fbpx
Pago Quando Puder
app-caixa-tem

App Caixa Tem: Como Usar? Como resolver os problemas?

Um aplicativo que tem sido muito baixado nas últimas semanas por milhares de brasileiros é o Caixa Tem. O app da Caixa Econômica Federal é a ferramenta para os trabalhadores movimentarem o auxílio emergencial, benefício de R$ 600 liberado pelo Governo Federal devido à crise causada pela COVID-19.

Ressaltamos, de início, que até a vinda do coronavírus o app tinha várias funções além de consultas e transações com o auxílio emergencial. Porém, desde que o governo aprovou a medida, o app passou por uma reformulação com o objetivo de facilitar as operações voltadas ao benefício.

Foi uma solução para deixar o aplicativo mais leve e objetivo para os trabalhadores e, por enquanto, funções como consulta ao PIS, seguro-desemprego, e outras que veremos adiante, não estão disponíveis. Continue para conferir quando e como usar o Caixa Tem!

Quais são as funcionalidades do app Caixa Tem?

Na primeira versão do Caixa Tem, os cidadãos podiam consultar os benefícios e programas sociais como o Bolsa Família, e as informações voltadas ao trabalhador, como o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço); do Abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) e o seguro-desemprego.

planilha-de-planejamento-financeiro

Na nova versão, mais compacta, os trabalhadores podem consultar o auxílio emergencial — após aprovados para receber o benefício, que precisa de inscrição prévia. Dá para fazer transferências de até R$ 600 para outros bancos, das 7h às 21h, e mais operações:

  • realizar pagamentos de contas, como água, luz e telefone (somente contas de consumo básico);
  • gerar o cartão de débito virtual para fazer compras online com o saldo do auxílio;
  • consultar o código de autorização para sacar o dinheiro na Casa Lotérica ou em caixas eletrônicos da Caixa;
  • verificar em qual data você receberá a próxima parcela;
  • consultar o extrato de todas as movimentações.

Para saques, é preciso gerar o código pelo app e observar o seguinte calendário:

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro;
  • 28 de abril – nascidos em março e abril;
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho; 
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto;
  • 04 de maio – nascidos em setembro e outubro; 
  • 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro. 

Cada um dos recursos do Caixa Tem é exibido logo na tela inicial do app, como você verá na imagem seguir, e para acessar cada funcionalidade basta clicar em cima da opção que deseja. Outra ferramenta que torna o app mais acessível é o comando por voz.

app-caixa-tem

O usuário pode realizar as transações que vimos acima com a ajuda da orientação por áudio. Esse é mais um recurso que garante ao app uma interface humanizada para atender ao vários perfis de usuários e suas respectivas necessidades.

O acesso ao app, neste momento, é exclusivo aos beneficiários do auxílio emergencial. Após isso, as demais funcionalidades voltarão a integrar o sistema e, caso ainda não tenha o app, você poderá baixá-lo para consultar outros benefícios.

Como se cadastrar no Caixa Tem?

O Caixa Tem está disponível para Android e IOS, e o cadastramento não exige muita burocracia. Você acessa a loja de aplicativos do seu celular, baixa o app e faz um cadastro rápido com o seu CPF e uma senha de seis dígitos, que você deve criar na hora.

Para utilizar os serviços, é necessário cadastrar o número do seu celular. Em seguida, será enviado um código para confirmar sua identidade e o app estará pronto para realizar as transações.

Vale ressaltar que somente os trabalhadores cujo auxílio emergencial foi aprovado terão acesso ao app nesse momento. Para saber se o benefício foi autorizado, acompanhe sua situação pelo app Caixa Auxílio Emergencial. Somente após isso é que você passa a usar o Caixa Tem.

Principais problemas do Caixa Tem e como resolvê-los

O app é bem simples e intuitivo, pois tudo é feito como se fosse um bate-papo. Ao clicar em uma das funções, o assistente virtual pergunta o que você deseja fazer e orienta em todas as etapas. 

Porém, a interface do app não é problema para os usuários e, sim, o acesso às suas funções. Isso porque, o aplicativo tem gerado congestionamentos e muita lentidão em decorrência do grande número de pessoas usando-o simultaneamente.

A orientação oficial da instituição é: apenas quem tem certeza de que o auxílio foi aprovado, e que não tenha conta Poupança na Caixa, baixe o app. Pois  muitos usuários acessam o aplicativo apenas para consultar a liberação do dinheiro, sem ser aprovado ainda. 

Dicas de como utilizar o app

É uma realidade triste, mas mesmo com todos os desafios que temos enfrentado há muitos golpistas que se aproveitam das pessoas. Por isso, atente-se para não baixar app de terceiros (que não sejam o próprio da Caixa) para movimentar seu auxílio emergencial. Além disso:

  • tente utilizar o aplicativo em horários de menor movimentação online, como na parte da manhã ou mais à noite (caso não realize transferências, pois esse recurso só funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h);
  • ao constatar que tem a fila de espera, não bloqueie a tela e nem saia do app, pois o ciclo será reiniciado;
  • envie os comprovantes das movimentações para o seu e-mail ou salve uma cópia no celular;
  • quando pagar contas, aproveite o leitor de código de barras e evite digitar os números, pois o processo é reiniciado caso você cometa algum erro de preenchimento;
  • ative o modo escuro para descansar as vistas enquanto realiza as movimentações;
  • ao sacar o dinheiro, deixe para gerar o código quando já estiver perto da lotérica, pois ele expira em apenas duas horas;
  • se você não é beneficiário do auxílio emergencial, mas quer ter o app para consultar seus benefícios como trabalhador, aguarde três meses para baixar a ferramenta e usufruir dos demais recursos.

Por fim, vale ressaltar que a partir do dia 5 de maio todos os usuários já poderão sacar o benefício nas casas lotéricas mediante a geração do código no app. Você pode conferir o passo a passo de como sacar o dinheiro. Em casos de dúvidas ao utilizar o Caixa Tem, o cidadão poderá ligar para os seguintes números:

  1. 0800-726-0104 para residentes em capitais;
  2. 3004-1104 para demais regiões metropolitanas; 
  3. 0800-726-2492 para pessoas com deficiência auditiva.

Se você gostou das dicas que demos aqui sobre como usar o app Caixa Tem, segue a gente no Instagram! Tem váaarias dicas legais (memes divertidos) por lá:

Avatar

Aline Oliveira

Jornalista formada pelo UniBH, com especialização em Marketing Digital. Adora conversar sobre economia, finanças, investimentos, empreendedorismo e carreira.

Deixe aqui o seu comentário

Dá aquele like!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Pago Quando Puder!

Receba as novidades!