fbpx

>

>

Formas Práticas de Aumentar Score Serasa do Seu CPF

Formas Práticas de Aumentar Score Serasa do Seu CPF

Score, em tradução para o português, quer dizer “pontuação”. É isso mesmo, seu Serasa Score é sua pontuação no Serasa, uma avaliação que diz como você é como pagador.

Quanto mais alto o score, melhor pagador você é e vice-versa. Ter um Serasa Score baixo pode impedir, entre outras coisas, que você conquiste um limite maior no cartão de crédito, por exemplo.

Vem com a gente que, neste post, vamos contar mais sobre a pontuação no Serasa e como aumentar o Score do seu CPF mais rápido!

Como consultar Score do CPF na Serasa?

É super simples consultar o seu Score: basta acessar o site do Serasa, clicar em “Consultar agora grátis” e se cadastrar. 

Para isso, você deve informar:

  • seu CPF, 
  • nome completo, 
  • data de nascimento e 
  • e-mail.

É no e-mail informado que você receberá uma mensagem do Serasa para confirmar o cadastro e, a partir de daí, pode retornar ao site para conferir a situação da pontuação do seu CPF.

É importante saber que sua pontuação pode mudar ao longo do tempo, e é seu comportamento como pagador que vai determinar uma melhora ou piora. Em todo caso, você e empresas com as quais você busca fazer negócio podem fazer uma consulta ao Score Serasa.

Como aumentar o Score em menos dias?

Agora que você já sabe como aumentar seu Score Serasa e porque se preocupar com isso, vamos a dicas que você pode seguir para alcançar esse objetivo.

Em geral, você deve prestar atenção nesses pontos:

  • Limpe seu nome caso tenha alguma dívida gerando negativação;
  • Tenha contas no seu nome sendo pagas em dia;
  • Tenha apenas um ou poucos cartões de crédito;
  • Mantenha seus dados atualizados nos lugares que tem conta;
  • Acompanhe seu Cadastro Positivo.

Veja mais detalhes de como fazer isso abaixo:

1. Limpe seu nome

A pontuação no Serasa é também conhecida como pontuação de crédito. Quem está com o nome sujo por inadimplência tem score baixo. Consequentemente, tem dificuldades para conseguir qualquer tipo de crédito em bancos e instituições financeiras.

Confira nosso Guia Completo para negociar dívidas:

guia-completo-negociação-de-dívida

Por isso, negocie dívidas antigas e pague o que deve ao invés de esperar a dívida caducar.

Uma dívida caduca após completar cinco anos, o que faz com que o nome de quem deve saia da lista do SPC/Serasa. A verdade é que, com isso, seu nome pode até ficar limpo, mas a dívida segue existindo e prejudica sua pontuação no Serasa.

2. Evite atrasar contas

Não é só a falta de dinheiro ou a falta de planejamento financeiro que levam alguém a atrasar o pagamento de contas. Às vezes, o atraso no pagamento se dá por puro esquecimento.

Em todo caso, seja qual for o motivo por trás dessa situação em sua vida, tente se organizar ao máximo para evitar atrasos em pagamentos porque eles jogam sua pontuação para baixo.

Não tem contas em seu nome? Passe a ter 

Se é alguém da sua família quem paga as contas de casa, converse para que alguma seja transferida para seu nome: água, energia elétrica, telefone ou internet, por exemplo.

Para tanto, lembre-se de buscar um acordo para que a conta que estiver em seu nome seja paga em dia.

Ter contas em seu nome ajuda a criar um histórico de pagador no Serasa Score e, mais importante, criar um histórico positivo que lhe garanta pontuação elevada.

3. Não peça limites altos no cartão de crédito

Já passou pela sua mente que ter um limite alto no cartão de crédito é sinal de sucesso? Cuidado, essa ideia pode ser perigosa.

Limites altos influenciam gastos altos que, por sua vez, podem levar a dívidas e, como você já sabe, as dívidas derrubam sua pontuação no Serasa Score. Assim, solicite limites condizentes com sua renda para manter sua reputação positiva.

4. Tenha poucos cartões de crédito

Você certamente pode ter mais de um cartão, mas evite tê-los em excesso para não derrubar o score.

