fbpx

>

>

Os 4 principais aplicativos de carona: vantagens e desvantagens

Os 4 principais aplicativos de carona: vantagens e desvantagens

Tempo de leitura: 5 minutos

Com a gasolina a preço de ouro e o avanço da vacinação contra a Covid-19, muitos brasileiros estão optando pelos aplicativos de carona para se transportar por aí. 

Seja como motorista, seja como passageiro, compartilhar a viagem com alguém que vai fazer o mesmo trajeto é uma excelente forma de economizar, reduzir o trânsito e ainda ajudar o meio ambiente.

Geralmente, o serviço é gratuito e o objetivo não é o lucro. Diferente do que acontece nos apps de corrida, a ideia é dividir os custos da viagem com pessoas que precisam fazer o mesmo percurso.

Neste conteúdo, queremos te apresentar as vantagens e desvantagens de alguns dos principais aplicativos de carona para que você possa fazer as suas viagens com segurança, economia e conforto. Bora?

1. Blablacar (Nota 7.4/10 no Reclame Aqui)

aplicativo de carona blablacar

A Blablacar é um app de caronas de viagens entre cidades criado na França, mas que está no Brasil desde 2015. O seu funcionamento é bem simples: quem quer oferecer a carona cadastra o trajeto, quantos passageiros quer levar e o horário, e a plataforma sugere o valor que cada um vai precisar pagar para compartilhar as despesas. Já quem precisa da carona pode usar os filtros para escolher a opção que desejar.

Vantagens

Para oferecer mais segurança, a Blablacar verifica documentações e perfis, além de permitir que os usuários troquem avaliações. Inclusive, mulheres podem aproveitar o filtro “Só Para Elas” se quiserem fazer uma viagem exclusivamente feminina.

Também é possível cadastrar preferências e indicar, por exemplo, se gosta de conversar, aceita viajar com fumantes, pets ou até se quer ouvir música durante o trajeto. Outro ponto positivo é que o serviço pode ser consumido pelo site ou pelo mobile (Android e iOS).

Desvantagens

Um motorista pode dar carona para até 4 pessoas, mas a empresa não tem como garantir que o espaço do carro será suficiente para abrigar todo mundo (e suas malas) confortavelmente, e isso pode ser um problema. Especialmente, em viagens longas.

Outra dificuldade relatada por muitos passageiros são os cancelamentos em cima da hora. Além disso, o passageiro precisa ter dinheiro trocado para pagar o motorista no final da viagem.

2. Waze Carpool (Sem nota no Reclame Aqui)

aplicativo de carona waze carpool

O Waze Carpool, serviço de carona do app de deslocamento Waze, é voltado para trajetos dentro da cidade. O seu funcionamento é bem semelhante ao da Blablacar: os usuários precisam fazer o cadastro no aplicativo (disponível para Android e iOS) e a plataforma conecta pessoas com trajetos parecidos, além de informar o preço sugerido para a carona. 

Vantagens

Uma das funcionalidades do app permite que as empresas cadastrem os funcionários para combinar carona entre eles, além de facilitar o estacionamento e evitar o trânsito. Para otimizar a comunicação, é possível criar grupos com pessoas que possuem destinos e horários comuns ou entre usuários que compartilham carona frequentemente.

Quando o assunto é segurança, o aplicativo também se mostra eficiente. Os usuários podem ter acesso às redes sociais, avaliações e, em caso de problemas, conseguem denunciar e bloquear pessoas.

Desvantagens

Quem não tem cartão de crédito vai ter dificuldade para utilizar o Waze Carpool. O pagamento é realizado automaticamente no final da viagem por meio de cartão de crédito. O app recebe o dinheiro de todas as viagens e repassa o valor aos motoristas uma vez ao mês, o que pode ser um problema para quem está com pressa para dividir a conta. 

Outra questão que pode gerar incômodos é a obrigatoriedade de ter uma conta no Google Pay para adicionar o cartão de crédito.

3. Buser (Nota 8.2/10 no Reclame Aqui)

Buser Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

Apesar de não estar exatamente na lista dos aplicativos de carona, a Buser segue uma lógica parecida e pode ser muito útil para quem quer economizar em viagens intermunicipais. A plataforma, que nasceu em 2017, conecta empresas de ônibus com grupos de pessoas que estão viajando para o mesmo lugar e isso faz com que a passagem possa ser comprada com até 60% de desconto.

Vantagens

Além de ser mais barato, o valor da passagem inclui seguro de vida e a empresa oferece água mineral, Wi-Fi e tomadas dentro do veículo. O serviço é seguro e é possível fazer cancelamentos e solicitar reembolsos.

Desvantagens

A Buser não opera dentro das rodoviárias. Isso pode representar mais tempo de deslocamento e dinheiro  para usuários que moram longe dos pontos de embarque e desembarque escolhidos pelo app. Além disso, não dá para escolher o assento no momento da reserva — a escolha é feita por ordem de chegada. 

4. Uber Juntos (Sem nota no Reclame Aqui)

Uber Juntos - Como Uber Juntos funciona? | Uber

A Uber oferece um serviço de carona com valores melhores do que uma corrida convencional. Por meio do app (disponível para Android e iOS), o passageiro pode escolher dividir a viagem com outras pessoas que vão fazer o mesmo trajeto. O serviço foi desativado em 2020 por conta da pandemia, mas a empresa afirma que a alternativa vai voltar em breve.

Vantagens 

É possível pagar a corrida da Uber Juntos com vários métodos, como dinheiro, cartão de crédito e débito, PayPal e cartões vale-presente. Outro ponto positivo é que o app é muito utilizado no Brasil e a maioria das pessoas já está familiarizada com ele.

Desvantagens

Ao contrário do que acontece em uma corrida tradicional, é provável que o passageiro tenha que andar a pé até o ponto estabelecido pelo app. Além disso, o tempo de espera para o início da viagem costuma ser longo.

Como escolher o aplicativo de carona ideal?

Todos os aplicativos de carona que citamos possuem uma boa interface, são fáceis de usar e costumam oferecer preços mais competitivos do que os apps de corrida e outros tipos de transporte. Sendo assim, é natural que você fique em dúvida sobre qual deles deve escolher.

Confira as dicas que separamos para você: 

  • observe os métodos de pagamento aceitos pelo app  — se você não gosta de andar com dinheiro no bolso, por exemplo, usar o Blablacar pode ser um problema;
  • analise o tipo de carona que quer ter ou oferecer — existem plataformas que são voltadas para viagens intermunicipais e outras focam em trajetos diários;
  • pense em quais confortos você gostaria de ter e verifique se o app consegue oferecê-los;
  • faça simulações com os seus apps favoritos para ver qual oferece o melhor preço.

E aí? Achou que os aplicativos de carona são uma boa ideia pra te ajudar a dar aquela economizada?

A maioria dos brasileiros está passando por vários perrengues para fazer o salário durar até o final do mês. Se você faz parte desse grupo, que tal participar da maior comunidade de especialistas em perrengues financeiros do Brasil? Faça parte do Clube do Corre e receba conteúdos incríveis no seu e-mail — é gratuito, viu?

Tags relacionadas

Carol de Assis

Mãe e redatora freelancer, aprendeu (depois de vários apertos) a importância de administrar bem o dinheiro e ter uma reserva financeira.
ilustração de envelope com 1 notificação

Participe do Clube do Corre

E receba lembretes semanais sobre tudo o que impacta o seu bolso! É de graça:

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no whatsapp
    Compartilhar no email
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no pinterest

    Você pode gostar também

    Queremos saber o que você achou!

    Deixe aqui seu comentário.