Pago Quando Puder
Banco Itaú

Tudo o que você precisa saber sobre o Banco Itaú

O Itaú é o maior banco privado do Brasil, de acordo com o Banco Central. Até o segundo semestre de 2019, seu valor de mercado é de mais de R$ 92 bilhões.

E neste conteúdo você vai entender como ele se desenvolveu e evoluiu no mercado, os principais produtos que ele oferece —  e são muitos! —, como ela se compara com Bancos Digitais e como você pode se tornar um cliente. 

Institucional

Certamente, você já ouviu falar em Itaú Unibanco. Unibanco foi um banco que oferecia  serviços financeiros tradicionais, até se unir com o Itaú, originando no Itaú Unibanco Holding S.A

O Unibanco começou como uma empresa de produtos em geral, com sede em Poços de Caldas (MG) que, além de vender calçados e louças, também oferecia serviços financeiros.

Já o Itaú já nasceu como Banco Central de Crédito S.A, em São Paulo.

Entre muitas fusões e aquisições, somente em 2008 é que foi oficializada a união entre Itaú e Unibanco

Se você ficou interessado neste longo histórico, e também saber como elas chegaram a se unir, há uma edição histórica de aniversário bem interessante contada pela própria empresa neste link.

Hoje, com 95 anos de existência, o Itaú é considerado o maior banco privado do Brasil e da América Latina e um dos maiores no mundo todo. 

Seus números, atualmente são:

  • 51 milhões de clientes no varejo (contas físicas e jurídicas);
  • 4.700 agências no Brasil e no exterior;
  • atuação em 21 países;
  • mais de 90 mil colaboradores;
  • mais de 95 mil acionistas.

Principais produtos do banco

Gigante como é o Itaú Unibanco, a instituição atua em diversos mercados e em várias frentes que vão muito além de serviços bancários.

Mas vamos começar justamente por eles, para que você conheça toda as suas opções.

Abertura de conta corrente pelo app

Sim, de não se classificar como banco 100% digital, um dos diferenciais do Itaú é justamente a versatilidade e a tecnologia.

Por isso, além da tradicional conta que pode ser aberta indo ao banco pessoalmente, ele dá aos clientes a opção de abrirem uma conta pelo app.

Como abrir uma conta no Itaú

Pelo app Itaú Abreconta você pode fazer tudo de qualquer lugar e na hora que quiser. Veja como é fácil:

  1. Você baixa o app Itaú Abreconta — disponível para IOS e Android;
  2. Preenche um cadastro para configurar sua conta corrente;
  3. Envia uma selfie e os comprovantes de renda e de endereço; 
  4. Aguarda o retorno em até cinco dias úteis. 
  5. Se tudo estiver ok, pronto! Sua conta está aberta!

Com a abertura da conta, após passar por uma análise de crédito, o cliente pode ter à disposição serviços como créditos pré-aprovados, acesso à poupança, investimentos e  seguros.

Além disso, já ao abrir a conta, o consumidor conta com pacotes de transferências ilimitadas entre contas Itaú, cartão de débito (o de crédito é sujeito à análise), limite para cheque especial e vantagens como bônus para celular.

Vale ressaltar que, pelo app, não é possível abrir contas salário, poupança, conta conjunta, universitária e conta de perfil empresarial; somente conta bancária individual para pessoas físicas.

Porém, é interessante também saber que funcionários que trabalham em empresas que tenham algum tipo de parceria com o Itaú podem abrir a conta pelo app e aproveitar vantagens como descontos em tarifas da conta corrente e do cartão de crédito.

Cartão de crédito

O Itaú tem uma plataforma que ajuda o cliente a encontrar o cartão ideal para cada perfil, por meio de algumas perguntas. 

São diversos tipos à escolha do cliente, que inclusive, oferecem descontos e parcerias com várias empresas. Por exemplo:

  • Ipiranga
  • Netshoes
  • Latam
  • Azul
  • Walmart
  • Magazine Luiza
  • Extra

Entre outros.

Você informa a sua faixa salarial, escolhe as vantagens que mais lhe interessam, quais empresas parceiras são mais úteis para você, lê todo o regulamento e envio o pedido que vai passar por uma análise de crédito.

Empréstimos e financiamentos

Para clientes do banco que precisam de uma ajudinha financeira, o Itaú também oferece diversas opções de empréstimo — inclusive com opções para negativados. Confira algumas delas:

  • Empréstimo pessoal: o dinheiro sai na hora e você escolhe o valor das parcelas que cabe no seu bolso;
  • Antecipação do 13º: ideal para imprevistos de curto prazo;
  • Crédito consignado Itaú: desconto em folha com taxas reduzidas;
  • Crédito consignado pelo INSS: taxas mais baixas para aposentados e pensionistas;
  • Crédito com garantia de investimento: vantagem para realizar projetos sem ter que mexer nas aplicações com o banco;
  • Crédito com garantia de imóveis: modalidade de empréstimo na qual seu imóvel é a garantia de quitação das parcelas;
  • Microcrédito: destinado a quem tem um pequeno negócio, seja formal ou informal. Ideal para MEI (Microempreendedor Individual) e também para quem não tem CNPJ. Contudo, o valor é limitado a quem tem renda bruta de até R$ 200 mil por ano.

Para financiamentos, o banco Itaú ainda oferece soluções específicas para quem quer realizar o sonho de ter a casa ou o carro próprios. 

E para imóveis, você pode fazer uma simulação pela internet mesmo. A análise de crédito sai em apenas uma hora.

Caso você queira financiar um veículo, eles disponibilizam soluções personalizadas para o seu perfil. Também tem um simulador onde você escolhe o modelo que deseja, o ano de fabricação e diversos outros detalhes que combinem mais com você.

