Pago Quando Puder
banco-do-brasil

Tudo o que você precisa saber sobre o Banco do Brasil

Quem vê o Banco do Brasil, atualmente, com todo o investimento em tecnologia e perfil cada vez mais digital, com site, app e redes sociais, talvez nem imagine que o banco foi fundado ainda na época do império, em 1808.

O Banco do Brasil, também conhecido como BB, não tem esse nome por acaso: foi o primeiro banco fundado no país. Mas como nem tudo são flores no mercado financeiro, ele já atravessou vários momentos delicados também. Entenda um pouco da história do nosso banco mais antigo.

Institucional

A família real portuguesa chegou ao Brasil em meados de 1808. Em 12 de outubro do mesmo ano, o então príncipe Dom João, que depois se tornou o rei Dom João VI, decidiu criar o banco.

Ao se expandir, em dezembro de 1809, o Banco do Brasil passou a operar no Rio de Janeiro. Apesar dos esforços, somente nove anos depois, em 1817, o banco conseguiu finalizar sua oferta pública, atingindo o capital de 1,2 mil contos de réis. Em 1833, Dom João voltou para Portugal com os recursos que foram depositados no banco.

Com isso, a instituição encerrou a sua primeira fase.

Em 1853, na primeira fusão (união de duas ou mais empresas) bancária da história brasileira, o Barão de Mauá, que havia criado outro Banco do Brasil em 1851, une-se ao Banco Comercial do Rio de Janeiro; aí o Banco do Brasil, tal como conhecido atualmente, surgiu.

De 1863 a 1866 o Banco do Brasil era quem emitia as moedas em todo o território nacional. Depois disso, a Casa da Moeda foi instituída, principalmente, para este fim.

Então, banco passou a se dedicar como captador de depósitos e no fornecimento de empréstimos, se tornando a principal instituição do país a prestar esse serviço.

Desempenhando um papel muito importante em todos os momentos históricos financeiros do Brasil, principalmente durante o período de império e nos primeiros anos de independência, o banco passou por muitos desafios e transformações de mercado.

Entre as várias mudanças ocorridas nesses mais de duzentos anos, a instituição continua sendo referência, uma das mais fortes e valiosas marcas brasileiras.

Hoje o Banco do Brasil é o segundo maior banco do país, atrás apenas do Itaú. Somente de abril a junho de 2019, a instituição lucrou mais de R$ 4,4 bilhões. Atualmente, conta com mais de cinco mil agências distribuídas por todo o Brasil. 

Vamos entender quais são os serviços oferecidos pelo banco mais antigo do país?

Principais produtos do banco

O Banco do Brasil possui uma grande variedade de produtos e serviços. Tem opções para pessoas físicas, pessoas jurídicas, servidores públicos, empreendedores e muito mais. Aqui, selecionamos algumas para você conhecer. Confira!

Contas 

É possível escolher entre sete tipos de conta para pessoas físicas. São elas:

  • Corrente comum: conta corrente com todos os serviços e possibilidades de investimento disponíveis, exceto cheque especial.
  • Corrente especial: conta corrente completa, com limite de crédito por cartão e cheque especial, após aprovação cadastral.
  • Universitária: exclusiva para universitários entre 16 e 28 anos. Não precisa comprovar renda, e pode ser aberta e movimentada diretamente pelo aplicativo. Possui limite de crédito por cartão e cheque especial.
  • Jovem: para jovens com idade entre 12 e 21 anos incompletos e que ainda não entraram na faculdade. Tem direito a cartão, mas não possui cheque especial.
  • Poupança: ideal para movimentar o dinheiro e obter rendimentos. Vem com cartão e permite débito automático.
  • Salário: indicada para receber salários, aposentadorias, pensões e similares. Permite acesso a extratos, saques e transferência. 
  • Fácil: conta 100% digital, que permite receber depósitos, saques, transferências e pagamentos. 

Cada uma das contas citadas têm características e cobranças de taxas específicas de cada perfil. Sendo assim, é necessário conhecer à fundo as modalidades para escolher a ideal para você.