Quando uma instituição consultar seu Serasa Score para saber se pode lhe conceder crédito, sua pontuação cai porque a consulta é entendida como sinal de que você está em busca de (mais) uma fonte de crédito. Algo que não é visto de forma positiva.

Se você já possui muitos, analise quais te fornecem melhores condições e cancele aqueles que têm pouco uso.

5. Evite pegar empréstimos

Na ansiedade de fazer logo uma compra, há quem prefira pegar um empréstimo a se dedicar a poupar ou organizar as finanças para conquistar o objetivo um tempo depois. Evite ser essa pessoa.

Em outras palavras, se você não precisa realmente, não pegue um empréstimo porque eles derrubam sua pontuação no Serasa Score.

6. Mantenha seus dados atualizados

Para o Serasa Score é importante que seus dados no sistema estejam sempre atualizados. Então, atenção para manter suas informações pessoais ― idade, endereço e telefone ― atualizadas sempre que mudanças acontecerem.

Uma outra razão importante para manter os dados atualizados, e acompanhar a pontuação do seu CPF, é que várias pessoas ficam negativadas ou com score baixo devido a golpes financeiros que, muitas vezes, nem sabe que sofreram.

7. Mantenha um bom Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados que funciona como um currículo de seu histórico de pagador, criado em 2011. Rastreando seus bons hábitos, o Cadastro pode colocar você automaticamente na lista de bons pagadores, aumentando seu Score Serasa.

No “currículo de seu histórico de pagamentos”, seus hábitos positivos contam a seu favor e, consequentemente, podem ajudar a aumentar seu Serasa Score.

Como consequência, você passa a ter melhores chances de conseguir aprovação de crédito. Além disso, a pontuação alta pode ajudar você a conseguir ofertas personalizadas e com juros menores nos serviços contratados.

Como funciona o score da Serasa?

Está se perguntando para que serve e como funciona o Serasa Score? Vamos começar a entender isso com um exemplo prático.

Se o irmão do seu vizinho bater à sua porta e pedir dinheiro emprestado, pode ser que você deseje ter o máximo de informação possível para confiar que esse quase desconhecido vai, em um futuro não muito distante, pagar a dívida.

Quando você chega a uma instituição financeira para pedir um empréstimo ou qualquer outro tipo de crédito, é quase como o irmão do seu vizinho. Ou seja: alguém que a empresa não conhece bem. Por isso, informações são buscadas para saber mais sobre você.

Em outras palavras, a pontuação na Serasa é uma forma de avaliar se você é ou não um bom pagador e se é seguro emprestar dinheiro a você ― algo que vale também para outros serviços de concessão de crédito.

O que o Score Serasa leva em consideração?

O Serasa Score é uma ferramenta utilizada em mais de 100 países.

Existe um ranking que vai de 0 a 1000 pontos, no qual todas as pessoas com um CPF ativo se encontram. Como já dito, quanto mais elevada a pontuação, melhor é a sua reputação como pagador e menores são as chances de você se endividar.

Para esse ranking, o Serasa Score considera fatores como:

  • a pontualidade no pagamento de contas, 
  • o histórico de contas negativadas e 
  • a procura por crédito no mercado. 

Ou seja: se você tem o hábito de abrir conta em vários bancos, mesmo que não as use com frequência e esteja com tudo em dia, você terá o Score prejudicado!

A ferramenta também avalia se você já teve o nome sujo e indica quais são as empresas com as quais mais se relaciona.

Com base nessas informações, uma pontuação é dada e pode ser avaliada da seguinte forma:

  • até 300 pontos: consumidor de alto risco, sendo entendido como alguém que tem o risco alto de se tornar inadimplente;
  • entre 300 e 700 pontos: consumidor de risco moderado;
  • acima de 700 pontos: consumidor de baixo risco, sendo entendido como alguém que as empresas não devem ter problemas.

Quanto de Score é bom?

Um Score de crédito considerado bom deve estar acima de 700 pontos. Entre 700 e 1000 a possibilidade de ter acesso a melhores taxas de juros e limites de crédito, nessa faixa, são maiores!

Informação importante

Um esclarecimento que precisa ser feito é que ter um Serasa Score alto não é realidade apenas de quem ganha muito dinheiro. Ao Serasa Score não importa se você ganha muito ou pouco e, sim, se você paga suas contas em dia e evita empréstimos.