Além disso, não é preciso ter conta corrente no Itaú para realizar esse tipo de financiamento. 

Você faz a simulação e escolhe o veículo mais interessante, faz o cadastro, seleciona o plano para pagamento, aguarda a análise de crédito e, a partir disso, acompanha toda a operação pela internet.

Investimentos

Se você já está se reorganizando financeiramente e tem uma graninha extra, pode ainda investir nas modalidades que o Itaú oferece. 

Você abre uma conta no banco, faz um teste para conhecer seu perfil como investidor, define um objetivo e escolhe a modalidade mais indicada para seu perfil.

Entre os principais tipos de investimentos estão:

  • Tesouro Direto;
  • Fundos de mercado;
  • Fundos imobiliários;
  • Previdência privada;
  • Ações;
  • CDB e outras opções de renda fixa.

Previdência Privada

Já que falamos de investimentos, um dos principais produtos oferecidos pelo Itaú é o de Previdência Privada.

Ou seja: uma reserva para quem pretende se aposentar e não quer contar apenas com o benefício oferecido pelo INSS

Hoje esse serviço conta com duas opções: 

  1. O plano PGBL (para quem declara Imposto de Renda e contribui para o INSS); 
  2. O plano VGBL (para quem é isento da declaração do imposto ou faz declaração simplificada e não contribui para o INSS).

O banco não cobra taxa de carregamento para esses planos. Já a taxa de administração varia de acordo com o plano escolhido pelo cliente. 

Além disso, pode ser contratado pelo app, após logar com seus dados, ou por telefone, o que garante mais comodidade ao conhecer e adquirir o produto.

PayPal

O Itaú ainda oferece para seus clientes um sistema de pagamentos online do seu parceiro PayPal. É um app em que a pessoa cadastra seus cartões de crédito e, ao realizar compras pela internet, não precisa digitar novamente os cartões em vários sites diferentes. 

A ferramenta oferece muito mais segurança e praticidade para transações online. Além disso, é possível acumular milhas no cartão e participar de promoções e descontos concedidos por empresas parceiras do app pelo mundo todo como Gol, Uber e Netshoes.

Seguros

O Itaú também oferece diversas modalidades de seguros para vários momento da vida. Confira alguns que podem ser interessantes para você:

  • Seguro automóvel;
  • Seguro de vida e acidentes pessoais;
  • Seguro viagem;
  • Seguro residencial.

Principais produtos para empresas

O Itaú também conta com uma gama de produtos para empresas, tão extensa quanto a direcionada a nós, clientes.

Por isso, nós optamos por resumir os principais, e você pode conhecer todos os outros através deste link.

  • Maquininha Rede: dependendo do faturamento, a mensalidade pode sair de graça;
  • Empréstimos PJ: para capital de giro, emergências e outros momentos, de acordo com a fase vivenciada pela empresa;
  • Soluções para pagamentos e recebimentos: gestão de recebimento de clientes, de boletos eletrônicos e gerenciamento de pagamento dos funcionários.
  • Renegociação de dívidas;
  • Câmbio para otimização de transações que envolvem comércio exterior;
  • Cartão de crédito e empréstimos com condições especiais para empresas.

Ações sociais e culturais

Outro diferencial do Itaú são as iniciativas voltadas para cultura e sociedade.

Com a #issomudaomundo, o banco aposta em causas voltadas para a educação, para o esporte, a cultura e a qualidade de vida com a mobilidade urbana. 

Confira algumas dessas ações — que talvez você conheça:

Itaú Social

Desde 1993, o Itaú e instituições parceiras desenvolvem diversos programas voltados para melhoria da educação pública

A base dos programas reúne dois pilares principais: formação de profissionais da educação e fortalecimento da sociedade civil.

Itaú Cultural

Outro viés bem bacana da empresa é a promoção da cultura entre a população pelo Itaú Cultural

São realizadas diversas atividades a fim de democratizar o acesso à oficinas, aos cursos, workshops, peças e espetáculos, mostras, feiras, entre outros. Muitos destes eventos são gratuitos. 

Taxas e Tarifas

Você deve ter notado quantos produtos o Itaú tem, e nós nem listamos todos eles.

Por isso acaba ficando difícil listar todas as taxas e tarifas de cada um dos serviços. Especialmente porque quando eles são combinados — você tem uma conta e um cartão, por exemplo — esses valores podem sofrer alterações.

Mas vale lembrar que como uma instituição tradicional — com agências, gerentes e caixas eletrônicos — o Itaú cobra por boa parte dos seus serviços, tendo opções mais vantajosas para alguns grupos. Por exemplo: universitários, poupança, conta salário, etc.

Por isso, se você quiser conhecer todos os detalhes, vale dar uma olhada nesta área do site, onde eles descrevem as tarifas de todos os serviços.

Ou ainda, ir a uma agência e conversar com um gerente.

Canais de atendimento

Um banco desse porte só poderia oferecer diversos canais de atendimento que vão de centrais de atendimento 24 horas até suporte rápido por meio dos seus app. Confira como você pode falar com o Itaú:

  • Atendimento ao cliente: 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 (demais localidades);
  • Suporte digital: 0300 100 1213 (todas as localidades);
  • SAC Corporativo: 0800 728 0728 (todas as localidades);
  • Deficientes: 4004 1999 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 721 1999 (demais localidades);
  • Você ainda pode mandar sua mensagem com solicitações, sugestões, reclamações e elogios;
  • Confira aqui todas as formas de contato com o banco, inclusive canais de relacionamento pelas redes sociais.

Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!