Pago Quando Puder
Apps de gestão financeira

14 melhores aplicativos de gestão financeira

Um bom começo para conquistar o seu controle financeiro é acompanhar os seus gastos e entender exatamente para onde o seu dinheiro está indo.

Por isso nós separamos todos os melhores aplicativos de controle financeiro — gratuitos, pagos, em português, em inglês, para android, para ios… — para que você escolha a melhor opção.

1. Mobills

O Mobills é um aplicativo de gestão financeira bem simples e prático. Talvez esse seja o motivo pelo qual ele seja o app da categoria mais bem avaliado pelos usuários na Google Play.

É possível controlar os gastos com o cartão de crédito, criar metas e orçamentos, além de fazer uma sincronização de dados para que você acesse as informações onde quiser. 

O aplicativo também te envia lembretes por e-mail avisando sobre as contas a vencer e permite separar as suas despesas por categoria. 

Assim você visualiza de maneira mais prática onde está gastando mais dinheiro. 

2. GuiaBolso

Um dos diferenciais do Guia Bolso é que ele pode ser usado para gerenciar contas pessoais e empresariais. 

É um dos aplicativos financeiros mais baixados no Brasil e já conta com mais de três milhões usuários

O sistema de segurança do Guia é comparado ao mesmo utilizado pelos bancos. Por isso, ele permite uma conexão com a sua conta bancária fazendo uma sincronização de dados. 

Uma funcionalidade interessante é o aviso que é emitido quando há altos gastos. Ou seja: se você gastar demais o app vai te avisar. O intuito é que o usuário tenha uma relação saudável com o dinheiro e gaste de forma consciente e equilibrada. 

3. Organizze

Um dos grandes diferenciais do Organizze é que o usuário não precisa de conexão com a internet para utilizar o app, o que pode ser um excelente opção. 

É considerado um dos aplicativos mais fáceis de usar, com uma interface intuitiva, onde você pode gerenciar poupança, conta corrente, investimentos e cartão de crédito.

São oferecidos dois tipos de conta, gratuita ou Premium. Na conta Premium, você pode conciliar mais de uma conta e cartão. A assinatura mensal custa R$ 7,99 e anual é vendida por R$ 79,90. 

4. Toshl Finance

O grande barato desse aplicativo é que ele trabalha visando seus gastos futuros. A medida que você vai alimentando o app com informações sobre as suas despesas, ele cria gráficos com os seus hábitos. 

Com isso, o Toshl prevê tendências da sua situação financeira nos próximos meses com base no seu comportamento. 

Ele emite lembretes com as contas que estão próximas a vencer e cria gráficos que permitem saber onde você está gastando mais. Todas as despesas são cadastradas no app por categoria, e você estabelece um orçamento que pode ser gasto com cada item. 

5. Finance

O Finance é o aplicativo mais completo para fazer a gestão financeira. Mas para quem está começando agora, ele pode parecer um pouco complexo. 

Contas correntes, poupanças e cartão de crédito podem ser gerenciados com ele, que também oferece o controle das contas a pagar e a receber, através de duas versões: a paga e a gratuita, cujo maior diferencial são os anúncios.

6. Wisecash

É um app totalmente gratuito e mantido por doações. Cada usuário pode entrar no site do aplicativo e fazer a sua contribuição para garantir que ele continue no ar.

O Wisecash permite o registro de todas as receitas e despesas, classificadas em grupos: dinheiro, cartão de crédito, poupança e conta corrente

A tela inicial apresenta as informações mais importantes que você precisa para o seu controle financeiro: o quanto você tinha, o quanto gastou, o quanto ganhou e quanto dinheiro sobrou após pagar as contas. 

7. Orçamento diário

Disponível apenas para usuários de Iphone, o Orçamento Diário não tem conexão com contas de banco — o que alguns usuários podem considerar mais seguro.

Ele faz o cálculo de orçamento diário, o planejamento e a economia que você precisa fazer para realizar grandes despesas, como uma viagem ou comprar um carro. 

Além disso os gastos são cadastrados por categoria e você pode criar uma lista de desejos e especificar tudo o que você quer fazer ou comprar com o seu dinheiro. 

8. Orçamento fácil

O Orçamento Fácil é um app muito completo!

As despesas podem ser separadas em categorias e você pode gerar um histórico de gastos com comparativos para entender o seu padrão de compra. 

Ele também permite o cadastro das faturas dos cartões de crédito e cadastrar carro/moto e os seus gastos com gasolina

Outra opção desse aplicativo é que ele oferece um calendário onde é possível visualizar os gastos por dia, além de ver os gastos previstos para os próximos dias. E, como um bônus, você pode exportar seus dados e informações para arquivos em PDF e excel. 

9. Monefy

O Monefy, apesar de ser um aplicativo em inglês, é ideal para quem possui conta conjunta. Isso porque o app permite sincronizar contas de aparelhos diferentes, facilitando a vida dos casais.

Aqui também todas as despesas são separadas por categorias, e ele oferece gráficos sobre os seus gastos que podem ser exportados.

10. CoinKeeper

O CoinKeeper também é um aplicativo em inglês, mas com diferenciais bem interessantes.

O principal deles é que você consegue monitorar o seu orçamento em períodos específicos: diariamente, semanal, mensal, trimestral, semestral e anual. Assim pessoas com rotinas financeiras diferentes — que recebem quinzenalmente, por exemplo — podem fazer um controle mais claro de suas contas.

Além disso, as despesas são cadastradas em categorias e você também pode definir subcategorias para elas.

11. Money Lover

Se você quer fazer um planejamento financeiro familiar, o Money Lover é aplicativo mais indicado. 

Ele permite o compartilhamento de informações, para que todos os membros da família tenham acesso aos dados. Você pode criar e gerenciar o seu orçamento, além de receber notificações quando atingir o limite estabelecido. 

O modo viagem é outro diferencial, permitindo que você organize suas contas para um período específico, além de estabelecer limites de gastos.

12. Jimbo

O Jimbo é um aplicativo diferente, e um dos motivos é que ele foi desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos.

Além de dicas financeiras, ele oferece gráficos mensais e resumo das suas despesas por categoria. 

Porém a função mais legal do app é a “Monitorar Sonho”. Nela você cadastra um desejo de consumo e o aplicativo monitora o quanto você está economizando para alcançar esse sonho.

13. Splitwise

Se você mora em uma república e precisa dividir os gastos com os amigos, este app é ideal para o que você precisa. Justamente porque o Splitwise foi desenvolvido com a proposta de auxiliar na divisão de despesas de um determinado grupo

Após fazer o download, é só criar a conta, convidar os amigos ou familiares e estabelecer quais contas pagar e quem é responsável por esse pagamento. 

E além da possibilidade de exportar os dados, ao final de cada mês todos os usuários cadastrados naquele grupo recebem um relatório com o histórico daquele período.

14. Google Sheets

Para que você não tenha desculpas para não monitorar os seus gastos nós também colocamos na lista a boa e velha planilha, porém com um diferencial: ela é online!

No Google Sheets você pode, assim como no Excel, personalizar 100% do seu controle, organizando por mês, criando categorias com diferentes cores e avaliando o uso do seu dinheiro através de gráficos.

Não existe um padrão ou fórmula ideal para criar a sua planilha, o importante é que você consiga descrever todas as receitas e despesas nela. E na internet é possível encontrar diversos modelos diferentes e prontos para usar. 

Lais Bolina

Apaixonada por Marketing Digital, aprendeu a lidar com dinheiro na marra, quando começou a se bancar sozinha aos 21.

Comentários

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!