Assim sendo, você não precisa desesperar para conseguir um salário maior para começar a cuidar da sua pontuação. E com o Cadastro Positivo ― do qual falaremos adiante ― você pode aumentar seu score mesmo se não puder comprovar renda.

Por que pensar na sua pontuação é importante?

Se até chegar a este post você não tinha ouvido falar em Serasa Score pode ser sinal de que sua situação como pagador vai de moderada a boa, mas isso não é regra.

Seja como for, se você nunca se preocupou com sua pontuação no Serasa, temos motivos para que você comece a fazê-lo e saiba que quanto antes você descobrir como aumentar seu Score Serasa, melhor.

O Score Serasa não aumenta “de repente”

A seguir, vamos falar sobre como conseguir financiamentos e empréstimos, assim como aumentar o limite no seu cartão de crédito, dependem de ter um Serasa Score alto.

Antes disso, porém, vamos destacar uma informação importante: as suas informações são atualizadas com frequência, mas isso não significa que sua pontuação vai subir rapidamente.

Assim, se de repente você precisar de um financiamento ou quiser um aumento de crédito por algum motivo pessoal, provavelmente não vai conseguir se já não estiver trabalhando por um score alto há mais tempo.

Atenção: existem golpistas que prometem aumentar seu score no Serasa rapidamente se você pagar por isso, mas essa possibilidade não existe!

À medida que você melhora suas práticas, sua pontuação melhora gradativamente. Por isso, siga atentamente com a leitura para entender melhor por que e como aumentar seu Serasa Score.

Score baixo dificulta financiamentos e empréstimos

O melhor dos cenários é aquele em que todos nós conseguimos nos planejar financeiramente para manter pagamentos em dia e evitar dívidas. No mundo real, esse cenário nem sempre é dos mais fáceis de se alcançar.

Com isso, pode ser que você passe por situações que joguem seu Serasa Score lá em baixo, o que pode impedir que você consiga um financiamento ou um empréstimo.

Imagine que você deseje financiar a compra de um veículo que pretende usar para o trabalho ou até uma casa própria para sair do aluguel. Mas, na hora de buscar um financiamento, você descobre que não vai consegui-lo a menos que aumente sua pontuação no Serasa.

O mesmo pode acontecer caso você precise fazer um empréstimo. Se você vai a um banco em busca de dinheiro para quitar uma dívida, por exemplo, pode ver sua situação se complicar em razão de um histórico de mau pagador.

Score baixo impede que você tenha limite maior no cartão

Em nosso blog, temos um post que ajuda a você entender se vale a pena ter um cartão de crédito no qual apresentamos as vantagens, desvantagens e cuidados que você precisa com esse meio de pagamento.

Uma das principais vantagens é a possibilidade de parcelar compras de bens de valor mais elevado pagando pouco por vez, de forma a evitar dívidas.

Com disciplina, isso pode funcionar tão bem que é comum o desejo de ter um limite maior no cartão de crédito para comprar mais a cada mês ― algo que você só deve fazer com um bom planejamento financeiro.

Acontece, porém, que não adianta querer um limite para o banco lhe conceder esse limite maior. Sua pontuação no Serasa precisa estar alta para que a instituição entenda que pode aumentar o limite do seu cartão sem riscos.

Manter o Serasa Score alto pode ser um desafio, mas é possível com organização financeira e comprometimento para evitar hábitos que derrubam a sua pontuação.

Quer dicas para evitar sujar seu nome e aumentar sua pontuação no Serasa? Cadastre-se gratuitamente e receba dicas práticas:

    Tags relacionadas

    Larissa Reis

    Deixa que eu escrevo! Como jornalista, sempre acreditei no poder da comunicação bem feita para compartilhar informações relevantes, e é para isso que produzo conteúdo!
    ilustração de envelope com 1 notificação

    Participe do Clube do Corre

    E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

      Compartilhe

      Share on facebook
      Share on whatsapp
      Share on email
      Share on linkedin
      Share on twitter
      Share on pinterest

      Você pode gostar também

      Uma resposta

      Queremos saber o que você achou

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *