de faturas diferentes. As compras são relacionadas em um mesmo documento, sem dificultar a vida do correntista.

Créditos

A BV Financeira oferece três possibilidades de crédito, ou seja, de empréstimo ao cliente que precisa de uma solução para organizar sua vida financeira. 

São eles: 

  • o Crédito Pessoal, 
  • o Crédito Com Imóvel em Garantia e o 
  • Crédito com Veículo em Garantia.

Em geral, os dois últimos serviços são indicados a quem tem um bem registrado em seu nome e pode deixá-lo como garantia ao banco. Algo que resulta em uma quantia maior de dinheiro disponibilizada, prazos maiores e taxas mais baixas.

(botão) Empréstimo com garantia

Financiamento

Você está pensando em comprar um carro? Precisa de dinheiro para pagar a faculdade? Como muitas outras instituições tradicionais, o banco BV tem serviços que podem ajudar você na conquista desses objetivos.

Como mencionado, o banco se destaca quando o assunto é o financiamento BV. A instituição oferece três serviços a seus clientes: 

Este último é fruto de uma parceria entre o BV e a empresa Portal Solar, e pode ser considerado um dos diferenciais que o banco tem a apresentar.

Seguro e assistência

Como é comum a muitas instituições bancárias, o BV também oferece seguros veiculares e seguros residenciais aos seus clientes. Além do mais, disponibiliza alguns tipos de seguro e assistências pessoais.

Apenas para que você tenha uma ideia: ao tornar-se cliente BV, você pode contratar um seguro contra acidentes pessoais ou um serviço assistencial de plano odontológico.

Conta digital BV + Neon

Você sabia  que existe uma relação entre o antigo banco Votorantin e a Neon?

O Neon é uma fintech indicada a quem deseja ter acesso a um cartão de crédito sem as taxas praticadas pelas instituições bancárias tradicionais.

Assim, se você tem interesse em ter uma conta digital, mas ainda fica com um pé atrás com esse tipo de serviço, saiba que ao optar pelo Neon, você conta com a confiança estabelecida a partir da parceria com o BV.

Dica: caso empresas como o Neon ainda sejam novidades em sua vida, recomendamos que você leia o post 6 dúvidas sobre bancos digitais que todo mundo tem.

Apoio ao esporte

Por fim, vamos a um diferencial que não é necessariamente um serviço do banco BV para os clientes, mas que pode beneficiá-los indiretamente: o apoio ao esporte.

O BV esportes é uma iniciativa que patrocina diferentes projetos de transformação social por meio do esporte, bem como diferentes atletas brasileiros.

Assim, se esse tipo de ação faz parte daquilo o que você acredita ser interessante para a sociedade, saiba que o banco BV concorda e dá a sua contribuição.

Canais de atendimento do banco Votorantim

O banco BV tem diferentes canais de atendimento que você pode usar para tirar dúvidas sobre seus produtos e serviços, e resolver eventuais problemas uma vez que se tornar cliente. São eles:

  • Telefones
    • Cliente BV: 3003 1616 (capitais e demais regiões metropolitanas) ou 0800 701 8600 (demais localidades);
    • SAC: 0800 770 3335;
    • canal para pessoas com deficiência auditiva: 0800 701 8661;
    • Ouvidoria: 0800 707 0083;
  • chat que pode ser acessado pelo link para atendimento relacionado a diferentes serviços do BV;
  • e-mail que pode ser enviado por meio do próprio site do banco BV.

Dica: ao acessar os canais de atendimento do BV você também pode encontrar a loja mais perto de você informando o tipo de serviço buscado, seu estado, cidade e bairro.

Com base nessas informações, o sistema do banco BV vai lhe indicar as lojas em sua região — inclusive, um telefone de contato próprio. Assim, caso você não consiga atendimento pelo SAC ou queira resolver sua solicitação por outras vias, tem também essa opção.

Ao entrar em contato, você pode solicitar informações sobre a abertura de conta e sobre qualquer outra questão que seja de seu interesse com relação aos produtos e serviços oferecidos pelo banco BV.

Gostou deste post e quer continuar se informando sobre finanças? Assine gratuitamente nossa newsletter e receba os novos conteúdos do Pago Quando Puder diretamente em seu e-mail:

Larissa Reis

Larissa Reis

Deixa que eu escrevo! Como jornalista, sempre acreditei no poder da comunicação bem feita para compartilhar informações relevantes, e é para isso que produzo conteúdo!

1 comentário

  • Ainda sou cético quanto à funcionalidade disso, embora já tenha visto vantagens através de um amigo que tem esse tipo de conta. Pelo que percebi, emissão de boletos funciona, o cartão de crédito nem sempre (exemplo: o Premiere não aceita). Não conheço as regras, até gostaria de conhecer.

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!