Cartões

A vantagem do BB é que você não precisa ser correntista do banco para solicitar seu cartão. Mas assim como as contas, existem várias opções disponíveis. No site, você consegue informar sua renda mensal verificar as possibilidades de cartão recomendadas pelo banco para o seu caso. 

Clube de Benefícios

Os correntistas do banco podem contar com o Clube de Benefícios do BB. É um programa de benefícios em que o cliente recebe exclusividades em produtos e serviços do banco ou de empresas parceiras.

Ao pagar a assinatura mensal do clube, o consumidor acumula pontos e depois pode contar com desconto na anuidade do cartão, taxas diferenciadas de crédito, vantagens no cheque especial e diversos outros benefícios.

Saque Móvel (sem precisar do cartão)

Com um forte apelo para o digital, o BB conta com soluções para facilitar o dia a dia dos seus clientes através do celular. Com o saque móvel, é possível sacar dinheiro da conta sem o cartão, utilizando os terminais do banco.

Funciona assim: depois de baixar o app do banco, o cliente clica em “Saque Móvel”, que fica no menu do aplicativo. Depois, deve aproximar o celular do código que vai aparecer no terminal de autoatendimento para que a leitura seja feita; escolhe as cédulas que deseja e pronto. Saque feito!

Empréstimos

É claro que um banco desse porte ofereceria diversas modalidades de empréstimos também, não é mesmo? Por isso, o BB leva em conta perfis diferentes de clientes e momentos diferentes da vida de quem precisa de ajuda financeira em momentos de necessidade. Confira os principais tipos:

  • Empréstimo Pessoal: pode ser feito em vários formatos – consignado, crédito salário, crédito benefício, automático e cheque especial.
  • Empréstimo com Garantia: você utiliza seu carro, casa ou capital aplicado como garantia de pagamento e paga taxas de juros especiais.
  • Organizar as contas a pagar: modalidade para colocar em dia débitos com cartão de crédito, cheque especial e empréstimos, reunindo tudo em uma dívida só, ou possibilitando maior parcelamento, ou dando mais tempo para começar a pagar.
  • Eficiência Energética e Hídrica: é uma solução específica para fornecer crédito àqueles que desejam comprar equipamentos que contribuam para o aumento da eficiência no consumo de água e energia.
  • Crédito Rural de Custeio: soluções voltadas para o produtor rural que precisa de recursos financeiros, seja para facilitar rotinas da atividade no campo quanto para auxílio em momentos de urgência;
  • Levar empréstimos já feitos para o Banco do Brasil: ideal para fazer a portabilidade de empréstimo consignado que foi feito com outro banco.

Financiamentos

Quer estudar, mas não tem grana pra isso? Precisa ter seu cantinho para morar, mas não sabe o que fazer para realizar esse sonho?

O Banco do Brasil pode ser uma alternativa para esses casos. Para saber mais sobre as linhas de financiamento oferecidas pelo BB, basta acessá-las aqui.

Previdência

Se você ficou ainda mais preocupado com o seu futuro após a aprovação da reforma da previdência, saiba que existem alternativas em que você pode começar a investir para ter um futuro financeiro mais garantido

É possível começar a investir na previdência privada do BB com R$100,00. Entenda mais sobre as opções aqui.

Negociação de dívidas

Se você já tem conta no Banco do Brasil ou algum tipo de empréstimo ou financiamento, é possível renegociar suas dívidas pelo próprio site. Além disso, quem possui FIES com o BB, boletos vencidos ou precisa de segunda via, também pode imprimir de forma fácil pelo portal.

Canais de atendimento

Além da página de perguntas frequentes, é possível tirar dúvidas também pela Central de Relacionamento BB pelo 4004 0001 ou 0800 729 0001; pelo SAC 0800 729 0722 e até pelo WhatsApp (61) 4004 0001.

Nesse conteúdo, selecionamos as informações que consideramos mais importantes para quem quer conhecer os serviços prestados pelo Banco do Brasil. 

Você ainda tem alguma dúvida sobre o Banco do Brasil? Deixe seu comentário!

Para receber conteúdos exclusivos sobre dívidas, finanças e planejamento financeiro diretamente no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente:

Avatar

Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!